A grande maioria das empresas possuem um objetivo em comum: aumentar suas vendas. E aprender como vender pelo Facebook é uma das estratégias que tem ganhado cada vez mais adeptos. A rede social tem bilhões de usuários espalhados pelo mundo, sendo a mais utilizada no Brasil hoje. Ou seja, um prato cheio para as empresas que desejam expandir seu negócio digitalmente. 

Se você quer ter mais presença online e aumentar suas vendas por meio da internet, utilizar o Facebook como ferramenta para impulsionar o seu negócio é fundamental. Vamos conhecer mais?

Quais as melhores dicas de como vender pelo Facebook?

Veja abaixo 5 dicas infalíveis sobre como vender pelo Facebook e engajar seus clientes!

1 – Conheça seu público

É importante entender para quem você quer falar, e o que essas pessoas esperam ouvir de você. Conhecendo melhor seus interesses, fica mais fácil direcionar o tipo de conteúdo que deve ser gerado, e qual a melhor forma de interação com ele.

Além das informações mais básicas, como: sexo, faixa etária, localização; existem uma série de informações que vão te dar uma ideia mais precisa sobre seu público-alvo. 

Entendendo melhor seus gostos pessoais, como por exemplo: qual seu tipo de música preferida, se gosta de esportes, livros, qual sua visão de mundo, quais seus hobbies, entre outros, você consegue produzir um conteúdo mais focado, que vai provocar seu interesse e a partir daí gerar engajamento em relação à sua marca e seus produtos. 

2 – Mantenha a frequência das postagens

Se você quer ter relevância para o seu público, e vender mais como consequência, é preciso ter disciplina e gerar conteúdo de qualidade com frequência.

Não há uma regra geral sobre qual a frequência correta, isso vai depender de algumas variáveis, como o tipo de produto ou serviço, estrutura da empresa, e pode ser definido a partir do acompanhamento de como seu público se comporta na rede social.

Mas, é muito importante seguir uma estratégia que alimente seu público de forma constante, para que sua marca seja sempre lembrada na mente do seu público de interesse. 

E, para isso, é importante montar um calendário de postagens com antecedência e pensar nos tipos de conteúdo que serão divulgados. É interessante não focar apenas em postagens que tem a venda do produto como foco principal, mas trabalhar com conteúdos com contextos diferentes, focados em relacionamento, humor, variedades.

Isso ajuda seu público a se sentir mais próximo da sua marca e não ter aquela sensação de que a empresa está “forçando a barra” para que você compre seus produtos. A relação deve ser leve, qualquer pressão nesse sentido pode afugentar seu cliente. 

3 – Aposte na produção de vídeo

O conteúdo em vídeo tem ganhado cada vez mais espaço na rede, e não é por acaso. Os vídeos possuem maior alcance orgânico que conteúdos em texto ou imagem, e também possui mais engajamento entre os usuários.

Pesquisas indicam que pessoas que assistem vídeos sobre determinado produto ficam 2x mais propensas a efetivar a compra. Portanto, é uma estratégia essencial para vender mais.

É possível produzir vídeos com pouco ou nenhum orçamento. Hoje, a maioria dos smartphones possui qualidade de áudio e vídeo mais que suficientes para a publicação nas redes sociais. Ou seja, é possível ter um gasto muito baixo e um alto retorno. Mas, é preciso trabalhar bem sua estratégia de conteúdo para que seu resultado seja mais assertivo. 

Seu conteúdo deve ser capaz de captar a atenção do seu público, e para isso existem algumas orientações básicas: o vídeo deve ter como objetivo passar uma informação relevante para, e você deve conseguir fazer isso da forma mais resumida possível, pois vídeos longos não são indicados para o Facebook

Se você possui assuntos que precisam de um tempo maior de gravação, é melhor utilizar uma plataforma como o Youtube, por exemplo. Então, tenha foco em passar informação de qualidade, de forma bem direta. Outro detalhe importante é prestar atenção no enquadramento do vídeo, na iluminação do local e verificar se não há algum ruído externo que possa atrapalhar a gravação. 

4 – Anuncie

É verdade que a maior parte do seu conteúdo não deve ser focado diretamente em vendas, mas isso não significa que esse tipo de postagem não deva existir. É importante promover seus produtos e serviços para o público, mas é preciso fazer isso de forma estratégica. 

Uma boa média para a divisão do conteúdo, considerada como uma boa prática para divulgação nas redes sociais, é dividir o conteúdo em 80/20. 80 por cento do conteúdo informativo e de engajamento, e 20 por cento de conteúdo mais focado em venda e promoções. 

O Facebook possui vários recursos de segmentação que vão ajudar você a definir a melhor estratégia para seus anúncios e campanhas. Trabalhando nas características do perfil que o seu público possui, é possível levar seu conteúdo para quem está efetivamente interessado nele e finalmente converter a venda. 

5 – Estude as métricas

Uma das fases mais importantes para conseguir bons resultados nas vendas do seu produto ou serviço, é analisando – e reanalisando – todas as métricas possíveis. É necessário dispensar um tempo para entender como seu público está se comportando em relação ao seu conteúdo e definir possíveis mudanças na estratégia, caso seja necessário. 

E para que isso ocorra da melhor forma, não existe outra maneira: é preciso estudar os resultados de cada postagem, verificar o engajamento, interação, taxas de conversão, e fazer novos testes até encontrar a estratégia ideal.

E esse é um trabalho que precisa ser contínuo, pois o comportamento das pessoas sofre modificações constantemente, e você precisa estar preparado para se antecipar e oferecer as soluções que seu público precisa, antes mesmo que ele saiba. 

Como preparar a sua empresa para vender pelo Facebook?

A rede social tem uma série de recursos que são específicos para o mundo profissional. Para entender com mais detalhes sobre como sua empresa deve se preparar e conseguir utilizar os melhores recursos para vender pelo Facebook, acesse: Facebook para empresas: o que é e como funciona?

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀