Vender por mensagem nunca foi tão possível como nos dias atuais. A aproximação que as mensagens de texto já proporcionavam entre empresas e consumidores foi potencializada por aplicativos como o WhatsApp Business, Facebook Messenger e Telegram. Entretanto, como vender por chat?
A possibilidade de interagir com o público rapidamente por ele ter acesso aos seus conteúdos e ofertas na palma da mão, facilitou bastante esse processo.
Isso ajudou a fortalecer relacionamentos e, consequentemente, a gerar melhores negócios para quem investe nas mensagens como meio de atração e conversão de clientes.
Neste artigo, elencamos 4 boas práticas de como vender por chat. Confira a seguir!

Como vender por chat: 4 estratégias para sua empresa

1. Personalizar os envios ao máximo

Como as mensagens móveis são bastante diretas, nada mais justo do que tentar customizá-las aos perfis de seus usuários. Mas não basta apenas chamar o contato pelo nome, é preciso levar até ele um conteúdo ou uma oferta pela qual ele demonstrou um interesse.
Por isso, ao aprender como vender por chat é importante acompanhar o histórico de interações do público com sua empresa.
Por exemplo, se uma pessoa cadastrou seu número de telefone para receber mensagens com conteúdos e ofertas após baixar, no seu site, um e-book sobre “destinos alternativos para viagens”, então ela vai preferir receber mensagens sobre o tema viagens.
Além disso, outra maneira de personalizar os envios, e aproveitar o chat no marketing, é utilizando datas comemorativas para estabelecer uma interação com o cliente.
Os aniversários de seus contatos são ótimas oportunidades para mandar mensagens de felicitações ou algum presente, como descontos personalizados em sua loja.

2. Oferecer cupons promocionais exclusivos para vender por mensagem

Falando em descontos, os cupons promocionais são boas maneiras de como vender por chat.
Isso porque eles são bem práticos e simples de entender e utilizar.
Para isso, basta criar e vincular um código promocional a alguma oferta ou categoria de produtos em sua loja.
No entanto, é importante segurar um pouco esse tipo de estratégia. Uma frequência muito alta de envios de cupons pode viciar seus clientes em promoções, fazendo com que diminua o interesse nas compras pelos preços “normais”.
Sobre ser exclusivo, a ideia é promover as vantagens de que só quem assina sua lista (ou os “fãs” do seu chatbot) pode usufruir, fazendo com que aumente o interesse nas conversões de leads dentro dos chatbots.

3. Promover conteúdos interessantes

Mas nem toda comunicação interativa com os consumidores deve ter foco em vendas.
As pessoas não estão interessadas apenas em receber propagandas o tempo todo. Aliás, muitas promoções seguidamente enviadas podem irritar os clientes e transformar suas mensagens em Spam.
Para evitar isso e até melhorar seu relacionamento para atrair e fidelizar cliente com seus contatos, o ideal é compartilhar conteúdos relevantes e úteis com maior frequência.
Podem ser rápidas dicas, informações curtas ou até mesmo uma chamada para um novo post em seu blog.
Via chatbot, você pode enviar vídeos divertidos ou músicas relacionadas ao seu produto/serviço, além de fotos e outros conteúdos multimídia dentro dos apps de mensagem, com Facebook Messenger e Telegram.
O importante é agregar conhecimento e ajudar o cliente a tomar uma melhor decisão de compra — favorável ao seu negócio, claro.

4. Colocar uma chamada para a ação

Como as mensagens de texto, especialmente os torpedos, são curtas, é comum não sobrar muito espaço para vincular uma chamada para ação. Os famosos CTAs são fundamentais no processo de como vender por chat, porque são eles que indicam o que o contato deve fazer após ler o conteúdo.
A chamada pode conduzir para ações simples, como:

  • baixar um material;
  • acessar um post no blog;
  • ver ou comprar uma determinada oferta.

É bom que o CTA venha acompanhado de um link encurtado, para que o contato dê o próximo passo e siga com a ação desejada por você, dentro da ações de messenger marketing.
O uso do chatbot para o processo de vendas é importante, pois é o meio mais rápido e próximo de comunicação com o público.
As pessoas vivem conectadas em seus celulares e smartphones, o que possibilita taxas de visualização e de respostas mais ágeis, que qualquer outro canal de relacionamento.
Ao seguir nossas dicas de como vender por chat, você terá um contato mais rápido e mais qualificado com os consumidores. Assim, suas mensagens terão uma participação mais influente nos seus resultados de venda.
Take é uma empresa especializada em criar ferramentas de apoio às estratégias de comunicação na era digital, também com o objetivo de ajudar no processo de como vender por chat.
Com cases de chatbot, como Rock in Rio e Casas Bahia, a empresa tem know-how para criar soluções de comunicação automatizadas para empresas de variados setores.
A Take quer que você ofereça a melhor experiência aos seus clientes enquanto otimiza seus processos.Para isso, criamos chatbots que automatizam diferentes ações diárias da sua empresa.
Conheça nossos planos, descubra qual é a ideal para seu negócio e não perca a oportunidade de revolucionar a forma como a sua empresa se comunica com os seus clientes!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀