Já amplamente incorporada ao calendário do comércio brasileiro, a Black Friday pode ser considerada uma das datas mais esperadas do segundo semestre do varejo. 

Responsável pela movimentação de bilhões, a data é o início da temporada de compras do final do ano. Considerando as vendas em 2022, houve crescimento de 6,9% no varejo, enquanto o e-commerce registrou alta de 21,1%.

Em 2023, a previsão para a Black Friday é otimista. De acordo com estudo realizado pelo Mercado Globo:

  • pelo menos 50% dos brasileiros pretendem comprar algo durante o período de promoções;
  • 71% dos entrevistados declararam satisfação com experiências de compras omnichannel.

Ao longo deste texto, você aprenderá o que é a Black Friday, sua relevância no e-commerce e como a Blip pode te ajudar a faturar ainda mais nesta e nas próximas Black Friday’s.

Continue a leitura e saiba mais sobre como arrasar na data mais quente do varejo! 

O que é a Black Friday?

A Black Friday é uma data originalmente norte-americana, criada no século 19, e que recebeu esse nome por ser a sexta-feira que inaugura o período de compras voltadas para a comemoração do Natal. 

Acontece sempre no dia seguinte à celebração de Ação de Graças, nos Estados Unidos, ou seja, ocorre no dia seguinte à 4.ª quinta-feira do mês de novembro.

No Brasil, a campanha acontece desde 2010 e chegou discreta, mas foi conquistando lentamente seu espaço no calendário e nas finanças do consumidor brasileiro. 

Em 2018, a data atingiu seu recorde de vendas: segundo a consultoria Ebit Nielsen, a Black Friday 2018 somou mais de R$ 2,1 bilhões — somente por meio das vendas online! Essas cifras superam as de 2017, em 23%.

Black Friday e o e-commerce

O e-commerce já vem em uma crescente há alguns anos, mas, devido às condições de isolamento e distanciamento social, desde 2020 as vendas online despontam como os maiores canais de conversão

Um levantamento da Neotrust revela que, entre janeiro e março de 2021, as vendas online renderam um faturamento de R$35,2 bilhões, representando um aumento de 72,2% em relação ao primeiro trimestre de 2020.  

Mais que isso, ainda segundo o relatório da All in, os acessos às promoções da Black Friday via dispositivos móveis — smartphones e tablets — apresentam uma crescente que merece atenção das empresas: 61,1% das visitas foram feitas via mobile, competindo com 38,8% acessos por meio de dispositivos desktop. 

Essa informação reforça a premissa de estar onde seu cliente está. Mais do que nunca, o consumidor moderno busca facilidade, agilidade, autonomia e eficiência na hora de acessar produtos de interesse e concluir uma compra.

Durante a Black Friday, especificamente, quando as promoções se esgotam ou têm tempo de duração limitado, essa facilidade se torna uma necessidade.

Leia também: [Guia Completo] Inteligência Artificial: o que é, conceito e métodos de IA

Por que usar chatbots para Black Friday?

A utilização de atendimentos automatizados já é uma necessidade no mercado, independentemente do calendário de ações. Mas, considerando o alto volume de atendimentos, pedidos, dúvidas, acessos e envio de produtos durante a Black Friday, contar com um chatbot nesta data já é um verdadeiro divisor de águas para muitas empresas

Usar um chatbot na sua campanha de Black Friday confere autonomia tanto para o cliente quanto para a empresa, veja só o porquê:

  • Para o cliente, poder se atendido a qualquer momento é uma grande comodidade, já que o chatbot funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Dessa forma, o cliente ganha um canal eficiente para tirar suas dúvidas a qualquer momento, da palma da sua mão.
  • Já para a empresa, contar com uma solução de atendimento automatizado a ajuda a alavancar as vendas, automatizar consultorias, acompanhamento de pedidos e muito mais. Ou seja, um chatbot se torna essencial para o sucesso da sexta-feira mais badalada do comércio. 

Confira dicas incríveis de campanhas de marketing que podem transformar a Black Friday de sua empresa. Dá o play!

Quais os benefícios de usar um chatbot da Blip na Black Friday?

Agora que você já sabe como é importante usar um chatbot nesta data, que tal conferir as vantagens de desenvolver seu chatbot para a Black Friday na plataforma Blip?

Estar presente no canal que o seu público utiliza

Para a campanha da Black Friday, sua empresa não precisa investir tempo, recursos e uma equipe de desenvolvimento para criar um aplicativo próprio. O consumidor hoje prefere ser atendido em canais que ele já esteja cadastrado, como WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger etc.

Vantagem competitiva de baixo custo

Além disso, os custos operacionais envolvidos no desenvolvimento de um aplicativo são muito (muito!!) superiores ao custo de estar nos canais digitais já integrados ao dia a dia dos seus clientes. 

Aumento de adesão à campanha

Já tem um Contato Inteligente em pleno funcionamento? Excelente! Então, que tal adicionar um menu exclusivo para que seu cliente tenha acesso às promoções da Black Friday?

Assim, você não precisa alterar o fluxo conversacional que você já tem, apenas incluir um espaço para atender os leads interessados na campanha do momento.

Estar à frente de concorrentes

Embora para nós a importância da utilização de um atendimento virtual inteligente esteja mais que clara e comprovada com dados, nem todos os seus concorrentes dispõem desse recurso.

Integrar o seu Contato Inteligente à sua campanha de marketing abre espaço para ideias inovadoras de vendas e engajamento.

Possibilidade de fazer integrações

Por meio de APIs e conexões, seu chatbot pode ficar ainda mais inteligente, entregando maior agilidade, eficiência e integração com a sua marca, garantindo a eficácia da Black Friday da sua empresa!

Multicanalidade

Ofereça uma experiência de compra em diversos canais digitais! Se seu cliente se sentir mais confortável em uma rede social de fotos, esteja preparado para atendê-lo por lá.

Por outro lado, se é um cliente que busca agilidade e objetividade, o WhatsApp é uma ótima pedida. Agora, se seu lead chegou até o seu site, disponibilize atendimento via chat, em um blip! O importante é cobrir as principais bases.

Metrificação de todas as etapas

Em toda campanha de marketing, é essencial colher dados para analisar os pontos de sucesso e de melhorias. Com o Contato Inteligente de Blip, é possível mensurar todos os pontos da jornada de compra e extrair insights valiosos.

Aquecimento de leads

Engaje seus leads em movimentações pré-campanha, coletando dados relevantes em cadastros, quizzes etc. Assim, você já começa a prepará-los para a Black Friday e garante que ele receba as ofertas mais alinhadas com o seu perfil.

Automatização de tarefas e processos

Em campanhas grandiosas como a Black Friday, é essencial gerar escalabilidade e agilidade. O Contato Inteligente pode te ajudar na redução de custos e aumento da performance da sua equipe, para que ela possa focar no que realmente importa.

Expansão do negócio

Quanto mais leads captados em campanhas envolvendo o Contato Inteligente, maior a abertura para conhecê-los, impactá-los e desenvolver ações direcionadas a cada segmento da sua base.

Que tal apostar em conversas inteligentes para vender mais na Black Friday 2024? Surpreenda seus clientes com um chatbot da Blip!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀