Uma das formas de otimizar sua estratégia de vendas é criar segmentos de clientes. Confira algumas dicas!

Para se destacar no mercado de negócios, é muito importante conhecer bem os clientes. É neste contexto que muitas empresas criam segmentos de clientes, traçando estratégias para aumentar as vendas e melhorar os resultados. 

Um segmento de clientes geralmente engloba várias características importantes sobre o público consumidor mirado pela empresa. Isso permite, entre outros, oferecer um atendimento personalizado e ter um bom relacionamento com os clientes.

Continue lendo e aprenda a importância desse tipo de estratégia, além de descobrir como segmentar clientes em sua empresa. 

O que é segmento de clientes

Imagem para ilustrar Segmento de Clientes

Um dos primeiros passos, talvez o primeiro, ao montar um Modelo de Negócios é criar segmentos de clientes. Essa é uma etapa importante para atingir públicos mais específicos, buscando oferecer ofertas de valor mais assertivas. 

Por exemplo, é possível criar um grupo de clientes mulheres que moram na região de Belo Horizonte. Da mesma forma é possível criar segmentos baseados em necessidades, comportamentos, perfil demográfico, entre outros. 

Por que segmentar clientes é importante?

Dentre os benefícios de segmentar clientes, está a possibilidade de conhecer melhor cada perfil de consumidores da sua empresa.  

Com isso, a empresa pode oferecer um atendimento mais assertivo e eficaz, uma vez que já vai conhecer traços importantes do seu público ideal.

Além disso, é necessário conhecer um grupo de clientes para entregar soluções mais personalizadas, portanto com maiores chances de sucesso. 

Não é à toa que segmentar clientes é uma prática muito associada aos resultados positivos das equipes de Marketing e Vendas. 

Além desses, existem outros benefícios em criar segmentos de clientes, veja só: 

  • Identificar o melhor canal de comunicação com os potenciais clientes;
  • otimizar o orçamento de marketing e vendas;
  • aumentar o número de leads qualificados;
  • encontrar pontos de melhorias em produtos e serviços;
  • identificar novas oportunidades de negócios;
  • aprimorar o relacionamento com os clientes;
  • levantar dados sobre o consumidor;
  • melhorar estratégias de customer success.

Como definir segmento de clientes 

Ilustração de Segmento de Clientes

Existem várias possibilidades para segmentar o público alvo dentro de uma estratégia. Neste contexto, os grupos podem ser criados a partir de características em comum, podendo ser uma ou a junção de vários pontos. 

Por exemplo, empresas B2C (Business to Consumer), cujo público alvo é o consumidor final, geralmente separam os clientes com base em características demográficas e comportamentais, como estado civil, profissão, hábitos, gênero etc. 

Enquanto isso, empresas B2B (Business to Business), cujo foco de negócios são outras empresas, segmentam os clientes a partir de fatores como número de funcionários, localização, entre outros. 

Abaixo, vamos apresentar alguns dos principais tipos de segmentação de público alvo:

Segmentação Geográfica

Geralmente as empresas segmentam o público geograficamente, quando a localização do cliente é importante para a decisão de compra. Por exemplo, uma determinada empresa consegue direcionar anúncios a pessoas que moram em uma cidade específica. 

Além da cidade, outros aspectos são tipos de segmentação geográfica, por exemplo:

  • estado;
  • região;
  • bairro;
  • país. 

Segmentação Demográfica

Em uma segmentação demográfica, as empresas consideram características relevantes sobre as pessoas que consomem produtos ou serviços. 

São exemplos de dados demográficos:

  • idade;
  • gênero;
  • profissão;
  • estado civil;
  • formação;

Na prática, uma loja que vende produtos de jardinagem pode escolher anunciar para o segmento de homens, com idade entre 30 e 40 anos, casados.

Dessa forma, a equipe de marketing conseguirá direcionar campanhas mais assertivas para este perfil de cliente. 

Segmentação Psicográfica 

Embora seja de natureza subjetiva, alguns dados psicográficos podem levar a resultados bem assertivos. Por isso, muitas empresas apostam nesse tipo de divisão. 

A segmentação psicográfica de clientes leva em conta fatores como:

  • crenças;
  • valores;
  • aspectos da personalidade;
  • estilo de vida;
  • outros hábitos de consumo.

Nesse caso, uma boa pesquisa sobre o público alvo ajuda a alcançar pessoas mais alinhadas ao propósito, missão e valores de uma marca, ou seja, que estão dentro desse segmento. 

Segmentação comportamental

Observar o comportamento do público alvo pode ajudar a identificar alguns padrões de consumo. Por exemplo, é possível prever que algum evento gere vendas para um determinado grupo de pessoas. 

Além disso, dados comportamentais ajudam a identificar como o consumidor compra e por que razões ele prefere um produto ou serviço e não outros. 

São exemplos de dados comportamentais:

  • hábitos de consumo;
  • preferências;
  • relações com marcas;
  • participações em eventos.

É claro que existem outras formas de segmentar os consumidores. Tudo depende das características ideais de cada negócio. Por isso, é essencial conhecer a persona e ter em mente quais clientes podem fazer parte do perfil de consumidor ideal. 

5 razões para segmentar clientes 

Ilustração: Segmentar clientes

1. Conhecer o potencial cliente

Fazer segmentos de público permite conhecer melhor determinados nichos de clientes. Como já apontamos acima, essa é uma oportunidade de descobrir informações sobre seus clientes e fazer ações mais assertivas. 

2. Otimizar os custos de marketing

Ao trabalhar com nichos de clientes, uma empresa consegue direcionar melhor os recursos de campanhas de marketing e vendas. Isso porque ela possui informações sobre o público consumidor ideal. 

3. Possibilita testes 

Que tipo de clientes compram mais o meu produto? Qual tipo de anúncio faz mais sucesso? Meu produto é mais vendido para homens ou mulheres? 

Essas são algumas perguntas que podem ser respondidas por testes com diferentes tipos de clientes. 

4. Se aproximar dos clientes

Uma boa relação com o consumidor pode garantir o sucesso de uma empresa. Essa é uma boa razão para querer segmentar os clientes e entender melhor o que eles valorizam como experiência de consumo. 

5. Escolher os melhores canais de atendimento

Conhecer mais sobre o público permite entender os hábitos de comunicação. Por exemplo, permite descobrir se usar o WhatsApp Business em sua estratégia de comunicação é viável. 

Conclusão

Até aqui, você aprendeu como segmentar o público alvo e alcançar bons resultados em Marketing e Vendas. Por fim, o foco deve ser sempre oferecer a melhor experiência aos consumidores. 

De modo geral, conhecer bem os clientes é saber como garantir que os produtos e serviços cheguem até eles na hora certa. Assim, os resultados e as vendas serão cada vez melhores. Que tal continuar aprendendo sobre estratégias de vendas? Confira este conteúdo com dicas incríveis.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀