Cada vez mais pessoas usam o WhatsApp como canal de vendas. Confira nossas dicas

Cada vez mais as empresas buscam formas de fazer negócios e fortalecer o relacionamento com seu público por meio do WhatsApp Business. Não é para menos, afinal, o aplicativo de mensagens já soma cerca de um bilhão e meio de usuários ativos no mundo todo. Confira nossas dicas para vender pelo WhatsApp.

O WhatsApp se revelou uma solução fácil, prática e eficiente para as empresas que buscam potencializar suas vendas e aumentar o alcance de sua marca junto a seus públicos

Entretanto, apesar da popularidade desse aplicativo — hoje, 99% dos brasileiros o utilizam para trocar mensagens — e da familiaridade com a ferramenta, as empresas não podem dispensar um planejamento estratégico no momento de fazer negócios pelo WhatsApp. 

A separação entre conta pessoal e profissional, por exemplo, é a primeira regra para que sua empresa consiga estabelecer um atendimento profissional e atender às necessidades de seus clientes. 

Continue acompanhando este artigo e confira nossas dicas de como vender pelo WhatsApp!

Por que vender pelo WhatsApp?

Imagem para ilustrar - vender pelo whatsapp

Antes de mais nada, o WhatsApp Messenger chegou ao Brasil em 2009 e, de lá para cá, divulga constantemente novas funcionalidades e atualizações com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas possível e fidelizar seus usuários.

Estima-se que, hoje em dia, 93% dos usuários do WhatsApp acessam o app pelo menos uma vez ao dia e que 70% deles estão dispostos a fazer negócios pelo aplicativo. E o que isso representa para as empresas? Que marcar presença nesse ambiente digital é estar onde seus clientes atuais e potenciais clientes estão

Apostar nas vendas por esse app é uma ótima oportunidade para desenvolver uma comunicação eficiente com seu público, aumentar o reconhecimento da sua marca e consequentemente, elevar as suas vendas

Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre a presença do WhatsApp no Brasil e por que sua empresa deve apostar nas vendas por meio desse aplicativo, confira as melhores dicas para você começar a vender hoje mesmo.

Venda pelo WhatsApp: 7 dicas incríveis 

Imagem para ilustrar - vender pelo whatsapp

1. Utilize o WhatsApp Business

Desde 2018, o WhatsApp possui uma versão para pequenas, médias e grandes empresas: o WhatsApp Business.

As empresas que utilizam a versão comercial do WhatsApp contam com uma série de funcionalidades projetadas especialmente para o relacionamento entre marcas e clientes. Por exemplo:

  • incluir informações sobre a empresa no perfil;
  • possibilidade de verificação da conta;
  • geração de métricas de atendimento;
  • inserir catálogos no WhatsApp;
  • vender via WhatsApp;
  • disponibilidade 24 horas;
  • utilizar o mesmo número de telefone em outros dispositivos etc.

Além disso, um dos maiores benefícios do WhatsApp Business é o fato de gerar maior confiança e credibilidade com os clientes. Afinal, ficará mais fácil de saber que estamos conversando com o perfil de uma empresa.

2. Garanta permissão antes de enviar mensagens

Nós sabemos que o WhatsApp é um aplicativo que estimula a proximidade e facilita a troca de mensagens instantâneas. Entretanto, é muito importante estabelecer um limite entre a divulgação de seus produtos e serviços e a possível invasão do espaço pessoal dos seus clientes.

Para vender pelo WhatsApp de forma transparente e respeitosa, é essencial que você envie mensagens apenas para as pessoas que aceitaram previamente recebê-las, ok? 

Aqui, a dica é se atentar às regras de privacidade e obter, sempre, o opt-in das pessoas que conversam com sua empresa pelo WhatsApp. Ou seja, é fundamental pedir permissão e consentimento de que a pessoa receberá notificações, além de informar que tipo de notificações serão essas.

Imagem para ilustrar - vender pelo whatsapp

3. Faça campanhas Click To Chat no WhatsApp

Uma das vantagens do WhatsApp Business é poder fazer campanhas que levam os clientes até o canal. Afinal, como já mencionamos acima, cada vez mais as pessoas usam o mensageiro verdinho para se comunicarem.

Neste contexto, as conhecidas campanhas de Conversa em um Clique do WhatsApp são uma ótima oportunidade para difundir pontos de contato com sua empresa. Por exemplo, você pode incluir botões em propagandas nas redes sociais ou até mesmo usar um QR code em uma mídia física.

Além disso, é uma ótima oportunidade para juntar essa facilidade a outros gatilhos mentais e resultar em aumento de vendas pelo WhatsApp. Por exemplo, criando promoções exclusivas do canal de mensagens.

4. Invista tempo e dedicação nos atendimentos

Como você já sabe, o WhatsApp é uma ferramenta que se destaca pelo dinamismo e facilidade na troca de mensagens entre as pessoas. E, no contato entre empresas e clientes, isso não seria diferente.

O cliente que entra em contato com a sua empresa por meio do app espera receber uma resposta rápida e ser atendido com eficiência e dinamismo.

Por isso, é essencial investir tempo e dedicação nos atendimentos pelo WhatsApp. Vale, inclusive, treinar um ou mais colaboradores para se dedicar ao atendimento por essa ferramenta em período integral.

Na prática, os clientes vão conversar com alguém que sabe como vender pelo WhatsApp, o que pode aumentar significamente as vendas.

Imagem para ilustrar - vender pelo whatsapp

5. Entenda seu público e vá além das vendas

Desenhar as personas que representam seu público é essencial para que o contato da sua empresa com os clientes seja bem sucedido.

Ao conhecer o perfil das pessoas com quem você conversa, é possível determinar as diferentes abordagens de atendimento, quando um tom mais formal será utilizado e em quais situações suas conversas podem ser mais próximas e descontraídas.

Quanto mais você conhece seu público, mais fácil se torna apostar em contatos que façam sentido para ele e vão além das vendas. Neste contexto, o marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para engajar sua audiência e consiste em produzir e oferecer materiais e informações valiosos e relevantes ao seu público.

Por exemplo, se você possui uma marca de sapatos, não precisa limitar seus contatos à oferta de produtos e promoções.

Você pode produzir vídeos, imagens e documentos em que você ensina as melhores práticas de cuidado para que os sapatos de couro durem por mais tempo. Isso faz com que seu público fique mais engajado e o faz confiar cada vez mais na sua marca.

6. Automatize processos, sem deixar a personalização de lado

À medida que a rede de contatos de uma empresa cresce, fica cada vez mais difícil administrar o envio de mensagens individuais e personalizadas aos seus clientes. 

Para facilitar a sua vida, o WhatsApp conta com a funcionalidade de criar listas de transmissão. Essa funcionalidade consiste em enviar uma mensagem a uma lista de contatos com apenas um clique.

A principal vantagem em usar as listas de transmissão é que os destinatários recebem as mensagens em conversas privadas, e não coletivas, e podem dar andamento ao atendimento de forma individual.

Por outro lado, é importante lembrar que, como em qualquer outro canal de atendimento, você estará em contato com clientes muito diferentes ao mesmo tempo.

Imagem para ilustrar - vender pelo whatsapp

Existirão aqueles que ainda não conhecem seus produtos e serviços e aqueles que possuem um relacionamento de anos com a sua marca, por exemplo. Isso significa que a sua abordagem não pode ser a mesma com todos os clientes.

Para automatizar o contato sem deixar o contato próximo com seus clientes de lado, é essencial que você divida seus clientes em grupos, de acordo com seu perfil e com a etapa do funil de vendas na qual cada um deles se encontra, e crie listas de transmissões diferentes para cada um dos grupos de consumidores.

7. Criar grupos para vender no WhatsApp: um erro muito comum

Uma outra maneira de automatizar o envio de mensagens no WhatsApp é por meio da criação de grupos. Entretanto, essa não é uma estratégia de venda recomendada e a gente te explica o porquê.

Por meio dos grupos, todos os atendimentos são feitos de maneira coletiva e nada personalizada.

Isso acaba sendo desconfortável para seus clientes, que podem preferir discutir assuntos como pagamentos, parcelamento ou trocas de produtos de forma privada.

Além disso, os participantes do grupo têm que lidar com um grande volume de mensagens de terceiros e que nem sempre serão de seu interesse. Logo, um grupo no WhatsApp pode ser, na verdade, uma forma de acabar perdendo vendas.

Conclusão

Imagem para ilustrar - vender pelo whatsapp

Até aqui, você pôde entender a importância de marcar presença nos canais digitais de mensagem. Além disso, recebeu dicas incríveis para vender pelo WhatsApp, que é o aplicativo mais usado pelas pessoas no Brasil.

Podemos, de forma resumida, definir as dicas que demos da seguinte maneira:

  • Usar a versão do WhatsApp Business;
  • Obter opt-in dos usuários;
  • Investir em campanhas de Conversa em um Clique;
  • Conhecer bem o seu público;
  • Automatizar o atendimento;
  • Evitar criar grupos de vendas no WhatsApp.

Agora a sua empresa já está pronta para fortalecer o relacionamento com seus clientes e aumentar suas vendas pelo aplicativo de mensagem mais popular do Brasil.

Quer saber mais sobre uma tecnologia que você pode utilizar para vender ainda mais pelo WhatsApp? Baixe agora mesmo este ebook grátis e saiba como vender mais usando chatbots!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀