Sabe quando você tem tanta história para contar que nem sabe por onde começar? Com nossos mais de 20 anos, é mais ou menos assim que nos sentimos quando alguém pergunta sobre a história da Take.
Pois é, apesar do espírito jovem e vontade de inovar a cada dia, a Take já atingiu a maioridade há um tempo. E hoje, estamos vivendo um momento muito bacana; não só na empresa, mas também no mercado de tecnologia e chatbots.
E para registrar essas conquistas e trazer ainda mais pessoas para dentro do nosso universo, achamos que estava na hora de comemorar!
spider man post história da take
Por isso, criamos a série “Você sabia?”, com 6 posts sobre os marcos mais importantes da nossa jornada. E no primeiro post da série, claro, vamos falar sobre como tudo começou! Confira agora 🙂

Take Phone: o início da história da Take

A Take nasceu em julho de 1999, mas sua história começou um pouco antes. Ainda em 1991, nosso atual CEO Roberto Oliveira encontrou o Daniel Costa, atual Chairman, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva. Alguns anos depois, quem encontrou o Daniel na pós-graduação foi o Antônio Oliveira, tio do Roberto.
Os três tinham um interesse em comum: empreender. E foi desse interesse que surgiu a Take Phone, loja de telefones celulares credenciada da Telemig Celular (atual Vivo) que vendeu seu primeiro telefone em agosto de 1997, em um quiosque no pátio da UFMG.
A Take Phone cresceu, chegou a ter dez lojas e ser a segunda maior revendedora de telefones em Minas. Com isso, Roberto, Toninho e Daniel se empolgaram e fundaram uma assistência técnica autorizada da NOKIA, que chegou a consertar 20 mil telefones em um único mês.
No início de 1999, surgiu nesse cenário uma nova tecnologia: Wireless Application Protocol (WAP), que prometia trazer a internet para os celulares.

post história da take ringtones
Olha o Roberto, Daniel e Marcelo dando entrevista pra o jornal Planeta Digital!

Ficou claro que eles estavam diante de uma imensa oportunidade: a internet móvel. Foi aí que eles convidaram o irmão do Roberto, Marcelo Oliveira (que trouxe consigo Sérgio Passos, André Minelli e Bruno Oliveira) para, em 29 de julho de 1999, fundarem a Take.net, a primeira empresa de internet móvel do Brasil — curiosamente, ao mesmo tempo em que Lary Page e Sergay Brin fundavam o Google nos EUA!

Take.net: pioneirismo no Brasil

A Take.net foi pioneira no mercado brasileiro de serviços de valor agregado para a telefonia móvel e criadora de uma série de produtos inéditos.

RingRing: plataforma para venda de Ringtones

A única solução completa para comercialização de toques musicais do Brasil. A RingRing permitiu que as operadoras lançassem seus serviços de venda de ringtones e iniciou a indústria hoje conhecida como de Serviços de Valor Agregado (SVA) no Brasil.
Ela também pode ser considerada o embrião da internet móvel — que acabou não acontecendo através do tão propagado WAP, mas através de uma interface baseada em trocas de mensagens SMS com a nossa plataforma, que estava na nuvem já naquela época!

“Envie o nome da música para 250 e baixe o seu ringtone”

Essa frase soa familiar para você? Pois é, ela revolucionou a telefonia nacional e alavancou os nossos negócios, pois todas as empresas utilizavam códigos numéricos para as músicas e para cada modelo de aparelho.
Só que nós percebemos que o nome da música já era um código, então desenvolvemos o que chamamos de search technology, que nos permitia encontrar as músicas e os celulares para enviar o ringtone — além de possibilitar uma conversa com os usuários, pois conseguimos responder o preço de cada ringtone e, com o aval da pessoa, enviar para ela utilizar.

post história da take ringtones
Imagina o que é melhor: Decorar todos esses códigos, ou apenas um número para enviar o seu SMS?

Essa inovação nos proporcionou um incrível crescimento de 250% ao ano entre 2001 e 2005 — crescimento viral, sem qualquer investimento em divulgação!

Um pouco do que vivemos na era dos ringtones

A RingRing representou uma grande inovação para a época, se pensarmos que ainda não existiam smartphones e que estávamos começando a dar forma à internet móvel, tão utilizada atualmente.
Dentre as principais funcionalidades, destacamos a gestão de múltiplas lojas virtuais independentes, armazenamento e distribuição de conteúdo através de diversas tecnologias e o controle de regras de tarifação — quando falamos que o BLiP nasceu de 18 anos de experiência com uma série de inovações, não estamos brincando!
Você se lembra das músicas que estavam no topo das paradas em 2005? Dê uma olhada nesta lista:
Ringtones mais vendidos pelo Lokomix (portal de conteúdos e serviços para telefonia móvel criado pela Take) – Setembro 2005

  1. Sou a Barbie Girl (Barbie Girl) – Kelly Key
  2. Pelados em Santos – Mamonas Assassinas
  3. Hey Oh! – Tragedie
  4. Gasolina – Daddy Yankee
  5. Coração – Rapazolla
  6. Vamos Fugir – Skank
  7. Missão Impossível (Mission Impossible) – Limp Bizkit
  8. Um Minuto Para o Fim do Mundo – CPM 22
  9. Renata – Tihuana
  10. Renata – Latino

precious post história da take
Com a plataforma, chegamos a manter um estúdio de som com músicos profissionais contratados fazendo mais de mil ringtones ao ano.
Sim: em 2004, 10 dos 80 funcionários da Take eram músicos, de bandas como a Sgt. Pepper’s Band, cover dos Beatles, e a Orquestra Mineira da Rock! (Quem diria que, alguns anos depois, voltaríamos a trabalhar com música, construindo o bot do Rock in Rio)

Promoção dos conteúdos

Após a produção dos conteúdos e serviços, começava o trabalho da equipe de promoção, responsável por efetuar a venda dos materiais através dos canais de distribuição das operadoras.
A forma mais utilizada para a promoção dos conteúdos para celular eram as mensagens de navegação, ou seja, os SMS, que realizavam a interação do usuário com o sistema da operadora.

Por falar em SMS, ele também é um grande marco na história da Take, que você vai descobrir daqui a alguns posts!
Nossa história começou com muita animação e encontros transformadores. Foi assim que a Take nasceu e cresceu pioneira!
E você, já pensou em fazer parte de um time inovador e que está um passo à frente desde sempre? Confira nossas vagas abertas e entre em contato com a gente! Ainda temos muita coisa legal para construir!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀