Conheça o case da Drogaria Araújo e saiba as vantagens da API do WhatsApp para farmácias!

Uma das grandes novidades do aplicativo mais usado pelos brasileiros é a liberação da API do WhatsApp para farmácias e drogarias.

Antes, o WhatsApp não podia ser usado por empresas da indústria farmacêutica. Mas, agora, a Meta liberou o uso da API e as drogarias e farmácias podem explorar todo o potencial do aplicativo.

Uma pesquisa da Kantar mostrou que o WhatsApp é o futuro do comércio digital, além de uma das principais opções na hora de fazer uma compra. Segundo a pesquisa, 85% das pessoas preferem se comunicar com empresas pelo app.

Para as empresas farmacêuticas essa tendência não poderia ser diferente. E foi pensando nisso que preparamos um conteúdo sobre a API do WhatsApp para farmácias e drogarias. Continue a leitura e descubra todo o potencial do WhatsApp!

O que é API do WhatsApp 

API do WhatsApp para farmácias

WhatsApp API é uma interface de programação que permite que empresas integrem o WhatsApp a outros sistemas, como CRMs e plataformas de atendimento.

Diferente do WhatsApp messenger e do WhatsApp Business, a API do WhatsApp disponibiliza várias ferramentas para empresas se comunicarem da melhor forma com seus clientes.

Na prática, API é a tecnologia que permite transformar o WhatsApp em um canal de comunicação mais completo. Através da integração com outros sistemas, é possível integrar o WhatsApp a outros recursos que melhoram a comunicação com os clientes, como chatbots e CRMs.

Dentre os benefícios do WhatsApp API, está a possibilidade de não precisar de vários números de telefone para a empresa. Basta ter uma boa plataforma de atendimento para começar a explorar uma comunicação mais eficiente e centralizada.

API do WhatsApp para farmácias: uma novidade inovadora

Recentemente, as regras do WhatsApp mudaram para empresas do setor farmacêutico. Antes, farmácias, drogarias e outras empresas da indústria farmacêutica não podiam usar o aplicativo como canal de comunicação com clientes.

API do WhatsApp para farmácias

Agora, o WhatsApp permite não só a comunicação com os clientes, mas também a venda de produtos que não sejam medicamentos.

Ou seja, agora é permitido vender produtos de alimentação, conveniência, higiene pessoal, perfumaria e qualquer outra categoria que não seja medicamentos e drogas sujeitas a prescrição.

Na prática, a liberação da API do WhatsApp para farmácias possibilita a implementação de chatbots, realização de campanhas de marketing inovadoras e muito mais!

Conheça também: Blip packs: as soluções de chatbot para o seu negócio

Atendimento ao cliente

Com a API do WhatsApp, farmácias e drogarias podem transformar o aplicativo em um canal de atendimento ao cliente.

Principalmente depois das mudanças da lei do SAC, ter um canal digital de atendimento se tornou uma grande prioridade para as empresas. Afinal, as pessoas já se comunicam com empresas pelo WhatsApp.

Além disso, é uma forma mais rápida de tirar dúvidas e passar informações importantes, como horário de funcionamento, consultar bulas, formas de pagamento e entrega de produtos e serviços.

Chatbots para farmácias

Os chatbots são automações de conversas que tornam o atendimento ainda mais rápido e eficaz. Sendo assim, os ganhos são incontáveis, tanto para as empresas quanto para os clientes.

Na prática, os chatbots conseguem reter um grande número de demandas, além de reduzirem o tempo de espera do cliente e otimizarem o trabalho da equipe de atendimento.

API do WhatsApp para farmácias

Uma boa plataforma de atendimento, como o Blip, oferece todos os recursos para aproveitar a API do WhatsApp para farmácias e drogarias, inclusive o desenvolvimento e gerenciamento de chatbots.

Campanhas de marketing

Com a API do WhatsApp para farmácias e drogarias, as possibilidades de campanhas de marketing inovadoras são infinitas.

Por exemplo, as empresas podem aproveitar as campanhas de conversas em um clique para encurtar a jornada dos clientes. A partir de anúncios no Facebook e Instagram, os clientes são levados diretamente para conversas no WhatsApp.

Além disso, essas campanhas podem ser medidas e gerarem dados para melhorar o desempenho de anúncios.

Pesquisas de satisfação

Além de campanhas de marketing e um canal de comunicação, as farmácias e drogarias podem usar o WhatsApp para pesquisas de satisfação.

Principalmente com a funcionalidade de enquetes pelo aplicativo, é possível enviar perguntas e coletar os dados para tomadas de decisões mais assertivas.

Venda de produtos

A venda de produtos pelo WhatsApp é algo cada vez mais comum para os brasileiros. No caso das farmácias e drogarias, existem algumas regras que devem ser respeitadas. 

As políticas de uso do WhatsApp são bem claras sobre o que pode e não pode ser vendido na plataforma. Confira alguns dos artigos proibidos:

  • Drogas, incluindo maconha e produtos à base de maconha (como cbd e cosméticos).
  • Acessórios para uso de drogas, como cachimbos.
  • Drogas sujeitas a prescrição médica.
  • Itens médicos e de saúde.

Em contrapartida, as farmácias e drogarias que quiserem usar o WhatsApp como canal de vendas, podem comercializar produtos de outras categorias, como perfumaria, conveniência, alimentação e suplementos.

Leia também: WhatsApp Business Search – coloque sua farmácia no mapa da comunicação

Comunicação com médicos

Além de se tornar um canal de comunicação com clientes, as farmácias também podem usar o WhatsApp para se comunicarem com médicos.

Por exemplo, é possível usar o aplicativo para consultar medicamentos, solicitar representantes, pedir amostras grátis de produtos e até mesmo enviar comunicados de eventos e conteúdos científicos.

API do WhatsApp para farmácias na prática: o case da Drogaria Araújo

Referência no Brasil em inovação no setor farmacêutico, a Drogaria Araújo se juntou à Blip para lançar um atendimento automatizado de excelência.

A rede de farmácias possui um catálogo de produtos com mais de 10 mil itens, que foi disponibilizado com a tecnologia do Blip. Além disso, todos os pedidos são entregues em até 90 minutos.

Para otimizar ainda mais a estratégia de conversas inteligentes, Blip e Araújo desenvolveram o avatar personalizado chamado Jô, que dá ainda mais vida ao contato.

Confira o que a inovação da API do WhatsApp para farmácias possibilitou à Drogaria Araújo:

  • Cadastro de novos clientes
  • Catálogo de produtos
  • Pagamentos
  • Status de entrega de compras
  • Funcionalidade para repetir pedidos realizados
  • Envio de ofertas personalizadas
API do WhatsApp para farmácias

Blip é líder no mercado de comunicação digital e tem todas as soluções para você aproveitar a API do WhatsApp para farmácias e drogarias. Faça como a Drogaria Araújo, dê o primeiro passo para inovar a comunicação com o seu público!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀