O WhatsApp pode banir contas cuja as atividades violam seus termos de serviço. Seu negócio não será avisado antes de ser banido do WhatsApp.

Em vez de ler, que tal escutar o artigo sobre como descobrir se o número da sua empresa foi banido do WhatsApp? Basta clicar no player logo abaixo!

Se você for banido ou bloqueado do WhatsApp Business, verá a seguinte mensagem no aplicativo: “Seu número foi banido do WhatsApp. Fale conosco para obter ajuda.”

Banido do WhatsApp - imagem

Vamos ter que concordar que essa não é a situação que queremos para o número de nossa empresa, não é mesmo?

Afinal, o WhatsApp é um dos canais de comunicação mais usados pelas empresas, para se comunicarem com seus clientes. Se perdem o acesso, podem estar deixando até mesmo de fazer vendas.

Mas nem sempre ter o número bloqueado no WhatsApp quer dizer que a empresa quebrou alguma das regras do aplicativo. Portanto, é importante saber o que fazer em casos de bloqueio.

Continue a leitura e aprenda como agir em casos de bloqueio do WhatsApp e saiba o que fazer para evitar esse tipo de surpresa.

Banner do whatsapp - banner

Fui bloqueado no WhatsApp. E agora?

Banido do whatsapp - imagem

Hoje,  é muito comum que os consumidores se comuniquem com as marcas por meio dos canais de mensageria.

Você não quer perder o contato com o seu cliente, certo?

Portanto, se algum dia se deparar com a temida mensagem de banimento do WhatsApp, respire fundo e tranquilize! Afinal, nem tudo está perdido. 

Entenda por que seu número foi banido 

Antes de mais nada, é muito importante entender porque o número pode ter sido bloqueado.

Neste contexto, a violação dos termos de uso de serviço do aplicativo pode causar o banimento temporário ou definitivo de uma conta

Para saber se este foi o seu caso, é importante entender as causas mais comuns de banimento de usuários do WhatsApp.

Confira algumas restrições do WhatsApp que podem causar o bloqueio do número:

9 motivos que podem fazer seu WhatsApp ser bloqueado

  1. Violação dos Termos de Serviço ou de Políticas de Privacidade da plataforma;
  2. Propagação de fake news;
  3. Envio de mensagens discriminatórias ou ameaças a usuários;
  4. Envio de mensagens de spam ou mensagens indesejadas em geral;
  5. Divulgação de propagandas, anúncios ou outras solicitações comerciais;
  6. Uso excessivo de listas de transmissão;
  7. Uso de listas de contato de terceiros;
  8. Utilização de versões modificadas do WhatsApp;
  9. Utilização de provedores de WhatsApp não-oficiais.

💡 Saiba mais: O que faz uma conta corporativa ser banida no WhatsApp?

Se mesmo depois de seguir todas as regras você continua com o número banido, existem algumas ações que podem ajudar a recuperá-lo. Confira!

Fui banido do WhatsApp por engano. Como recorrer?

Bloqueado no whatsapp

Depois de analisar os motivos acima, se você acredita que a sua conta não realizou nenhuma atividade que violasse os termos de serviço do WhatsApp e o seu número foi banido por engano, não se preocupe, você pode recorrer!

Para recuperar sua conta banida por engano, você deve encaminhar um e-mail para [email protected], informando que deseja que a sua conta seja liberada. Mas lembre-se de incluir alguns pontos.

Recuperação do WhatsApp: o que escrever na solicitação?

Se você está se perguntando como escrever o e-mail para o WhatsApp, se liga nessas dicas:

  • É importante que, neste e-mail, você argumente e explique a sua versão. Por exemplo, escreva uma mensagem dizendo que não estava ciente dos termos de serviços do WhatsApp e se comprometendo a não realizar tais práticas novamente;
  • se você tem certeza que não violou algum dos termos de serviço do WhatsApp não tenha receio de explicar isso, se possível apresente provas e casos de uso da sua empresa na plataforma;
  • não se esqueça de informar o número da sua conta;
  • recomendamos que o seu e-mail seja escrito em inglês.

Ao receber a sua solicitação, a equipe do WhatsApp analisará as atividades da sua conta, para verificar se alguma das políticas foi violada ou não.

Se não for constatada nenhuma infração, e além disso, sendo a primeira vez que isso acontece, provavelmente, sua conta será liberada e seu número retomado. 

✍ ️ Anote a dica: O tempo de resposta da equipe de atendimento do WhatsApp pode demorar até 48 horas, mas em muitos casos leva pode levar até 1 dia.

Imagem para banido do whatsapp

E se eu for temporariamente banido do WhatsApp?

Se você recebeu um aviso no aplicativo dizendo “temporariamente banido”, significa que provavelmente está usando uma versão “pirata” do WhatsApp Business ao invés da versão oficial do aplicativo. 

Se for este o seu caso, basta utilizar a versão oficial do WhatsApp Business quando o tempo de banimento acabar. 

Caso você não mude para a versão oficial do aplicativo após ser temporariamente banido, sua conta poderá ser banida permanentemente.

Dica: faça o backup do seu histórico de conversas antes de mudar para o app oficial. 

Sua solicitação de recuperação de conta não funcionou?

Se como resultado, a sua tentativa para recuperar sua conta banida do WhatsApp não tiver surtido efeito, você pode entrar em contato diretamente com a equipe de atendimento global do WhatsApp Business: [email protected].

E atenção: O WhatsApp não possui número de telefone para contato, portanto se vir algum número por ai, saiba que é fake.

Golpe no WhatsApp: conheça os tipos mais comuns de golpes no WhatsApp

Como não ser banido do WhatsApp?

Banido do WhatsApp

Já vimos algumas razões que levam ao banimento da plataforma. Mas temos algumas dicas para evitar ser banido do WhatsApp. 

Peça opt-in

Antes de se comunicar com qualquer pessoa pelo WhatsApp, é muito importante obter consenso para a comunicação. Por isso, uma das regras da plataforma é sempre obter o opt-in dos usuários. 

Fazer isso é simples, basta incluir a opção para opt-in nos links de entrada para o WhatsApp. 

Leia também: Opt-in do WhatsApp – passo a passo para pedir permissão aos usuários

Ofereça a opção de opt-out

Da mesma forma como se obtém autorização para conversar via WhatsApp, é muito importante deixar os usuários escolherem quando retirar essa permissão. Para isso, inclua a opção de opt-out em suas conversas. Dessa forma, os usuários poderão se retirar da conversa.

Leia também: O que é bot? Como criar um?

Verifique constantemente os Termos de Serviço e Políticas de Privacidade 

Ao contrário do que muitos possam pensar, os Termos de Uso do WhatsApp sempre sofrem alterações. Uma das formas de evitar o bloqueio do WhatsApp é justamente ficar atento a essas mudanças. Podemos fazer isso é sempre ler as novas políticas antes de aceitá-las. 

Use somente provedores oficiais do WhatsApp API

Sempre vemos anúncios prometendo funções inimagináveis para o WhatsApp Business. Mas atente-se, pois a maioria dessas versões premium do aplicativo são, na verdade, serviços não autorizados do WhatsApp. 

Como já mencionamos, usar esse tipo de recurso pode fazer com que o número seja banido do WhatsApp permanentemente. Logo, procure sempre usar soluções oficiais, que já oferecem grandes benefícios às empresas. 

Leia também: WhatsApp empresarial: fuja dos 5 riscos de utilizar uma API não oficial

Como já mencionamos, o WhatsApp bane contas suspeitas de violarem os termos de serviço da plataforma. 

Por isso, tenha os termos de serviços do WhatsApp Business sempre à mãos: só assim você evitará o risco de ter a sua conta banida. Use-o sem qualquer moderação. 😉

Quer continuar usando o WhatsApp Business para otimizar a comunicação com seus clientes? Aprenda todas as regras da Meta para vender pelo WhatsApp!

[CTA] Fale com Especialista_1
Take Blip

Take Blip

Take Blip acredita no poder das conversas para mudar o mundo! Oferecemos soluções conversacionais e somos parceiros de grandes empresas. Trabalhamos unindo o melhor em tecnologia e conhecimento humano, sempre absorvendo, antecipando e criando tendências. 🚀

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Sumário

Escolhas do Editor

Os mais lidos da Categoria