Não é novidade pra ninguém que nos últimos anos o WhatsApp vêm revolucionando a interação entre clientes e empresas, não é mesmo? Hoje esse artigo é para falar sobre uma nova feature: botões de resposta no WhatsApp!

Continuando nesta revolução, no final de abril de 2021, o WhatsApp liberou uma função para as empresas que utilizam a versão oficial de sua API.

Desta vez, a inovação está justamente em uma das features mais aguardadas por usuários e empresas. Através de botões de resposta (ou quick-replys), dentro do fluxo dos Contatos Inteligentes, o WhatsApp passa a possibilitar uma facilidade maior nas respostas dos usuários. Além de diminuir drasticamente possíveis erros de digitação, uma vez que as respostas aos menus poderão ser realizadas através de um simples clique.

E se isso, por si só, já é uma grande adição às funcionalidades para quem usa o WhatsApp Business API, o canal de mensageria mais utilizado do mundo também passou a permitir que estes botões sejam usados juntamente às mídias ou mensagens enviadas via notificação.

Então, nesta primeira entrega da feature, os botões de WhatsApp podem ser divididos em dois tipos:

1 – Botões de WhatsApp Call-to-Action:

Este tipo de botão de WhatsApp será enviado juntamente aos modelos de mensagem utilizados normalmente fora da janela de conversa de 24hs. Este recurso visa aumentar a taxa de envolvimento dos usuários com as notificações. Os seguintes botões podem ser usados neste formato.

  • Visitar site da empresa.

Exemplo de botões para visitar o site da empresa.

  • Ligação direta a um número escolhido.

Exemplo de botões no WhatsApp para ligação a um número.

2 – Resposta Rápida (Quick-Reply):

Neste tipo, as empresas poderão utilizar até 3 botões de resposta rápida ao fluxo de seus contatos inteligentes, melhorando a qualidade das interações e reduzindo erros de ortografia.

Exemplo de botões de resposta com "sim" ou "não".

Para ambos os tipo de botões de WhatsApp, há a exigência de utilização via Modelo de Mensagens, ou seja, precisam ser submetidos à aprovação na WhatsApp Business Account (WABA).

Para realizar este cadastro, a empresa que utiliza o WhatsApp Business API precisará seguir os passos abaixo, mas lembre-se de seguir todas as diretrizes do Facebook para evitar reprovação em seus modelos:

  1. Acesse https://business.facebook.com/ e faça o login com uma conta administradora da WABA.
  2. Dentro do seu Business Manager, clique em Settings no canto superior direito.
  3. No menu lateral esquerdo, dentro de Account, clique em WhatsApp Accounts.
  4. Procure a WABA em que deseja submeter os templates, clique em Setting e depois em WhatsApp Manager.
  5. No menu à esquerda clique em Message templates. Após isto, clique em Create message template no canto superior direito.
  6. Preencha a categoria em que o template estará inserido, o nome que gostaria de dar ao template e a língua em que ele será escrito. Após o preenchimento dessas três informações, clique em Continue no canto superior direito.
  7. Na parte inferior central, clique na opção Buttons para cadastrar um botão.
  8. Efetue o cadastro do seu template, perceba que na lateral direita há um preview de como este modelo aparecerá para seu usuário estando tudo como deseja clique em Submit.

Se você é cliente do BLiP, todo esse passo-a-passo deverá ser feito dentro da nossa plataforma, seguindo este tutorial.

Agora é só esperar até que o WhatsApp analise e retorne sobre a aprovação ou não do seu modelo cadastrado. Somente após a aprovação é que será possível utilizar seu modelo para notificações ou dentro do seu fluxo.

No Blip, nossa plataforma de criação, gestão e evolução de Contatos Inteligentes, você poderá utilizar seus modelos de 3 maneiras:

Aqui vai uma dica valiosa: modelos de mensagens e notificações são termos e aplicações diferentes. Enquanto as notificações só podem ser enviadas através de um modelo pré-aprovado e geram custos por mensagem, os modelos podem ser usados em qualquer parte do fluxo, mesmo dentro da janela de 24h, sem custos.

Mas afinal, o que muda com a utilização de botões no WhatsApp?

Antes desses novos componentes, as opções disponíveis para o usuário dentro dos bots funcionavam como uma espécie de URA: processo bem semelhante a como acontece nos atendimentos automáticos via telefone. Aqui, utiliza-se numerais para a escolha das opções: 

botões de resposta no WhatsApp
Demonstração prática

Agora, com a possibilidade desse novo recurso visual, a interação pode ficar muito mais fluida e rápida, o que já foi testado e comprovado que proporciona um aumento de até 6x na taxa de interação de usuários nas conversas com as empresas.

O que os botões de resposta no WhatsApp podem trazer de ganhos?

Este novo recurso traz várias vantagens se formos analisar o quesito interação, pois minimiza erros de digitação e entendimento, além de facilitar o diálogo entre o bot e usuário.

Por trazer opções de resposta já pré-formuladas e que podem ser selecionadas através de apenas um clique — não só pelo modo convencional de escrita — aumenta consideravelmente a agilidade e eficácia do contato.

Demonstração do botões de resposta no WhatsApp
Demonstração dos botões de resposta no WhatsApp

Dicas de como utilizar botões no seu fluxo conversacional

Faça testes A/B 

Testar uma nova funcionalidade é sempre importante para que você entenda o comportamento do seu público alvo com as alterações que acontecem no seu canal.

O teste A/B é uma ótima escolha para entender como as alterações impactarão na interação do usuário com o bot.

No teste A/B você disponibiliza duas opções de fluxo para seus usuários, onde uma parte irá acessar uma versão enquanto a outra parte irá interagir com o fluxo alternativo.

No caso dos botões do WhatsApp por exemplo, você pode disponibilizar um fluxo “tradicional” contendo as opções comuns em estilo URA, enquanto na outra versão você inclui os novos botões.

Desta forma, você conseguirá analisar o quanto a estratégia dessa inclusão impacta nas ações do usuário com o seu Contato Inteligente.

Botões de resposta

Capriche no Writing

É importante se atentar com o writing do seu fluxo como um todo para que seu usuário não tenha dificuldades em interagir com o bot. Pense na construção desse texto no momento de construir fluxos de conversas.

Se tratando de botões, precisamos redobrar a atenção, afinal, os botões possuem uma limitação de 20 caracteres para cada opção, e isso faz com que possuam textos curtos e que nem sempre serão claros para o usuário. 

Para minimizar possíveis desentendimentos com o seu fluxo, você deve explicar o que cada opção oferece no texto anterior aos botões sempre que necessário.

Apresente opções adequadas para cada ponto do fluxo que incluir os botões

Os templates de botões possuem limitações tanto de caracteres quanto de quantidade de opções por template (atualmente você pode implementar até três opções de menu em cada componente).

Por isso, é importante escolher com cuidado as opções que você oferece para o usuário e não inclua opções que sejam desnecessárias para aquele ponto do fluxo. 

Procure ser direto sobre o que tem a oferecer a seu usuário e otimize as opções disponíveis para ele no seu canal.

Ofereça atendimento humano 

Por mais que você evolua o seu contato inteligente com melhorias como botões, alguns usuários podem encontrar dificuldades em interagir com a ferramenta, seja por não familiaridade com a tecnologia ou dúvidas com as alterações que aconteceram no fluxo do seu bot.

É importante sempre oferecer uma alternativa para esses usuários para que eles possam receber um atendimento adequado. 

Aproveite para incluir botões que ofereçam a opção de atendimento humano em pontos que você acredite serem críticos durante a interação. Tenha certeza que os usuários recebam o suporte adequado dentro da ferramenta de comunicação do seu negócio.

Por que melhorias como esta no canal são tão valiosas?

Que o WhatsApp está presente no dia-a-dia dos brasileiros é um fato (cerca de 99% dos smartphones do país hoje possuem o app instalado e 76% já utilizam o canal para se comunicar com marcas e empresas).

Utilizar o canal para o atendimento e relacionamento com o cliente se tornou uma parte bastante estratégica para as empresas.

Melhorias como botões e demais recursos visuais trazem um grande mar de oportunidades nas estratégias de aproximação e engajamento do negócio com o público alvo da marca.

Influenciando, diretamente, na eficiência de campanhas e retornos significativos para as empresas que utilizam o canal de mensageria como forma de se comunicar com seus clientes.

Solução em tempos de crise

É perceptível os resultados positivos da comunicação feita pelo WhatsApp, inclusive se analisarmos o cenário decorrido do período de isolamento (em razão da pandemia do Covid-19), no qual entre fevereiro e abril de 2020 houve um aumento de 500% na interação entre usuários e empresas pelo canal.

Nota-se um destaque indiscutível de solução para o período de crise, no qual se viu a necessidade dos estabelecimentos permanecerem funcionando em formato online e que em alguns casos nem possuíam esse tipo de atendimento antes.

Com isso, podemos destacar que melhorias como a de inclusão de botões de resposta no WhatsApp, acarretam cada vez mais benefícios à empresa, ao negócio e ao usuário que pode consumir produtos ao alcance das mãos sem sair de casa.

E aí, gostou da novidade sobre botões de WhatsApp e quer saber como utilizar a tecnologia a favor dos seus clientes? Entre em contato com a gente e conheça as inúmeras possibilidades de atuação de um contato inteligente na sua comunicação com o cliente. 🤩

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *