O Brasil é o segundo maior mercado de WhatsApp no mundo. O aplicativo de mensagens tem mais de 165 milhões de usuários no país, e é a mídia social mais utilizada por aqui. Mais de 84% dos brasileiros usam a plataforma todos os dias para se comunicarem com amigos e familiares e 76% para falar com marcas. 

Esses dados do WhatsApp demonstram a importância que ele tem para o Brasil. A plataforma é muito mais do que apenas um aplicativo de mensagens por aqui, é uma ferramenta poderosa de vendas e interação

Neste artigo, apresentaremos as principais estatísticas do WhatsApp no mundo e, principalmente, no Brasil. Ter um olhar atento para esses dados é essencial para marcas que desejam descobrir novas formas de conquistar clientes. Continue a leitura!

Qual a importância do WhatsApp para o Brasil?

Desde que chegou ao Brasil em 2009, o aplicativo não parou de crescer e conquistar adeptos. Segundo a pesquisa Digital 2021, o número de usuários ativos no WhatsApp no Brasil naquele ano era de 137 milhões, o equivalente a 91,7% da população brasileira. 

No mesmo estudo realizado em 2022, esse percentual saltou para 96,4%, equivalente a 165 milhões de pessoas. Esses números mostram que de um ano para o outro o aplicativo conquistou mais de 28 milhões de usuários ativos no Brasil

O mesmo movimento aconteceu em outros países emergentes, como Colômbia e México, nos dois países, o aplicativo também é a rede social mais usada. O sucesso do WhatsApp na América Latina tem uma justificativa: para a maioria da população, as mensagens de texto não eram acessíveis. 

No Brasil, por exemplo, o custo do SMS era 55 vezes maior do que na América do Norte. Então, quando o WhatsApp chegou ao país, permitindo que seus usuários trocassem mensagens com qualquer pessoa gratuitamente, independente da operadora, muitas pessoas correram para o app.

Hoje, 99% dos brasileiros com acesso a um smartphone usam o WhatsApp como principal meio de comunicação, segundo o Panorama de Mensageria da Mobile Times/Opinion Box. 

O WhatsApp foi originalmente pensado como um aplicativo de mensagens. E para muitos países ainda é visto com esse propósito, onde compete com plataformas como Slack, Telegram, Skype e Messenger.

Contudo, no Brasil, o WhatsApp se tornou uma ferramenta completa para empresas, que vai desde um canal para tirar dúvidas ou receber suporte até para vender e comprar casas e carros. 

É inegável que o WhatsApp mudou como os usuários desejam interagir com empresas, forçando as marcas a se digitalizarem para atender às expectativas dos clientes. 

Por que empresas devem investir no WhatsApp?

No Brasil, o primeiro contato da população com o mundo digital acontece por meio de um smartphone.

Um celular é muito mais acessível do que um computador ou notebook, o que faz com que as pessoas passem a valorizar mais tudo aquilo que elas podem resolver diretamente em seu telefone móvel. 

Diante deste cenário, um novo conceito ganhou força: o Mobile First.

Na prática, isso significa que o foco inicial da arquitetura e desenvolvimento de produtos deve ser direcionado para dispositivos móveis. E embora essa seja uma metodologia aplicada em projetos web, ela tem ganhado cada vez mais força também para ações de marketing e vendas. 

E qual o melhor lugar para conversar com o público dos smartphones do que aplicativo mais utilizado do país? 

Leia também: WhatsApp News: dados e tendências do app mais utilizado pelos brasileiros

O WhatsApp vem se tornando cada dia mais essencial na vida dos brasileiros. A prova disso é o tempo médio que as pessoas passam no aplicativo, que é de 29,2 horas por mês. Isso equivale a praticamente 1 hora por dia no aplicativo de mensagens. 

Se compararmos esse número com o tempo médio de uso do WhatsApp no mundo, que é de 18,6%, veremos que o público brasileiro passa 10,6 horas a mais no WhatsApp do que o resto do mundo

Além disso, o WhatsApp Business oferece ferramentas de disparo de mensagens, campanhas de marketing em massa e recursos de segmentação da base, o que é bastante útil para as marcas. 

Dados do WhatsApp para vendas

O WhatsApp é um excelente canal para gerar leads para sua empresa.

Afinal, quando você facilita o contato com a sua marca, por exemplo, adicionando um botão no seu site que leva direto para o aplicativo de mensagens, não apenas estará aumentando a geração de novas oportunidades pelo site, como também dando sequência na conversão de um lead altamente aquecido. 

Esse contato mais rápido faz com que a média de conversão do WhatsApp seja de 9%, enquanto, em outras plataformas de comércio eletrônico tradicionais, esse número costuma ficar entre 1% e 2%. Além disso, uma pesquisa realizada pela RD Station mostrou que um botão no site que leva direto para o WhatsApp gera uma conversão 26% mais alta do que pop-ups e landing pages.

Esses dados mostram que o potencial do WhatsApp no Brasil vai muito além de ser apenas um aplicativo de mensagens. As marcas podem usar deste canal para vender, interagir e engajar o seu público.

Uma das principais vantagens do uso do aplicativo para empresas é sua presença em um canal amplamente utilizado e confiável por praticamente todos os brasileiros. O WhatsApp se tornou uma parte integrante do dia a dia das pessoas e é uma ferramenta indispensável para empresas que buscam expandir suas vendas e fortalecer sua presença online.

É essencial que essas empresas estabeleçam contas oficiais no aplicativo de mensagens para alcançar seu público-alvo de forma eficaz, aproveitando também as ferramentas que o WhatsApp disponibiliza para empresas, como a API do WhatsApp.

Saiba mais: O que é API do WhatsApp?

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀