Conheça os dados do WhatsApp e saiba como otimizar sua estratégia de relacionamento com o cliente

O Brasil é o segundo maior mercado de WhatsApp no mundo. O aplicativo de mensagens tem mais de 165 milhões de usuários no país, e é a mídia social mais utilizada por aqui. Mais de 84% dos brasileiros usam a plataforma todos os dias para se comunicarem com amigos e familiares e 76% para falar com marcas. 

Esses dados do WhatsApp demonstram a importância que ele tem para o Brasil. A plataforma é muito mais do que apenas um aplicativo de mensagens por aqui, é uma ferramenta poderosa de vendas e interação

Baixe grátis: Saiba onde seus clientes estão – Panorama de Canais de Mensagem

Neste artigo, apresentaremos as principais estatísticas do WhatsApp no mundo e, principalmente, no Brasil. Ter um olhar atento para esses dados é essencial para marcas que desejam descobrir novas formas de conquistar clientes. 

Continue a leitura!

Qual a importância do WhatsApp para o Brasil?

Imagem ilustrativa de dados do WhatsApp

Desde que chegou ao Brasil em 2009, o aplicativo não parou de crescer e conquistar adeptos. De acordo com a pesquisa Digital 2021, o número de usuários ativos no WhatsApp no Brasil naquele ano era de 137 milhões, o equivalente a 91,7% da população brasileira. 

No mesmo estudo realizado em 2022, esse percentual saltou para 96,4%, equivalente a 165 milhões de pessoas. Esses números mostram que de um ano para o outro o aplicativo conquistou mais de 28 milhões de usuários ativos no Brasil

O mesmo movimento aconteceu em outros países emergentes, como Colômbia e México, nos dois países, o aplicativo também é a rede social mais usada. O sucesso do WhatsApp na América Latina tem uma justificativa: para a maioria da população, as mensagens de texto não eram acessíveis. 

No Brasil, por exemplo, o custo do SMS era 55 vezes maior do que na América do Norte. Então, quando o WhatsApp chegou ao país, permitindo que seus usuários trocassem mensagens com qualquer pessoa gratuitamente, independente da operadora, muitas pessoas correram para o app.

Hoje, 99% dos brasileiros com acesso a um smartphone usam o WhatsApp como principal meio de comunicação, de acordo com o Panorama de Mensageria da Mobile Times/Opinion Box. 

O WhatsApp foi originalmente pensado como um aplicativo de mensagens. E para muitos países ainda é visto com esse propósito, onde compete com plataformas como Slack, Telegram, Skype e Messenger.

Contudo no Brasil, o WhatsApp se tornou uma ferramenta completa para empresas, que vai desde um canal para tirar dúvidas ou receber suporte até para vender e comprar casas e carros. 

imagem 01 1 - Dados do WhatsApp: conheça as principais estatísticas de uso

É inegável que o WhatsApp mudou a forma como os usuários desejam interagir com empresas, forçando as marcas a se digitlizarem para atender às expectativas dos clientes. 

Leia também: Chatbots e Marketing: como potencializar a sua estratégia?

Por que empresas devem investir no WhatsApp?

No Brasil, o primeiro contato da população com o mundo digital acontece através de um smartphone.

Um celular é muito mais acessível do que um computador ou notebook, o que faz com que as pessoas passem a valorizar mais tudo aquilo que elas podem resolver diretamente em seu telefone móvel. 

Diante deste cenário, um novo conceito ganhou força: o Mobile First.

Imagem ilustrativa de dados do WhatsApp

Na prática, isso significa que o foco inicial da arquitetura e desenvolvimento de produtos deve ser direcionado para dispositivos móveis. E embora essa seja uma metodologia aplicada em projetos web, ela tem ganhado cada vez mais força também para ações de marketing e vendas. 

E qual o melhor lugar para conversar com o público dos smartphones do que aplicativo mais utilizado do país? 

Leia também: WhatsApp News: dados e tendências do app mais utilizado pelos brasileiros

O WhatsApp vem se tornando cada dia mais essencial na vida dos brasileiros. A prova disso é o tempo médio que as pessoas passam no aplicativo, que é de 29,2 horas por mês.Isso equivale a praticamente 1 hora por dia no aplicativo de mensagens. 

Se compararmos esse número com o tempo médio de uso do WhatsApp no mundo, que é de 18,6%, veremos que o público brasileiro passa 10,6 horas a mais no WhatsApp do que o resto do mundo

Além disso, o WhatsApp Business oferece ferramentas de disparo de mensagens, campanhas de marketing em massa e recursos de segmentação da base, o que é bastante útil para as marcas. 

Dados do WhatsApp para vendas

O WhatsApp é um excelente canal para gerar leads para sua empresa.

Afinal, quando você facilita o contato com a sua marca, por exemplo, adicionando um botão no seu site que leva direto para o aplicativo de mensagens, não apenas estará aumentando a geração de novas oportunidades pelo site, como também dando sequência na conversão de um lead altamente aquecido. 

Esse contato mais rápido faz com que a média de conversão do WhatsApp seja de 9%, enquanto que em outras plataformas de comércio eletrônico tradicionais, esse número costuma ficar entre 1% e 2%. Além disso, 

Imagem ilustrativa de dados do WhatsApp

Uma pesquisa realizada pela RD Station mostrou que um botão no site que leva direto para o WhatsApp gera uma conversão 26% mais alta do que pop-ups e landing pages.

Esses dados mostram que o potencial do WhatsApp no Brasil vai muito além de ser apenas um aplicativo de mensagens. As marcas podem usar deste canal para vender, interagir e engajar o seu público.

Além disso, a grande vantagem do aplicativo para empresas é estar em um canal que praticamente todos os brasileiros usam e são fiéis.  

Imagem ilustrativa de dados do WhatsApp

O WhatsApp faz parte da vida das pessoas e empresas que desejam aumentar suas vendas e sua presença no digital precisam ter contas oficiais no aplicativo de mensagens.

Se você quer conhecer mais sobre os planos do WhatsApp Business para empresas, converse com os nossos especialistas agora mesmo

[CTA] Fale com Especialista_1
Take Blip

Take Blip

Take Blip acredita no poder das conversas para mudar o mundo! Oferecemos soluções conversacionais e somos parceiros de grandes empresas. Trabalhamos unindo o melhor em tecnologia e conhecimento humano, sempre absorvendo, antecipando e criando tendências. 🚀

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Sumário

Escolhas do Editor

Os mais lidos da Categoria