Saiba como evitar o envio de WhatsApp em massa e como denunciar essa prática corretamente.

Já vivemos alguns episódios polêmicos em que algumas empresas contrataram o serviço de envio de WhatsApp em massa, com mensagens contra alguma campanha eleitoral.

Além de configurar um crime eleitoral, pois o ato é considerado como financiamento empresarial à campanha do candidato oponente, a prática tem outro impacto extremamente negativo quando pensamos no Marco Civil da Internet — que explica que há uma pressão política e pública para evitar esse tipo de propagação — e, também, na experiência das pessoas com o WhatsApp.

Esse serviço de “disparo de WhatsApp em massa” geralmente acontece com bases de usuários vendidas por agências de estratégia digital, ou seja, não necessariamente esses usuários dão permissão para receber essas mensagens.

“Quando usam bases de terceiros, essas agências oferecem segmentação por região geográfica e, às vezes, por renda. Enviam ao cliente relatórios de entrega contendo data, hora e conteúdo disparado.” Folha de S. Paulo

Continue a leitura e aprenda a identificar e denunciar o envio de WhatsApp em massa, especialmente quando relacionado a fake news.

Qual a diferença entre disparos autorizados e o envio de WhatsApp em massa?

Esse tipo de notícia pode colocar em xeque a credibilidade das empresas que já possuem um contato oficial, feito de maneira legal, através da WhatsApp Business API. Por isso, é importante perceber algumas diferenças entre o serviço autorizado e o ilegal:

Disparos autorizados por meio de contas verificadas

O novo serviço do WhatsApp para médias e grandes empresas, o chatbot para WhatsApp, foi lançado em 2018.

Dessa forma, todas as empresas que têm interesse em fazer um contato oficial no WhatsApp precisam ser aprovadas pelo próprio WhatsApp — o que já é uma medida poderosa de segurança.

Sendo aprovadas, as empresas passam a ter contas confirmadas ou verificadas, sendo que:

  • Conta confirmada: a empresa foi aprovada pelo WhatsApp e aparece com um check cinza no perfil do número do aplicativo. O título da thread é o número do telefone, a não ser que o usuário adicione o número da agenda.
  • Conta verificada: a empresa foi aprovada pelo WhatsApp e aparece com um check verde no perfil do número do aplicativo. O título da thread é o nome da empresa, mesmo que o usuário não tenha o número na agenda.
Exemplo de conta verificada pelo WhatsApp
Conta verificada pelo WhatsApp

A partir daí, as empresas são autorizadas a atenderem seus clientes gratuitamente no canal, bem como a enviarem notificações para WhatsApp pagas.

No entanto, essas notificações só podem ter cunho informativo, ou seja, nada de promoções no canal. E mesmo que o WhatsApp aprove-as no futuro, existe uma limitação relacionada ao tipo de conteúdo que é veiculado — não são permitidos conteúdos relacionados à pornografia e drogas, por exemplo.

Outro ponto importantíssimo é o opt-in, a permissão que o usuário concede para ser notificado pela empresa. Mais que um resguardo para a organização, o opt-in é uma forma de respeitar o usuário e as suas decisões — como o próprio WhatsApp prega, a melhor experiência para o usuário é ele mesmo escolher o que vai ou não receber.

Disparo de WhatsApp em massa pirata

Já o envio ilegal de mensagens aos usuários acontece de maneira bem diferente:

“O que a Folha de São Paulo denunciou não acontece através dos parceiros homologados pelo WhatsApp. As empresas citadas não são autorizadas pelo app a comercializarem serviços de mensageria nele. Em vez de usarem a API oficial, burlam a política de uso do WhatsApp se passando por mensagens enviadas por pessoas físicas.” Fernando Paiva – Mobile Time

Assim, para conseguirem fazer esses disparos em massa, essas empresas utilizam softwares criados para essa finalidade e números móveis diversos, inclusive internacionais, em um modelo “parecido com aquele das chipeiras usadas no SMS pirata”, nas palavras do CTO da Take, Sérgio Passos.

A boa notícia é que o WhatsApp cumpriu sua promessa de ficar de olho nesse tipo de ilegalidade e punir quem a praticar.

A empresa baniu as contas das empresas suspeitas de disparar mensagens em massa nessas eleições, utilizando tecnologias para detectar spams e identificar comportamentos anormais nas contas.

Além da punição, a prevenção também está acontecendo. O WhatsApp tem tomado algumas medidas relacionadas à questão das fake news, para que o canal permaneça com sua característica pessoal e privada:

  • limitação da quantas vezes o usuário pode encaminhar uma mensagem — de 256 conversas para 20 conversas;
  • rótulo em mensagens que são encaminhadas, o que ajuda a entender quais conteúdos foram escritos pelo remetente ou não;
  • no âmbito das eleições, trabalho junto às autoridades: reunião com policiais, procuradores e autoridades do Judiciário para explicar sobre o uso do WhatsApp em investigações oficiais.

Falando em fake news, como identificar e denunciar notícias falsas

Confira algumas dicas práticas para não cair em fake news:

  • Cheque sempre a fonte do conteúdo;
  • Caso o texto não possua fonte, pergunte a quem te enviou a mensagem. A própria pessoa pode ter caído em um boato falso;
  • Pesquise a notícia na internet para checar se há portais confiáveis falando sobre o assunto;
  • Em caso de fotos, pesquise-as no Google para conferir se são reais ou montagem;
  • Cuidado com piadas: por vezes, sites de humor como o Sensacionalista fazem notícias falsas como sátiras da realidade. Assim, verifique o histórico do portal e o tom do conteúdo;
  • Conheça algumas ferramentas de checagem de fatos.

Feito isso, caso você identifique notícias falsas, também é importante denunciá-las. Veja como denunciar mensagens e posts no WhatsApp e no Facebook neste link.

Contatos inteligentes são a nova forma de presença digital. É preciso cuidar bem deles

Além de desmistificar o trabalho que as empresas com contatos oficiais no WhatsApp têm realizado, o objetivo deste artigo é convidar todas as pessoas a refletirem: apesar dessa tendência do envio de WhatsApp em massa, esse novo canal representa uma oportunidade extraordinária para as marcas conversarem com seus clientes da melhor maneira para todos.

As empresas precisam entender que um contato inteligente dentro do WhatsApp é a sua nova forma de presença digital.

Assim como cuidar da avaliação dos seus sites e apps, quanto melhor for a avaliação da interação com o seu contato, melhor será o resultado para o seu negócio.

Criar um contato no WhatsApp é muito mais fácil do que indicar um app para ser baixado pelo cliente, e para começar a interagir, basta enviar a primeira mensagem. O oposto também é verdadeiro: bloquear um contato é tão ou mais fácil do que desinstalar um aplicativo.

Os contatos inteligentes, criados por meio do desenvolvimento da tecnologia de inteligência artificial, vieram para ficar, e uma avaliação 5 estrelas, será o principal diferencial competitivo das empresas.

Então, por que escolher o lado errado, pirata, fora do combinado, com envio de WhatsApp em massa e sem autorização?

A mudança de paradigma que o WhatsApp Business API propõe vai além de enviar mensagens a um grande volume de usuários. A grande força está:

  • na confiança da conta verificada;
  • na construção de uma relação consistente;
  • na visão de longo prazo.

É preciso entender que, de agora em diante, as empresas estarão presentes na internet na forma de contatos — não apenas números e e-mails que recebem reclamações e elogios, mas contatos inteligentes capazes de:

  • construir relações bidirecionais e de longo prazo com os usuários;
  • oferecer boas experiências;
  • respeitar sua privacidade.

“A luta contra a desinformação é um desafio permanente para a sociedade. Para avançarmos, precisamos de todos — de empresas de tecnologia à sociedade civil, governo e usuários.” Chris Daniels, VP do WhatsApp“.

Então, se você representa uma empresa que deseja criar relacionamento com clientes, de maneira saudável e inteligente, sua melhor opção é integrar-se à API oficial do WhatsApp através do Blip.

Com a ferramenta você consegue estruturar seu chatbot e colocá-lo no ar em poucos passos:

  • defina o fluxo;
  • crie o conteúdo da conversa;
  • publique seu bot em vários canais.

Agora que você já sabe tudo sobre os problemas do envio de WhatsApp em massa e compreendeu mais a fundo o WhatsApp Business API e como a Blip pode contribuir para a sua implementação, entre em contato com a nossa equipe!

Conheça a Blip e aproveite a oportunidade de revolucionar como a sua empresa se comunica com os seus clientes!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀