A geração de leads é um termo muito presente no universo do marketing digital. Esse conceito, diz respeito à etapa inicial de interesse de uma pessoa pela marca. E considerando esse momento, atualmente, gerar leads pelo WhatsApp é uma estratégia que tem ocasionado grandes resultados.

Pois a corrida por criar estratégias de marketing inovadoras é constante, porque elas são responsáveis por atrair clientes, nutrir com conteúdos úteis e conduzi-lo até a tomada de decisão de compra, para que, de fato, esse lead se torne um consumidor da sua marca

Com a leitura desse texto, você vai saber como o WhatsApp pode ser um ótimo método na estruturação de um plano de geração de lead, quais são as possibilidades que o app disponibiliza e quais são as vantagens de integrar essa ferramenta na sua estratégia. 

Confira!

Qual a importância do WhatsApp no processo de vendas?

A popularidade do WhatsApp é indiscutível. Diversas pesquisas apontam o seu crescimento, sua frequência de uso pelas pessoas e a importância que o app tem na vida das pessoas.

Um dado que vale ser comentado é que o aplicativo está instalado em 99% dos smartphones ativos no Brasil, portanto é seguro dizer que ele já faz parte do dia a dia dos consumidores.

Pensando nisso, comumente as pessoas utilizam o WhatsApp para conversas entre amigos, familiares, colegas de trabalho e outros indivíduos do seu meio social.

Porém, por ser um canal de comunicação muito popular, as empresas perceberam que o aplicativo de conversação poderia ser uma ótima ferramenta comercial.

Para justificar essa afirmação, a pesquisa da Opinion Box e Mobiletime, de fevereiro de 2020, apontou que

“no Brasil, 76% dos usuários do WhatsApp se comunicam com marcas e empresas pelo aplicativo com objetivo para tirar dúvidas e pedir informações”, além disso “outros 65% querem receber suporte técnico e 61% desejam receber promoções.”

Dessa maneira, embora a compra não seja a única atividade realizada entre empresa e consumidor via WhatsApp, esses dados reforçam ainda mais a ideia de que as marcas podem — e devem — utilizar o aplicativo como mais um canal de comunicação e vendas.

Pensando nessa grande proporção que o aplicativo tomou na vida das pessoas, o próprio app resolveu facilitar a utilização das empresas criado a versão Business do WhatsApp, disponibilizando funcionalidades próprias para contas comerciais. 

Com isso, as marcas estão com a faca e o queijo na mão: uma ferramenta onde o público já é adepto e usa constantemente, contando ainda com possibilidades específicas para negócios. 

Afinal, como gerar leads pelo WhatsApp?

Estruturar estratégias de marketing eficientes é um grande desafio para qualquer empreendimento e o processo de atrair leads e captar informações sobre é fundamental. Porque a partir daí, as empresas conseguem iniciar uma comunicação e criar relacionamentos.

Essas estratégias, normalmente, são feitas por meio de e-mails, formulários e anúncios patrocinados.

Porém, levando em consideração a forte atuação dos aplicativos de troca de mensagens, surgiram novas possibilidades de geração de leads. E o WhatsApp é um desses meios que tem um grande potencial de sucesso. 

Esse planejamento, ainda que com grandes chances de aceitação do público, deve ser feito de maneira organizada e estruturada, criando uma jornada de atração, captação e gestão de leads. Pois arquitetar bem esse processo é o que gera bons resultados.

Nesse sentido, seguem algumas dicas para gerar leads pelo WhatsApp, da melhor maneira possível.  

Integrando o WhatsApp a um CRM

Customer Relationship Management (CRM) é um termo da língua inglesa, que pode ser traduzido para o português como Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Esse termo também é utilizado para definir os softwares de automação de marketing, que faz a gestão dos dados de leads e clientes de forma organizada e automatizada.

Dentre as suas inúmeras funções, algumas delas são:

  • gestão de dados dos leads e clientes;
  • gestão de informações de interação;
  • qualificação de contatos;
  • gerenciamento de conteúdo;
  • geração de relatórios de atividades;
  • envio de e-mail marketing;
  • fechamento de negócios;
  • atribuição de tarefas;
  • criação de listas de contatos;
  • criação de formulários para captação de leads;
  • métricas.

Além dessas e outras utilidades, é possível fazer uma integração desse CRM com o WhatsApp. Ou seja, sua empresa capta os leads pelo WhatsApp e as informações adquiridas são armazenadas no CRM.

Essa integração representa um grande avanço para as estratégias de marketing.

Porque une uma ferramenta extremamente eficiente e popular para criar uma relação entre marca e consumidor — o WhatsApp — e outra especializada na gestão desse relacionamento — como o HubSpot, por exemplo, que disponibiliza essa e outras funções para construir um plano eficiente de marketing, vendas, gerenciamento de conteúdo e atendimento ao cliente..

Divulgando nos canais de mensagem

Como citado acima, os canais de mensagem como o WhatsApp são ótimos locais de divulgação. Com eles, existem diversas oportunidades como:

  • envio de cupons de desconto;
  • compartilhamento de conteúdos;
  • promoções em datas especiais;
  • campanhas de indicação;
  • comunicado sobre novos serviços e lançamento de produtos.

Nessa etapa de divulgação, a criatividade não pode ter limites. Pois vale a pena aproveitar toda e qualquer ideia que possa ser executada por intermédio de um bate-papo.

Realizando campanhas Click to Chat

O Click to Chat é um recurso que permite que um usuário inicie uma conversa com um determinado destinatário, sem que ele tenha o número salvo em sua agenda, por meio de um link.

Funciona da seguinte forma: cria-se um link, a partir do número de destino, o qual vai redirecionar o usuário para uma conversa dentro do WhatsApp. Com isso, o caminho para entrar em contato é encurtado, porque basta um clique para dar início ao bate-papo.

No momento da criação desse link, também é possível incluir uma mensagem automática, com uma frase previamente programada — um call to action — que pode servir para informar ao lead o objetivo daquela interação e auxiliar a empresa, para que o atendente saiba de onde veio aquele contato.

Divulgando seus serviços para gerar leads pelo WhatsApp

Ainda sobre divulgação no WhatsApp, é importante ressaltar um recurso muito útil para fazer divulgações para vários leads ou clientes: a lista de transmissão. Com ela, é possível enviar a mesma mensagem para diversos contatos ao mesmo tempo.

Entretanto, para realizar essa ação as empresas devem estar atentas ao opt-in do WhatsApp. O opt-in é um mecanismo de segurança de dados, uma autorização formal do usuário no app que, caso seja habilitada, permite receber notificações de contas comerciais.

O intuito dessa ferramenta é que o usuário saiba, explicitamente, qual o tipo de conteúdo ele está autorizando receber, de maneira que ele realmente esteja ciente do objetivo das mensagens em questão.

Quais são as vantagens de gerar leads pelo WhatsApp?

Gerar leads pelo WhatsApp

Posteriormente a apresentação de todas as possibilidades de gerar de leads pelo WhatsApp, neste tópico serão mostradas as principais vantagens dessa estratégia para os negócios.

Possibilidade de acompanhamento pelo CRM

Com a chance de habilitar uma integração entre o WhatsApp e CRM, a geração e, especialmente, o acompanhamento do lead torna-se muito mais rica.

Porque ainda que a versão business do app apresente algumas métricas e estatísticas sobre o envio de mensagens, essa função não se compara à quantidade de informações que um CRM disponibiliza.

Então, esse é um benefício que faz toda a diferença para uma estratégia de marketing, desde o primeiro contato do lead com a marca até o final da jornada de compra, depois que ele vira um cliente.

Esse acesso e gerenciamento de dados auxiliam, inclusive, no planejamento de ações de pós-venda e fidelização de clientes. Portanto, esse acompanhamento é de grande valia para a sua empresa e possibilita uma série de oportunidades.

Automatização de mensagens

Outro benefício proveitoso de utilizar o famoso canal de comunicação para gerar leads é poder criar uma automatização de mensagens. O envio de mensagens automáticas é uma prática que potencializa e otimiza diversas tarefas, principalmente as relacionadas a atendimento.

Por exemplo, em um atendimento o qual funciona com o auxílio de um chatbot, percebemos as seguintes melhorias:

  • diminuição de tempo de resposta, porque o software responde quase que instantaneamente às mensagens recebidas;
  • disponibilidade de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • diminuição de fila de espera, pois os atendimentos acontecem simultaneamente;
  • atendimento personalizado.

Essas são algumas características do atendimento automatizado, que resultam em uma maior satisfação do cliente. É importante dar atenção a essa etapa do atendimento, pois ela 

é uma peça chave para a experiência do seu cliente e essa fase deve ser conduzida de maneira adequada e satisfatória.

Redução nos custos

Embora o WhatsApp gere alguns custos na realização de algumas atividades, uma vez que o seu negócio está em contato direto com o lead e ele autoriza o envio de comunicação via app, o custo de manutenção daquele lead é reduzido, se comparado a outros métodos de captação e nutrição de contatos.

Além disso, pensando num atendimento automatizado, os custos relacionados a profissionais de atendimento também tendem a cair, pois mesmo que a demanda por atendimento aumente, a vazão das conversas acontece com a mesma fluidez e eficiência

Atendimento ágil e de qualidade

O atendimento feito via WhatsApp é ágil e de qualidade. A agilidade está muito relacionada à própria “cultura de interação” que as pessoas desenvolveram e que o app é um dos principais protagonistas desse modelo de comunicação.

As mensagens trocadas por qualquer aplicativo de conversação são naturalmente rápidas e os usuários esperam respostas instantâneas, tanto de conversas pessoais como respostas vindas de contas comerciais.

Por outro lado, essa comunicação precisa ser qualificada. Em outras palavras, o lead requer uma conversa personalizada, que faça sentido e que tenha utilidade para ele.

Certamente, apenas o fato de se estar utilizando o WhatsApp não garante que essa conversa vai ser de qualidade, mas a tendência é que uma conversa via chat se torne cada vez mais aprimorada, uma vez que é um ambiente que cria oportunidades para isso. 

Case prático: Blip + Hubspot

O aplicativo da Blip no marketplace Hubspot foi desenvolvido para possibilitar uma integração rápida e simples entre as duas plataformas.

A integração possibilita três funcionalidades que são as mais pedidas pelos nossos clientes:

  • Disparo de Notificação Ativa;
  • Registro de Lead; e
  • Registro de Histórico de Atendimento Humano.
Mariana Mendes

Com pequenas configurações, é possível integrar qualquer Contato Inteligente ao Hubspot, trazendo automação, eficiência e centralização das informações para nossos clientes.

Mariana Mendes – Product Manager em Blip

Através da automatização de fluxos de trabalho na HubSpot é possível disparar notificações ativas no WhatsApp para todos aqueles contatos que atendam os critérios previstos no fluxo.

Na parte de registro do lead, a integração possibilita levar todas as informações do Contato do Blip para a Hubspot como uma forma de centralização das informações.

Já com o registro de histórico de atendimento humano, ao finalizar um ticket no Blip Desk, imediatamente o histórico é registrado nas atividades do contato na Hubspot.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀