O gerenciador de atendimento no WhatsApp é uma ferramenta para empresas administrarem grandes volumes de mensagens no aplicativo, além de centralizar conversas em um único número e automatizar tarefas.

Com usuários ativos em todo o mundo, o WhatsApp é um grande aliado das empresas que desejam se aproximar de seus clientes. Ele pode ser incorporado ao negócio de várias formas, desde suporte e disparo de ofertas, até envio de boletos e lembretes de pagamento.

E tudo isso se torna ainda mais prático e fácil com um gerenciador de atendimento no WhatsApp.

Na prática, essa ferramenta permite gerenciar o fluxo de mensagens, centralizando as informações em uma interface que permite tanto o atendimento humano quanto automatizado.

Continue a leitura e descubra, em detalhes, como funciona um gerenciador de atendimento no WhatsApp.

O que é um gerenciador de atendimento no WhatsApp?

O gerenciador de WhatsApp é um nome popular para uma ferramenta conectada à API do WhatsApp Business. Ele foi lançado em 2018, para empresas com um grande fluxo de mensagens trocadas no aplicativo. 

Dentre as duas versões do WhatsApp Business, a API tem todos os recursos necessários para uma empresa se comunicar com clientes.

Por exemplo, permite a inclusão de um chatbot, escalando e aumentando o tempo de atendimento para 24 horas por dia

Com o gerenciador de atendimento no WhatsApp, a sua equipe tem acesso a uma variedade de recursos, como: 

  • envio de mensagens ativas: confirmação de pedidos, lembretes de consultas, solicitações de pagamento, envio de boletos etc;
  • automação: respostas automáticas, regras de atendimento, chatbots e contatos inteligentes;
  • geração de relatórios: tempo de resposta, satisfação de clientes, tempo de resolução;
  • integração com CRM: conecte o WhatsApp ao seu sistema de gestão;
  • vários atendentes conectados: todas as conversas ficarão salvas em uma única plataforma;

Além disso, a API permite que as empresas gerenciem e respondam mensagens do WhatsApp com vários usuários em um único número.

Leia também: como fazer multiatendimento no WhatsApp?

Como gerenciar o WhatsApp Business?

Para usar a API do WhatsApp Business e acessar os recursos que citamos, você precisa de uma plataforma de atendimento, como a Blip.

Isso porque a interface da API só funciona com uma ferramenta de gestão, por isso o nome gerenciador de atendimento no WhatsApp

Mas para garantir a segurança de todas as informações que serão trocadas via WhatsApp, é importante usar soluções oficiais.

A Blip é uma plataforma gerenciadora de atendimento no WhatsApp, com tudo que sua empresa precisa para criar um chatbot inteligente. Com a Blip, sua empresa une o poder da automação ao atendimento humano. Além do WhatsApp, é possível conectar outros canais de atendimento.

Leia também: Automação de WhatsApp: o que é e como fazer

Gerenciador de atendimento no WhatsApp na prática

Ao optar por usar a API do WhatsApp Business, cada empresa pode construir o seu gerenciador de atendimento no WhatsApp. Isso porque, a ferramenta oferece diversos recursos e você pode escolher quais usar. 

Esse é um grande motivo para optar pela API do WhatsApp em vez do WhatsApp Business padrão. Afinal, cada empresa possui suas necessidades e a forma como atende os seus clientes no aplicativo deve refletir o seu DNA. 

Imagem do contato inteligente da Cidadania 4u
Cid – Cidadania 4U

Um exemplo de personalização do atendimento no WhatsApp é a empresa Cidadania4U, agência que ajuda brasileiros a garantirem a cidadania europeia. 

Para se diferenciar e personalizar o seu atendimento, a marca criou o Cid, um avatar personalizado. Ele é responsável por agendar atendimentos, tirar dúvidas dos usuários e ajudá-los a entender o funcionamento de todo o processo da empresa.

Tudo isso só foi possível, porque a empresa uniu a tecnologia ao seu estilo para construir uma comunicação única para os clientes. Tudo isso no aplicativo de mensagens que eles mais utilizam. 

4 benefícios de um gerenciador de atendimento no WhatsApp

Confira alguns dos principais benefícios que a API do WhatsApp Business pode trazer para o seu negócio. 

1. Escalar o atendimento

O gerenciador de atendimento no WhatsApp ajuda a aumentar a capacidade operacional da sua equipe. Com a API do WhatsApp, é possível conectar múltiplos usuários em um único número, aumentando a capacidade de atendimento.

Outro grande benefício é a automatização do WhatsApp por meio de um chatbot.

Nesse caso, os atendentes humanos conseguem se dedicar a tarefas específicas, ou suportes mais complexos. Enquanto isso, o bot responde às dúvidas mais frequentes automaticamente. 

2. Realizar campanhas de marketing

O WhatsApp tem mais de 147 milhões de usuários no Brasil. Esse é um verdadeiro oceano azul para empresas se aproximarem dos seus clientes e oferecerem ofertas personalizadas aos clientes.

Com o gerenciador de atendimento do WhatsApp, você consegue disparar campanhas de marketing em massa ou individuais. A ferramenta ainda permite vender diretamente pelo WhatsApp, além de acompanhar métricas de abertura, conversão e satisfação. 

3. Construir uma marca forte no WhatsApp

Com o crescimento do WhatsApp, muitas pessoas passaram a usar o aplicativo para aplicar golpes com contas falsas de empresas.

Ao usar a API do WhatsApp Business, a sua empresa é verificada pela própria Meta. Inclusive, o WhatsApp pode oferecer um selo de verificação à sua marca.

4. Acessar dados de atendimento

O gerenciador e atendimento no WhatsApp oferece recursos de análise de dados. Essas informações são essenciais para basear decisões de negócio e direcionar esforços. Afinal, dados são o bem mais valioso que as empresas têm atualmente. 

Acompanhe o desempenho do seu atendimento, avaliando o tempo que a equipe leva para solucionar um problema. Além disso, saiba as principais dúvidas que os clientes estão tendo.

O gerenciador de atendimento no WhatsApp é uma ferramenta para empresas melhorarem a relação com clientes. Muito mais do que responder às dúvidas, a API permite que empresas vendam, interajam e construam experiências de forma simples, com mensagens. 

Dê um passo a frente e se aproxime dos seus clientes com os recursos de atendimento mais avançados do mercado! Confira algumas das possibilidades que a plataforma Blip oferece:

Fale com nossos especialistas e descubra a melhor forma de implementar um gerenciador de atendimento no WhatsApp!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀