Cada vez mais pessoas são vítimas de golpes no WhatsApp. Aprenda como se proteger e conheça os 3 golpes mais comuns.

É cada vez mais comum chegarem mensagens no WhatsApp oferecendo empregos com salários astronômicos, sorteio de brindes exclusivos e até mesmo algum familiar pedindo dinheiro. Se você recebeu alguma mensagem assim, cuidado, pois você pode estar diante de um golpe no WhatsApp.

Os golpes e fraudes no aplicativo não são novidade, mas crescem cada vez mais. Para se ter uma ideia, em 2020, mais de 5 milhões de brasileiros já haviam caído em algum tipo de golpe no WhatsApp.

Hoje, os números apenas cresceram e os golpes evoluíram, principalmente após o aparecimento de versões não oficiais do WhatsApp.

Mas como se proteger desse tipo de prática maliciosa? Continue a leitura para descobrir os tipos mais comuns de golpe no WhatsApp e algumas dicas valiosas para se proteger.

Golpes no WhatsApp: os mais comuns

1- Golpe da conta falsa

Um dos golpes mais reportados pelas vítimas envolve a criação de uma conta falsa no WhatsApp, onde os criminosos se passam por algum conhecido da vítima e entram em contato como se tivesse trocado de número.

Em seguida, eles pedem dinheiro e criam situações onde chegamos até a nos questionar se são verdadeiras ou não.

Normalmente, os golpistas acessam listas de contatos em aplicativos online ou até mesmo conseguem dados e imagens em perfis de redes sociais. Logo, todo cuidado é pouco quando se conversa sobre dinheiro no aplicativo.

BLOG banners 14 - Golpes no WhatsApp: como se proteger? golpes no whatsapp

2- Golpe do WhatsApp clonado

Outro tipo de golpe é quando alguns criminosos conseguem acessar dados de segurança do celular da vítima. Normalmente eles enviam links falsos ou até mesmo usam aplicativos espiões.

Outra situação é quando esses infratores acessam o chip do celular da vítima, após algum roubo. Com o acesso ao chip, é possível receber códigos e fraudar a verificação de dois fatores.

Uma vez com o código em mãos, o acesso às contas de redes sociais é facilitado e eles conseguem entrar em contato com amigos e familiares usando a conta de WhatsApp da vítima.

Além disso, esse tipo de golpe também pode liberar o acesso dos criminosos a outras contas, onde eles conseguem realizar transações bancárias, por exemplo.

Ou seja, o prejuízo pode ser muito alto, visto que eles se passam pela vítima e fazem empréstimos, transferências de saldo e compras com cartão de crédito.

BLOG banners 15 - Golpes no WhatsApp: como se proteger? golpes no whatsapp

3- Golpe das ofertas falsa

No golpe das ofertas falsas, os criminosos se passam por funcionários de empresas e entram em contato pelo telefone ou por mensagem.

Nestes casos,  eles costumam oferecer promoções, produtos exclusivos, premiações e até mesmo vagas de emprego, solicitando a confirmação de um código de verificação recebido por SMS ou até mesmo enviam links maliciosos.

Depois, conseguem acessar contas bancárias ou induzem a vítima a fazer transferências de dinheiro.

Como se proteger de um golpe no WhatsApp?

Até aqui, você aprendeu alguns dos golpes mais comuns aplicados por criminosos em redes sociais. Mas, como se proteger de um golpe no WhatsApp?

Sabemos que muitas vezes as fraudes acontecem em momentos em que as vítimas não estão prestando muita atenção e acabam dando informações sobre amigos, familiares e dados pessoais.

Confira algumas dicas para se proteger de golpes e fraudes no WhatsApp!

Use verificação em duas etapas

Uma das medidas de segurança mais eficazes contra golpes no WhatsApp, a verificação em duas etapas exige um código de verificação que geralmente é enviado por mensagem de texto ou e-mail previamente informado.

Por isso, tenha sempre contas de e-mail alternativas, para redefinir senhas, caso você se esqueça.

Importante: não informe os códigos de confirmação a nenhuma pessoa. Ou seja, jamais acredite que alguma empresa pedirá o código de confirmação por telefone ou WhatsApp.

BLOG banners 16 - Golpes no WhatsApp: como se proteger? golpes no whatsapp

Confie apenas em contas de WhatsApp oficiais

Recebeu algum comunicado de bancos ou outras empresas pelo WhatsApp? Desconfie!

Antes de mais nada, verifique se a conta com a qual está conversando é uma conta de WhatsApp Business oficial. Você pode fazer isso verificando os números de contato das empresas com as quais você se relaciona enquanto cliente.

Neste cenário, quase nenhuma empresa entra em contato pedindo dinheiro ou confirmando informações por mensagem de texto. Logo, mesmo que o contato tenha nome, foto de perfil e status parecidos com uma conta oficial, desconfie.

Se você for responsável por alguma empresa, a melhor forma de garantir a segurança dos usuários é utilizar o WhatsApp Business API oficial, pois o próprio grupo Meta se ocupa de verificar a conta com segurança.

Quando uma conta é oficial e usa soluções seguras, a conversa vai exibir uma mensagem como essa:

Mensagem de segurança contra golpes no WhatsApp

Hoje, muitas soluções não oficiais viabilizam golpes, quando não os aplicam. Por isso, quando for configurar o WhatsApp Business de sua empresa, é fundamental procurar algum provedor oficial do aplicativo, como Blip.

BLOG banners 17 - Golpes no WhatsApp: como se proteger? golpes no whatsapp

Crie senhas fortes

Na hora de criar senhas, siga as recomendações de segurança e crie senhas fortes para todos os tipos de contas. Além disso, não salve senhas no celular ou no computador. Se precisar de ajuda para se lembrar, anote-as em papéis.

Uma senha forte contém caracteres maiúsculos, minúsculos, símbolos e não formam palavras óbvias, como nomes e telefones pessoais.

Não dê informações pessoais pelo WhatsApp

Como já indicamos acima, dificilmente uma empresa vai solicitar informações e dinheiro pelo WhatsApp. Normalmente, os comunicados oficiais chegam por e-mail ou até mesmo correspondência física.

Caso alguém entre em contato pedindo algum tipo de informação pessoal, desconfie! 

Além disso, não clique em links enviados para você, mesmo que por um conhecido, e nem em algum anúncio que pareça bom demais para ser verdade.

Proteja o celular em casos de roubo

Ninguém sabe quando vai perder o celular ou quando terá o aparelho furtado. Nesse caso, o melhor a se fazer é proteger bem as informações do celular.

Escolha senhas complexas para desbloquear o aparelho ou use recursos como Face ID e desbloqueio por impressão digital.

Além disso, dificulte o acesso a notificações. Você pode fazer isso bloqueando o conteúdo de notificações quando a tela está bloqueada. Dessa forma, se o criminoso quiser usar algum código enviado por SMS, terá, no mínimo, que usar outro aparelho.

Em caso de furto, a primeira coisa a se fazer é entrar em contato com sua operadora e bloquear o chip. Assim, os criminosos não conseguem utilizar para receber códigos de verificação e acessar os dados.

Caí em um golpe no WhatsApp, e agora?

Se mesmo assim você for vítima de algum golpe no WhatsApp, é muito importante avisar seus contatos, amigos e familiares o quanto antes. Dessa forma, você evita que eles possam fazer alguma transferência de dinheiro.

Depois, recomendamos fazer um boletim de ocorrência. O documento será muito útil caso os criminosos consigam clonar algum cartão ou acessar contas bancárias.

Além disso, é importante tentar recuperar a conta. Tente remover todos os acessos ao aplicativo, tanto do celular quanto do WhatsApp Web. Em seguida, ative-a em um novo aparelho.

Se tiver o celular roubado, lembre-se de bloquear o chip antes de mais nada. Afinal, com o chip, um criminoso consegue acessar outros serviços e aplicar golpes em outras pessoas usando o seu número.

WhatsApp Business API oficial – a melhor forma de garantir segurança

Por fim, opte sempre por  versões oficiais do WhatsApp, seja para uso pessoal ou profissional. Por ser desenvolvido pela Meta, temos a garantia de que estaremos seguros.

Optar por versões piratas pode ser um risco dobrado, pois não se sabe para onde vão os dados das conversas e nem mesmo se o aplicativo não é usado para espionar e roubar dados.

Além de garantir segurança, o WhatsApp Business API conta com uma série de recursos avançados e pensados especialmente para empresas se comunicarem com seus clientes.

Quer conhecer todo o potencial dessa ferramenta? Baixe agora mesmo este ebook gratuito sobre o WhatsApp Business e conheça todos os recursos do mensageiro para sua empresa!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀