Quem nunca recebeu uma mensagem automática no WhatsApp certamente nunca conversou com empresas pelo aplicativo. Embora este recurso possa parecer robotizado, uma mensagem automática no WhatsApp pode ajudar a garantir a melhor experiência do usuário.

Cada vez mais empresas atendem seus clientes pelo WhatsApp e usam mensagens prontas para direcionar o atendimento e otimizar a experiência dos clientes. Um dos principais benefícios é reduzir o tempo de espera e, muitas vezes, orientar os usuários dando informações sobre o atendimento.

Neste contexto, criamos alguns modelos de mensagens automáticas para você adaptar e inserir na comunicação de sua empresa. Confira!

Atendimento ao cliente por WhatsApp: os principais benefícios

Antes de mais nada, devemos reconhecer os benefícios de atender os clientes utilizando o aplicativo de mensagens. Afinal, é neste contexto que devemos recorrer a uma mensagem automática no WhatsApp

  • Acessibilidade e facilidade: as pessoas já utilizam o WhatsApp para se comunicarem em diferentes situações.
  • Atendimento ágil: além de ter fácil acesso, o WhatsApp possibilita que o atendimento ao cliente seja ágil. Neste contexto, apenas um atendente consegue conversar com diferentes pessoas ao mesmo tempo. 
  • Atendimento personalizado: a comunicação feita pelo WhatsApp tem diversos recursos de personalização, aproximando a empresa dos usuários.
  • Soluções humanizadas: o WhatsApp permite que o atendimento seja feito de forma humanizada, mesmo com a ajuda de chatbots, podendo desenvolver um Contato Inteligente
  • Flexibilidade: o WhatsApp suporta diferentes formatos de mensagem. Logo, o atendimento ao cliente também pode contar com mensagens de texto, imagens, vídeos e até mesmo áudios. 
  • Comunicação segura: para garantir que o atendimento ao cliente seja seguro, ao conversar pelo WhatsApp Business, as pessoas sabem que estão falando com empresas. 
  • Disponibilidade 24/7: um dos pilares para um bom atendimento ao cliente, estar disponível 24 horas e 7 dias por semana é fundamental para oferecer uma boa experiência. 
  • Escalabilidade: o atendimento pelo WhatsApp é 100% escalável, ou seja, é possível reter grande volume de atendimento e escalar demandas de forma inteligente. 
  • Informações centralizadas: todo o atendimento ao cliente pode ser centralizado em uma única plataforma de atendimento, ou seja, qualquer pessoa da equipe terá acesso a todas as informações necessárias para o atendimento. 
  • Métricas de atendimento: todo atendimento feito pelo WhatsApp gera dados de atendimento que podem guiar as tomadas de decisão da empresa. Além disso, é possível fazer pesquisas de satisfação pelo WhatsApp, o que influencia melhorias no atendimento ao cliente. 
  • Vendas inteligentes: uma mensagem automática no WhatsApp pode servir para alavancar as vendas de forma inteligente!

Veja mais dicas de como usar o WhatsApp em sua empresa:

Quando enviar mensagem automática no WhatsApp?

As frases prontas para clientes no WhatsApp são grandes aliadas na hora de oferecer uma boa experiência aos usuários.

Neste contexto, listamos algumas situações em que uma mensagem automática no WhatsApp ajuda a reter o atendimento e escalar as demandas

Vamos aos exemplos? 

Mensagens de saudação e boas-vindas

A primeira situação para uma mensagem automática no WhatsApp é saudar e dar boas-vindas aos clientes. Aqui, vale lembrar que a criatividade é grande aliada às boas experiências. Atente-se a alguns aspectos:

Como enviar mensagem automática no WhatsApp para seus clientes - Como enviar mensagem automática no WhatsApp para seus clientes Mensagem automática no whatsapp

O que enviar como mensagem de saudação para clientes no WhatsApp?

  1. Olá! Desejamos boas-vindas a [nome da empresa]! Como podemos ajudar hoje?
  2. Oi, tudo bem? Me chamo [nome]! Você tem alguma dúvida sobre nossas soluções? 
  3. Olá, tudo bem? Ficamos muito felizes com o seu contato! Como podemos te ajudar hoje?
  4. Hey, tudo bem com você? Me chamo [nome] e estou aqui para te atender. Me conte, como posso te ajudar?
  5. Olá, tudo bem? Recebemos sua mensagem e vamos responder o mais rápido possível! 
  6. Agradecemos o seu contato com a [nome da empresa], vamos responder o mais rápido possível. Como podemos ajudar?

Leia também: Conversational Commerce – conheça o conceito por trás dessa tendência

Mensagens de desculpas ou resolução de problemas

Muitas vezes os clientes procuram o atendimento pelo WhatsApp para resolver problemas de forma rápida e segura.

Neste caso, algumas mensagens prontas podem ajudar. Veja algumas sugestões:

  1. Poxa! Essa não é a experiência que queremos para nossos clientes. Vamos resolver sua solicitação o mais rápido possível. 
  2. Agradecemos o seu contato e informamos que estamos com lentidão em nosso sistema. Em breve vamos responder a sua mensagem. 
  3. Temos boas notícias! Nosso técnico já está a caminho para resolver o sua solicitação. 
  4. Pedimos desculpas pelo ocorrido! Vamos solucionar o mais rápido possível! 
  5. Lamentamos o ocorrido! Nossa equipe vai solucionar dentro das próximas 24 horas. Enquanto isso, aproveite este cupom de desconto: [cupom de desconto].

WhatsApp na saúde: como usar o aplicativo para se comunicar com pacientes

Mensagens prontas de agradecimento 

Principalmente em momentos pós-venda, uma mensagem automática no WhatsApp, além da gratidão, que a relação com o cliente não encerrou por ali. Veja alguns exemplos:

  1. Agradecemos pela sua compra! Vamos atualizar o status do seu pedido por aqui, tudo bem? Qualquer dúvida é só chamar!
  2. Agradecemos a sua visita! Entraremos em contato para saber se gostou dos nossos serviços/produtos. Qualquer dúvida estamos à disposição. 
  3. Obrigado por confiar na [nome da empresa]! Em sua próxima visita, aproveite este cupom de X% de desconto: [cupom de desconto]. 
  4. Agradecemos por usar nossos canais de atendimento. Entraremos em contato o mais breve possível!
  5. É sempre muito bom ver você por aqui! Agradecemos sua visita. Sempre que precisar, é só chamar aqui no WhatsApp.

Ferramenta grátis: Gerador de templates de notificações ativas no WhatsApp

Mensagens automáticas de ausência e espera para clientes

Como apontamos, uma das grandes vantagens do WhatsApp é poder estar sempre disponível para os clientes. Uma das formas de garantir essa disponibilidade é enviando uma mensagem de ausência para clientes. Veja alguns exemplos para não deixar ninguém esperando:

  1. Agradecemos o seu contato com a gente. No momento, estamos com um grande número de solicitações, mas vamos te atender em até [XX minutos]. 
  2. Olá! Agradecemos seu interesse em falar com a gente! Estamos indisponíveis no momento, mas confira o nosso horário de funcionamento: [informações de funcionamento]. Deixe sua mensagem e vamos responder o quanto antes!
  3. Olá! Ficamos muito felizes em ter você por aqui. No momento, não estamos disponíveis, mas deixe sua mensagem e vamos responder assim que possível!
  4. Obrigado por entrar em contato com [nome da empresa]. Nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta, de 8h às 19h. Deixe sua mensagem e entraremos em contato o quanto antes!
  5. Agradecemos o seu contato e informamos que o tempo de espera está maior que o normal. Mas não se preocupe, vamos responder em breve!

Leia também: Banido do WhatsApp? Veja como recuperar seu número e evitar o bloqueio.

Frases prontas para se despedir de clientes

Seja após uma compra ou um simples atendimento para tirar dúvidas, é muito importante se despedir dos clientes de forma acolhedora. Neste contexto, uma mensagem automática no WhatsApp pode ser ideal. Veja algumas sugestões:

  1. [Nome do cliente] ajudo você em algo mais? 
  2. Obrigado pelo seu contato, [nome do cliente]. Posso ajudar em mais alguma coisa?
  3. Foi um prazer falar com você, [nome do cliente], sempre que precisar, conte comigo!
  4. Até a próxima, [nome do cliente]! Conte com a gente quando precisar!
  5. Tchau, [nome do cliente]! Esperamos ter resolvido todas as suas solicitações! Até a próxima!
  6. Até a próxima [nome do cliente]! lembre-se, se precisar de algo, estaremos aqui!

WhatsApp Business Search: Conheça a nova solução do WhatsApp para sua empresa!

Afinal, mensagens automáticas no WhatsApp geram bons resultados?

Em geral, as frases prontas servem para atender clientes de forma rápida e eficaz. Mas sabemos que podem passar a impressão de estarmos falando com robôs. 

Para evitar este tipo de percepção, o melhor a se fazer é dar um toque de cada atendente nos modelos de mensagem e usar todas as táticas para deixar o atendimento o mais personalizado possível. 

Algumas boas práticas são:

  • tratar os clientes pelo nome;
  • usar botões de resposta;
  • usar linguagem cordial e alinhada aos valores da empresa;
  • oferecer transbordo para atendimento humano;
  • oferecer opções de atendimento. 
Como enviar mensagem automática no WhatsApp para seus clientes 02 1 - Como enviar mensagem automática no WhatsApp para seus clientes Mensagem automática no whatsapp

Vá além das mensagens automáticas com a Blip

Até aqui, demos várias ideias de mensagens automáticas no WhatsApp, que têm como principal objetivo encantar os clientes no momento em que eles procuram pela empresa.

Além de ser uma porta de entrada para o contato direto com o público, ao programar respostas rápidas e automações conversacionais você conseguirá não só atrair, mas também começar a interagir no momento em que as pessoas demonstrarem interesse nas soluções de sua empresa.

Mas já pensou em levar essa automação ao próximo nível? Se quiser ir além das mensagens automáticas no WhatsApp, assista o vídeo a seguir:

Como você pode ver, as soluções de automação e atendimento da Blip ajudam os times de atendimento, marketing e vendas das melhores empresas do mercado. Seja no WhatsApp, Instagram ou no seu próprio site, a Blip é a escolha certa para escalar seus resultados.

Fale com a gente e saiba como criar conversas inteligentes que convertem!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀