Notificações para WhatsApp: benefícios da opção Business para relacionamento com cliente

Notificações pelo WhatsApp Business

Quer ouvir o conteúdo sobre notificações para WhatsApp? É só clicar no player abaixo

NOVIDADE: WhatsApp liberou notificações promocionais. Acompanhe o post e as redes sociais de Take Blip para participar da novidade.
As notificações para WhatsApp podem ser utilizadas como um enorme benefício para o relacionamento entre empresas e usuário. Mas, para que ela seja realizada, é fundamental seguir alguns processos e tomar cuidado com ações inclusas na política do WhatsApp Business.
Não é novidade pra ninguém que, em agosto de 2018, foi liberado o WhatsApp Business API.
Na prática, isso significa que empresas podem responder às mensagens dos clientes gratuitamente dentro de 24 horas. Após este período, os conteúdos são pagos e chamados de notificações. Também é possível o envio de notificações para WhatsApp dos consumidores.
O envio ativo de conteúdos das empresas para clientes através de notificações para WhatsApp representa um estreitamento muito forte da relação entre essas duas partes e promete revolucionar a forma que as empresas se comunicam com seus clientes.
Leia também: Chatbot para WhatsApp: como funciona e como criar um
Quer saber como o envio das notificações para WhatsApp podem ser benéficas para você e seu negócio?
Então acompanhe o post de hoje!

Qual a diferença entre mensagens e notificações?

notificações via whatsapp atendimento
notificações via whatsapp
notificações whatsapp

De forma geral, mensagem automática do WhatsApp Business e notificações são conteúdos trafegados entre empresas e clientes. Assim, no WhatsApp, são informações trocadas entre contatos inteligentes (empresa) e seus usuários (clientes).
O parâmetro do WhatsApp para definir se o conteúdo é uma mensagem ou notificação é o intervalo de tempo em relação à última interação feita pelo usuário com o contato.
Dessa forma, é caracterizada como mensagem o tráfego de conteúdos em um intervalo inferior a 24 horas em relação ao último input do usuário no contato, sendo que as mensagens trocadas neste intervalo custam R$ 0,03 cada.
A imagem abaixo representa o fluxo caracterizado como mensagem automática do WhatsApp Business, representado por ciclos contínuos de acordo com o envio de conteúdos pelo usuário e resposta da empresa em até 24 horas após esse envio.

Já as notificações para WhatsApp são conteúdos enviados do contato (empresa) para os usuários (clientes) em janelas superiores a 24 horas em relação ao último input do usuário.
Conforme demonstrado no fluxo da imagem abaixo, as notificações para WhatsApp Business são pré-pagas e caracterizadas como uma comunicação ativa da empresa com o usuário. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre os benefícios e aplicabilidade das notificações via WhatsApp, fale com nossos especialistas.

Agora que você já sabe a diferença entre mensagem automática do WhatsApp Business e notificações na percepção do app, confira a imagem abaixo, que exemplifica estes dois conceitos na prática. 

Considerando que a conversa foi feita com um chatbot, a primeira mensagem significa um input do usuário — que induz a um tráfego de mensagens sem ônus. Já o último conteúdo é uma notificação devido ao intervalo ser superior a 24 horas em relação à última mensagem do usuário.

Um ponto importantíssimo sobre o envio de notificações para WhatsApp é que, antes do seu envio, o usuário obrigatoriamente deve ter dado o opt-in, ou seja, a permissão para a empresa entrar em contato com ele.
Além disso, todos os conteúdos das notificações para WhatsApp são aprovados pela plataforma, em templates e devem estar alinhados com suas políticas.

Notificações para WhatsApp como oportunidade de negócio

notificações comparativo whatsapp e sms

O WhatsApp é uma poderosa ferramenta escalável de comunicação com clientes. Isso significa que as notificações representam uma aproximação clara de clientes com as empresas.
Leia também: Chatbots e os desafios do CIO: Escalabilidade
E não é pra menos, visto que o WhatsApp é o aplicativo de mensagem mais popular do mundo e atualmente possui cerca de 1,5 bilhões de usuários acessando-o mensalmente, de acordo com o site Statista.
Na prática, isso significa que você pode ter fácil acesso a seus clientes através do envio de notificações para WhatsApp.
Para exemplificar esses benefícios, o quadro abaixo apresenta um comparativo com características entre o aplicativo e o SMS.

Alguns atributos colocam o WhatsApp um passo à frente em relação ao SMS, entre eles:

  • verificação da empresa;
  • formatos interativos;
  • envio de anexos;
  • alta interatividade dos usuários.

Leia mais em: Inbot Marketing: entenda como um chatbot pode gerar engajamento
Além disso, a cobrança só acontece no envio pontual das notificações. Tais fatores fomentam a utilização das notificações para WhatsApp no dia-a-dia das empresas.

Algumas possibilidades de notificações para WhatsApp

Veja abaixo algumas das possibilidades que as notificações de WhatsApp possibilitam e também algumas regras essenciais:

Ter um contato oficial

Em resumo, ter um contato oficial significa ter enorme credibilidade da sua conta dentro do aplicativo WhatsApp. É o tão sonhado “selo verde” que garante a autencidade do contato — o que também proporciona maior confiança por parte dos usuários/consumidores.
Conforme determinação do próprio canal, o WhatsApp só realiza o processo de verificação para contas de empresas ativas no WhatsApp Business API.
Por padrão, existe uma estrutura inicial de informações a ser submetida junto ao Facebook. O principal objetivo do Facebook com estes dados é entender a atuação da sua empresa de forma geral. São eles:

  • CNPJ.
  • Nome fantasia.
  • Página do Facebook.
  • Website.

Esses dados são repassados para o WhatsApp Solution Provider para que sejam adicionados junto à solicitação de verificação de conta no suporte do Facebook.

Opt-in

Como citado anteriormente, opt-in do WhatsApp é um pré-requisito para que as empresas façam o disparo de conteúdos ativos, ou notificações pelo WhatsApp, para os seus clientes pelo app.
Sua necessidade não foi inventada da noite para o dia: está presenta na política do WhatsApp Business que o primeiro contato das empresas só pode ocorrer após uma “autorização formal” do cliente.
Na prática, a empresa fica responsável por avaliar o método que será mais benéfico para obtenção dessas autorizações dos usuários.
A intenção é que o opt-in seja visual e explícito em relação aos conteúdos que o usuário está autorizando receber, de forma que ele tenha total consciência do objetivo das notificações após a autorização.

Aplicabilidade das notificações para WhatsApp

Partindo do preceito que as notificações para WhatsApp são conteúdos enviados para um cliente de acordo com uma ação específica que ele fez com a sua empresa, sua aplicabilidade pode ocorrer em empresas de diversos setores da economia. Como exemplo, citamos abaixo três segmentos e como o envio de notificações pode ser feito.

  • E-commerce ou varejo
    • Atualizações de pedidos: compra, rastreamento e entrega de produtos.
    • Disponibilidade do produto: informações e atualizações sobre novos produtos sobre os quais os usuários estão perguntando ou querem alertas.
    • Consultas sobre faturamentos: devoluções, pagamentos e outros problemas de faturamento que precisam ser notificados aos clientes.
  • Companhias aéreas
    • Atualizações urgentes: cancelamentos de voos, atrasos, reprogramações que exigem comunicação imediata.
    • Confirmação de viagem e alertas: confirmações de voo, notificações de check-in e cartões de embarque para viajantes.
    • Pedidos de reserva: informações sobre assentos, questões de pagamento e cobrança, upgrades de cabine e outras informações que os viajantes precisam.
  • Serviços financeiros
    • Alertas e avisos: avisos urgentes, como transações irregulares de cartão de crédito, taxas cobradas, limite de crédito, etc.

O que pode? Alguns exemplos:

  • Passar um conteúdo informativo;
  • Falar sobre andamento de algum pedido ou serviço;
  • Dar boas vindas ou agradecer;
  • Fazer uma pesquisa de satisfação;
  • Confirmar e orientar ele sobre algo realizado.

O que não pode? Alguns exemplos:

  • Mensagens totalmente frias;
  • Espalhar conteúdos falsos/fake news;
  • Vender;
  • Conteúdo político.

O que o WhatsApp passou a aprovar, com cautela:

  • Enviar promoções;
  • Enviar cupons de desconto;
  • Realizar cobranças;

Você já parou pra pensar que usar notificações do WhatsApp Business no contato da sua empresa significa estar extremamente próximo dos seus clientes para o envio direto de conteúdos por chatbots?
Sabendo que o WhatsApp é o app de mensagens mais utilizado do mundo, você já se deu conta de que grande partes dos seus clientes estão disponíveis agora para receber informações da sua empresa?
Pois é! O envio de notificações para WhatsApp é uma grande revolução na relação entre empresas e clientes. E se você não quer ficar de fora dela, fale com Take Blip. Oferecemos soluções e serviços para transformar sua comunicação com o cliente. 

Lucas Alves

Lucas Alves

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Sumário

Escolhas do Editor

Os mais lidos da Categoria