Neste guia completo, descubra como fazer uma pré-venda pelo WhatsApp 100% assertiva! Confira as melhores dicas e também práticas a serem aplicadas no seu time de vendas.

Você já deve ter percebido que existem algumas empresas que conseguem vender muito mais, ainda que o produto ou serviço oferecido não seja o mais excelente do mercado. 

Geralmente esses negócios dominam todo o processo de vendas e não ignoram nenhuma etapa, porque sabem que o investimento em cada novo passo pode trazer um retorno relevante no faturamento final. 

Esse é o grande diferencial das empresas que vendem muito: elas entendem e investem tempo, dinheiro e todos os recursos disponíveis em cada etapa da jornada de compra, dentre as quais está a construção de um relacionamento com seus potenciais clientes antes mesmo de receberem uma oferta. Este é o processo que chamamos de Pré-venda.

Na Pré-venda você gera relacionamento e proximidade para aumentar o nível de consciência que as pessoas têm sobre a solução da sua empresa, mas para atingir esse objetivo, sua empresa precisará descobrir em quais canais digitais os leads sentem-se mais à vontade. 

Por isso, você precisa considerar qual é o canal digital que o seu potencial cliente mais frequenta hoje? E acredito que nem precisamos pensar muito para logo lembrar dos aplicativos de mensagem, especialmente o WhatsApp. Segundo a pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box, 95% dos brasileiros que usam o WhatsApp abrem o app todos os dias. 

Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo: 👇

Por este motivo, vamos conhecer mais a pré-venda pelo WhatsApp e como a dinâmica de comunicação da sua empresa dentro deste aplicativo pode transformar os seus resultados.

ilustração WhatsApp

Qual a importância da pré-venda para as empresas?

A Pré-venda é uma das etapas mais importantes para crescer a aquisição de clientes. O papel do seu negócio nesta etapa é conduzir seus leads por conteúdos mais profundos sobre a sua solução com o objetivo de qualificá-los e torná-los mais conscientes do valor do seu produto ou serviço e prepará-los para a venda.

Este é o momento de construir um relacionamento com o lead e mostrá-lo quais são os principais benefícios do seu negócio, quais são seus diferenciais, valores e responder às dúvidas mais básicas que surgirem sobre o mercado e o seu negócio.

Ofereça vídeos, textos, e-books e qualquer outro tipo de material que toque as dores, desejos e mostre os benefícios tangíveis e possibilidades que provavelmente o lead sequer havia pensado, mas que podem ajudá-lo a gerar mais faturamento e oferecer uma melhor experiência ao cliente.

Educar e qualificar o lead através da pré-vendas é extremamente importante, pois só assim você poderá conduzir para a equipe especializada de vendas os potenciais clientes que desejam fazer negócios — e quanto mais pessoas qualificadas chegam até a sua equipe de vendas, mais sua empresa fatura.

Imagine como seria o processo sem a etapa de pré-vendas? Os vendedores gastariam muito mais tempo educando e, consequentemente, atenderiam menos pessoas e fechariam menos negócios.

Segundo o relatório de estatísticas do Hubspot publicado em 2021, pelo menos 50% dos seus clientes potenciais não são adequados para o que você vende, ou seja, 50% de toda a sua base pode não fechar um contrato com a sua empresa. Assim, a equipe de pré-vendas pode selecionar quais são os leads com maior potencial de conversão e conduzir para a equipe de vendas.

Como o WhatsApp pode auxiliar no processo de pré-venda?

Agora que você já sabe a importância de pré-vendas para uma empresa, é hora de entender quais são os melhores canais digitais para começar a agir e alcançar mais resultados

De modo geral, os canais de comunicação digital vem para facilitar as conversas e gerar novos relacionamentos e novas conexões, sejam elas comerciais ou não — e nenhum outro canal tem se mostrado tão eficaz quanto os aplicativos de mensagem, como o WhatsApp.

Hoje, 64% dos brasileiros preferem ser atendidos por canais digitais das empresas, sendo o Whatsapp um dos principais, já que está presente em 99% dos celulares do Brasil e 76% dos brasileiros já usaram o aplicativo para interagir com as marcas. 

Pré-venda gráfico
Gráfico disponibilizado pela Mobile Time

Assim, usar o WhatsApp para fazer novos negócios deixou de ser uma tendência e já é uma realidade! Imagine que sua empresa vai lançar um novo produto ou serviço e investe em publicidade para espalhar a notícia. 

As pessoas impactadas pelos anúncios poderão entrar em contato direto com o seu negócio no WhatsApp para entenderem melhor a solução que você vende — e através do chatbots, ou seja, das mensagens inteligentes automatizadas, seu negócio poderá responder a qualquer hora do dia, sem filas de espera e ainda encaminhar o lead mais interessado e qualificado para a equipe de vendas.

Além disso, a equipe de inside sales da sua empresa estará muito mais próxima do seu potencial cliente na hora de enviar uma mensagem, já que a taxa média de abertura das mensagens no WhatsApp é de 70%, segundo a Digital Defung, enquanto que nos e-mails de vendas, a taxa de abertura é de 24%, segundo a HubSpot.

Mas existem várias outras formas de integrar o WhatsApp à estratégia de pré-vendas do seu negócio. Conheça outras estratégias abaixo:

Por meio de campanhas Click2Chat

Através do Click2Chat no WhatsApp, é possível que qualquer usuário possa iniciar uma conversa com um número sem tê-lo adicionado na agenda, com apenas um clique. Assim, você consegue garantir mais velocidade e eliminar as barreiras de contato. Basta clicar no link ou botão vinculado ao seu contato no WhatsApp para começar a falar.

É possível também criar campanhas pagas no Facebook e Instagram nos quais o clique leva direto para o WhatsApp, ou seja, você pode impactar o potencial cliente com um vídeo ou imagem no feed ou stories e resultar em uma conversa que pode gerar vendas. 

Hoje, já é possível configurar até mesmo a frase inicial que a pessoa vai enviar para iniciar o contato. Veja o exemplo abaixo:

Gráfico Click2Chat

Quer entender como o Click2Whatsapp funciona na prática e ainda conversar com o Chatbot Blip para tirar todas as dúvidas de como ter seu o contato oficial da sua empresa no aplicativo? Então é só clicar aqui!

Integrando em uma plataforma de CRM

Se sua empresa utiliza uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente, CRM, então suas automações de nutrição do lead já podem contar com notificações do WhatsApp.

Por exemplo, se um lead entra para a sua base de e-mails e recebe um material rico, você pode enviar uma notificação pelo aplicativo informando que o material já está disponível. Assim, você ganha mais um forte canal digital no processo de qualificação da sua base de contato até convertê-la em clientes.

Hoje, em parceria com a HubSpot, Blip oferece o WhatsApp Notificação, que é um Plugin gratuito disponível no Marketplace do HubSpot para você que deseja integrar a régua de relacionamento do CRM ao Whatsapp e ampliar as possibilidades de comunicação, como por exemplo:

  • notificar participantes de eventos;
  • disponibilizar materiais ricos;
  • engajar seus leads na régua de relacionamento;
  • automatizar o disparo de mensagens ativas no WhatsApp.

Mockup

Para saber mais sobre o Plugin WhatsApp Notificação, disponível para o HubSpot, é só clicar aqui.

Reduzindo o atrito de informações

Geralmente, o processo de Pré-vendas acontece por e-mail, onde há muita troca de conteúdo, materiais ricos, extensos e um grande intervalo de tempo entre respostas. Essa dinâmica favorece a comunicação mais indireta e algumas informações podem se perder no meio do caminho.

Por isso, a pré-venda pelo WhatsApp é a ferramenta ideal para  tornar a comunicação mais direta, solucionando de forma rápida as principais dúvidas do seu potencial cliente e evitando que as informações sejam perdidas ao longo do tempo, por conta do intervalo de horas, ou talvez dias, entre as respostas.

Pré-venda pelo WhatsApp: quais os benefícios?

Além de todas as otimizações nos processos de qualificação da sua base de contatos, comunicar-se com seus potenciais clientes através do WhatsApp é também muito mais prático, pois simplifica cada etapa através de alguns benefícios que fazem toda a diferença na rotina de qualquer pessoa.

Atendimento de qualidade

Você sabia que, segundo o estudo do Instituto Ovum, em parceria com a empresa norte-americana LogMeIn, 82% dos clientes deixam de comprar novamente de uma marca após uma experiência ruim de atendimento?

Um dos fatores que mais influenciam na conclusão de que um atendimento é, de fato, ruim é o tempo de resposta. Por isso, ao utilizar o WhatsApp no relacionamento com o cliente, você reduz drasticamente as chances do tempo de resposta da sua empresa ser longo.

Além da facilidade de uso, de criar conversas mais objetivas e encurtar o ciclo de vendas, seu negócio pode atender a qualquer hora do dia, respondendo em segundos as principais dúvidas através da integração com um chatbot, que vai automatizar as mensagens usando inteligência artificial.

Maior taxa de engajamento

Além da taxa média de abertura de uma mensagem no WhatsApp ser de 70%, as pessoas também abrem seus celulares, em média, 221 vezes por dia, segundo a consultoria inglesa Tecmark. São 221 chances de ver uma notificação que sua empresa enviou!  

Mas, além de ter maiores chances de que sua mensagem seja vista, as chances de manter um bom engajamento também é muito alta. 

Dentro do aplicativo, as pessoas estão mais abertas às conversas mais longas com um menor tempo de intervalo entre as mensagens, diferente do e-mail, no qual o comportamento mais comum são mensagens maiores, mas com intervalos de horas, ou talvez dias, entre as mensagens — e quanto maior o intervalo de tempo, maior são as chances da sua mensagem ser esquecida.

Agilidade nas conversas

Você já teve aquela conversa no WhatsApp na qual você estava digitando uma mensagem, mas, antes de enviar, recebeu uma resposta e rapidamente apagou o que estava digitando para enviar um outro texto? Este é um dos benefícios da comunicação mais ágil.

Através do WhatsApp você acelera as respostas e, muitas vezes, responde antes mesmo da dúvida aparecer, porque você já conhece o fluxo comum das perguntas mais frequentes. Isso sem falar na praticidade de enviar um áudio a qualquer momento para explicações mais longas possibilitando o diálogo mais orgânico.

Maior taxa de agendamento pela pré-venda pelo WhatsApp

“Vamos marcar sim!” — eu sei que você já soltou essa frase em algum momento e acabou não marcando, principalmente por não ter tido continuidade de conversa. O mesmo acontece nas relações corporativas. 

Se deixarmos grandes intervalos de tempo entre as conversas, acabamos esquecendo, ocupando nosso tempo com outros compromissos e o agendamento para conhecer melhor as soluções da empresa acabam não acontecendo.

Através do WhatsApp, você poderá reduzir este problema, uma vez que, integrado aos chatbots, o aplicativo poderá responder automaticamente às principais dúvidas e já apontar os horários disponíveis para uma conversa mais profunda com um representante oficial, por exemplo.

Tempo de venda menor

Pense na trajetória de compra do seu lead e como acontecem as dinâmicas de comunicação do seu negócio em cada etapa dessa trajetória. É pouco provável que sua equipe de pré-vendas esteja presente para tirar todas as dúvidas em todos os passos e a qualquer momento.

Através da pré-venda pelo WhatsApp integrado à inteligência artificial, seu negócio estará disponível a qualquer hora do dia para responder às principais dúvidas dos seus leads para influenciar o processo de decisão

Assim, o tempo de venda torna-se reduzido, mais orgânico e acontecerá dentro do canal de comunicação que seu cliente prefere.

Como prosseguir após a pré-venda pelo WhatsApp?

Agora que você já sabe quais são as várias possibilidades e estratégias para transformar o processo de pré-vendas pelo WhatsApp, é hora de avançarmos para o fechamento desta etapa aplicando boas práticas que vão influenciar o faturamento final do seu negócio e a conversão.

Faça um follow-up constante

Apenas ampliar o nível de consciência do seu lead não é o suficiente. É necessário que você o acompanhe e certifique-se de que ele está avançando no processo de vendas

Por isso, esteja sempre próximo, entre em contato, procure entender se há alguma dúvida que impossibilite a continuidade do processo. Assim, o aumento na taxa de conversão será muito maior e a proximidade do lead com a sua empresa também.

Aproveite novas oportunidades de vendas

Durante a jornada de pré-venda pelo WhatsApp, sua equipe poderá perceber oportunidades estratégicas de acrescentar novos produtos que complementam a solução principal, entregam mais valor e praticidade ao cliente e aumentando o ticket da compra.

Muitas vezes, essa percepção acontecerá já no processo de pré-vendas, enquanto seu lead está considerando a compra. Assim, você poderá aplicar estratégias de cross sell, ou seja, oferecer de imediato outros produtos que complementam a solução principal.

Outras vezes, a percepção acontecerá somente após a venda, e a estratégia de Up Sell poderá ser aplicada, mas somente com os leads que já tornaram-se clientes. Aqui, você poderá oferecer a mesma solução, porém ampliada, mais robusta e com mais capacidade para quem já utiliza o produto ou serviço do seu negócio.

Gostou de conferir um pouco mais sobre pré-venda pelo WhatsApp? Saiba como fazer uma transformação na comunicação da sua empresa por meio do aplicativo de mensagem mais utilizado no Brasil! Fale agora mesmo com um consultor Blip — provedora oficial do WhatsApp no Brasil!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀