Saiba como obter um selo verificado no WhatsApp e dê o primeiro passo para tornar sua conta oficial no aplicativo.

Você já deve ter conversado com uma conta com selo verificado no WhatsApp. Este pequeno selo verde serve para indicar que a conta comercial com a qual conversamos se trata de uma conta autêntica.

Por característica, não precisamos ter o número salvo para ver a foto e o nome da empresa. Além disso, é comum recebermos códigos de verificação por meio dessas contas oficiais, o que garante muita segurança.

Embora a Meta não divulgue exatamente os critérios seguidos para a obtenção do ícone verde, sabemos que ele faz parte de um grupo de teste. Além disso, um fato é que todas as contas verificadas são de empresas que usam o WhatsApp Business API.

Mas para que a submissão da verificação de contas no WhatsApp seja feita, são necessárias algumas informações e ações do lado do cliente detentor do número.

Quer entender o que você deve fazer para verificar uma conta no WhatsApp Business? Chega mais que este artigo pode te direcionar. Boa leitura!

Qual tipo de conta pode ter o selo no WhatsApp e quem realiza este processo?

Conforme determinação do próprio canal, o WhatsApp só realiza o processo de verificação para contas de empresas ativas no WhatsApp Business API.

Além disso, a verificação está disponível para uma quantidade limitada de empresas — não sendo possível que a própria empresa faça a requisição ou até mesmo pague para tornar a conta oficial e verificada.

Em linhas gerais, a submissão e o acompanhamento da verificação da conta é feita por um WhatsApp Solution Provider através do suporte direto.

Na prática isso significa que o Solution Provider atua como intermediador entre o parceiro e o Facebook, submetendo e validando as informações necessárias para execução do processo.

Leia também: WhatsApp Business Search – a busca por empresas dentro do app

Conta comercial verificada e conta comercial padrão

Confira as diferenças entre os dois tipos de conta comercial possíveis com o WhatsApp Business API.

Na prática, as contas com selo verificado no WhatsApp aparecem assim para os usuários:

Print do contato da empresa Blip no WhatsApp para exemplificar como o selo de uma empresa verificada aparece no app.

Estrutura básica de informações para verificar o WhatsApp Business API

No processo de verificação de contas, a Meta busca proporcionar uma experiência segura e confiável aos usuários de seus produtos. Para isto acontecer, há uma profunda transparência objetivada na verificação da legitimidade das pessoas e empresas.

Por padrão, existe uma estrutura inicial de informações a ser submetida junto à Meta. O principal objetivo da empresa com estes dados é entender a atuação da sua empresa de forma geral. São eles:

  • CNPJ.
  • Nome fantasia.
  • Página do Facebook.
  • Website.

Esses dados são repassados para o WhatsApp Solution Provider para que sejam adicionados junto à solicitação de verificação de conta no WhatsApp no suporte da Meta.

Ativação da autenticação de dois fatores (2FA)

verificação de contas no whatsapp

Outro ponto necessário é a ativação da autenticação de dois fatores. Ela tem objetivo de adicionar uma mecanismo extra de segurança aos usuários da API do WhatsApp Business.

Este procedimento é obrigatório e acontece no próprio Gerenciador de Negócios do parceiro detentor do número. Acessando os módulos de configurações do negócio e centro de segurança é possível fazer a sua ativação.

Após a ativação do 2FA, qualquer tentativa de login no Gerenciador de Negócios deve ser acompanhada da inserção de um código de seis dígitos.

Verificando sua empresa no Gerenciador de Negócios

Por fim, você deve iniciar o processo de verificação da empresa e ver o status da verificação no Gerenciador de Negócios. O processo pode variar conforme o tipo de conteúdo que você publica ou com os dados que você acessa.

Durante o processo de verificação da sua empresa no Gerenciador de Negócios, você precisará submeter informações de três principais grupos:

  • Comprovante de registro comercial.
  • Endereço comercial ou validação do número de telefone.
  • Comprovante de associação à empresa.

Nos dois primeiros tópicos será necessário anexar documentos comprobatórios do registro e endereço comercial. Confira os documentos aceitos e não aceitos para cada um dos dois tópicos:

COMPROVANTE DE REGISTRO COMERCIAL

Aceitável

Não aceitável

a. Alvará de funcionamento.

b. Contrato social ou certidão de constituição.

c. Certificado de registro fiscal ou do IVA da empresa.

a. Conta de serviço público, como conta de telefone ou eletricidade (não aceitável para nome legal; aceitável para endereço ou telefone).

b. Faturas, extrato bancário ou ordens de compra.

c. Requerimentos autopreenchidos para a empresa.

d. Declarações de imposto apresentadas por você ou sua empresa.

e. Impressão do site ou outros documentos, como folhetos da empresa, papel timbrado, etc.

ENDEREÇO COMERCIAL OU VALIDAÇÃO DO NÚMERO DE TELEFONE

Aceitável

Não aceitável

a. Conta de serviço público como conta de telefone ou eletricidade.

b. Extrato bancário.

c. Alvará de funcionamento.

d. Contrato social ou certidão de constituição.

e. Certificado de registro fiscal ou do IVA da empresa.

a. Faturas.

b. Ordens de compra.

c. Requerimentos autopreenchidos para a empresa.

d. Declarações de imposto apresentadas por você ou sua empresa.

e. Impressão do site.

f. Outros documentos, como folhetos da empresa, papel timbrado, etc.

Atualmente, há duas maneiras de provar a associação a uma empresa:

  • confirmar por telefone, atendendo a uma chamada para o número de telefone cadastrado na autenticação de dois fatores ou
  • confirmar por e-mail se o domínio de e-mail corresponder ao domínio do site associado à sua empresa.

Obs: Endereços de e-mail com domínios como gmail.com, hotmail.com, yahoo.com e semelhantes não são aceitos.

Leia também: WhatsApp Business Search: conheça a nova funcionalidade do aplicativo

E se não for possível verificar o WhatsApp Business da minha empresa?

Na prática, não existe nenhum problema. Independentemente da classificação dada pelo WhatsApp — seja ela “conta comercial” ou “conta comercial oficial” — o parceiro poderá usufruir de todas as funcionalidades oferecidas pela API do WhatsApp.

Um ponto importante a ser esclarecido é que, por padrão, toda conta ativada no WhatsApp Business API é automaticamente classificada como conta comercial — sendo necessário realizar o processo para torná-la oficial.

Vale lembrar, também, que não é possível verificar o WhatsApp Business API por meio de soluções não-oficiais. Neste caso, a Meta não disponibilizará o selo verificado no WhatsApp e pode até mesmo bloquear o número.

De qualquer forma, o primeiro passo para obter o selo verificado no WhatsApp é contratar a solução do WhatsApp Business API. E, com isso, podemos te ajudar. Veja o vídeo a seguir para entender melhor:

Fale com nossa equipe e conheça todas as vantagens de utilizar as soluções Blip na sua empresa!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀