Ter o WhatsApp como canal de comunicação é praticamente uma obrigatoriedade para as empresas. Conheça as vantagens do Whatsapp Business.

Pensado exclusivamente para empresas, o WhatsApp Business é uma versão com várias funcionalidades empresariais. Dentre os principais benefícios, estão funções como perfil oficial, disponibilização de catálogos e envio de mensagens automáticas.

Cada vez mais empresas entendem essas vantagens do WhatsApp Business e começam a implementar essa solução. O motivo? Essas empresas reconhecem a importância de estar onde os clientes estão. Afinal, quer forma mais prática e rápida de resolver um assunto do que por mensagens?

Atualmente, estima-se que 76% dos brasileiros usam a ferramenta para interagir com as marcas.

Diante disso, é inevitável a presença das empresas neste ambiente conversacional, que tanto tem sido inserido em nossa sociedade.

Mas se você ainda quer entender as reais vantagens do WhatsApp Business, continue a leitura, pois vamos entender todos os benefícios do mensageiro verde para sua empresa!

O que é WhatsApp Business?

Vantagens do WhatsApp Business - imagem

O WhatsApp, aplicativo da Meta, tem duas versões disponíveis: a versão comum, utilizada por pessoas físicas, para conversas do dia a dia, e o WhatsApp Business, que foi criado para atender a demanda de comunicação das organizações.

Esse último foi criado em 2018, “desenvolvido para atender às necessidades das pequenas empresas”, de acordo com o próprio site da marca.

O app auxilia os pequenos negócios e microempreendedores a manter um relacionamento mais próximo com o seu público, por meio de um canal que já faz parte da vida das pessoas.

Resumidamente, o WhatsApp Business tem as mesmas funcionalidades da sua versão pioneira:

  • envio de mensagens de texto e voz;
  • compartilhamento de arquivos de imagem, vídeo, gif e PDF;
  • chamada de voz e de vídeo;
  • envio de mensagens para uma lista de transmissão;
  • criação de grupos;
  • versão de WhatsApp Web
  • marcação de mensagem;
  • envio de localização.

Porém, além dessas funções, existem outras vantagens do WhatsApp Business, que são completamente adequadas às necessidades das pequenas empresas.

7 principais vantagens do WhatsApp Business

1. Perfil comercial

O perfil comercial se difere de um perfil pessoal, como acontece em várias outras redes sociais. Quando sua conta muda para uma conta de negócios, no app, é possível exibir algumas informações como: e-mail, site e a localização do negócio.

Portanto, o usuário não precisa sair do aplicativo e acessar um outro canal de comunicação para ter essas informações sobre a sua empresa.

2. Canal exclusivo para comunicação

Com uma conta de WhatsApp Business, sua comunicação fica completamente centralizada em um só lugar e sua empresa pode atender, com exclusividade, os seus clientes.

3. Mensagem de ausência e saudação

Outra facilidade do WhatsApp Business, é a possibilidade de criar algumas mensagens automáticas. Uma delas é a mensagem de saudação, que pode ser programada quando alguém entra em contato com a sua conta.

Além disso, o app também permite que o usuário da conta de negócios programe outro tipo de mensagem automática, a ser enviada quando uma pessoa envia uma mensagem fora do seu horário de atendimento.

No texto, é possível informar, por exemplo, que o atendente não está disponível no momento e que, em breve, ele será atendido.

4. Facilidade de exibir produtos

Pensando especificamente na facilidade e objetividade da comunicação, o aplicativo também oferece um espaço para exibição de produtos ou serviços. No aplicativo, tem um catálogo, onde é permitido incluir nome, imagem e preço do que está sendo vendido. Ou seja, funciona como uma vitrine virtual para o seu público conhecer melhor sobre sua marca.

5. Análise de estatísticas

Mais uma das vantagens do WhatsApp Business é o menu de estatísticas. Na versão de negócios do app, existe essa funcionalidade que permite acompanhar quantas mensagens foram enviadas, entregues, recebidas e lidas. 

Esse recurso auxilia o dono da conta a entender como está sendo o desempenho da sua comunicação com o público, podendo gerar novas ideias e reajustes em sua estratégia.

6. Etiquetas que organizam as conversas

Outra ferramenta importante do WhatsApp Business são as etiquetas, que permitem selecionar os contatos, separando-os por categorias. Isso facilita muito a comunicação, uma vez que seu público estará segmentado.

Portanto, quando for entrar em contato com um de seus clientes, você já saberá o que dizer, como se dirigir a ele, qual tipo de conteúdo ele consome, quais são os produtos mais comprados, enfim. A forma como classifica os contatos, fica a critério do dono da conta.

7. Um único lugar que reúne informações precisas

Diante disso, pode-se observar que o WhatsApp Business centraliza informações fundamentais e objetivas em um só lugar. Ou seja, o cliente que realiza um atendimento via app, não precisa ir para outro canal para saber mais sobre a sua empresa, pois os dados principais estão todos em um único lugar. 

Como evoluir o contato realizado pelo app?

Como citado anteriormente, o WhatsApp Business foi criado pensando em micro e pequenas empresas. Logo, ele é uma ótima opção, caso a sua empresa esteja dentro de uma dessas especificações.

Porque, ainda que essa versão do app disponibilize muitas funcionalidades realmente relevantes, ele não possui o recurso de automação de todas as mensagens.

Com isso, é necessário que aconteça um atendimento humano, limitando assim a automatização completa desse processo. 

Ou seja, para uma empresa de médio e grande porte, que certamente recebe um alto volume de mensagens, essa solução não seria completamente viável.

Entretanto, posteriormente à criação do WhatsApp Business, as oportunidades de contato automático surgiram com o lançamento da API do WhatsApp Business, também chamado de Whatsapp Business Solution.

Sobre WhatsApp Business API

Para atender às empresas maiores, com esta versão do WhatsApp, tornou-se possível integrar um chatbot ao aplicativo, tornando assim a comunicação mais automatizada. Com ele, o atendimento é personalizado, de qualidade e principalmente escalável.

Portanto, com essa inovação não apenas as mensagens de saudação e de uma resposta automática fora do horário de atendimento poderão ser enviadas, mas poderá ser criado todo um fluxo de interação previamente estabelecido.

Mas para usar esse recurso, é necessário criar um chatbot e incorporá-lo ao aplicativo. Ou seja, é preciso planejar uma estratégia de conversação, entendendo as seguintes questões:

  • Qual é o objetivo/ finalidade desse chatbot;
  • Como é o comportamento do público que receberá essa comunicação;
  • Qual é o tom de voz mais adequado a ser usado;
  • Quais são os assuntos mais recorrentes em conversas com seus clientes.

Enfim, são várias etapas de planejamento, que podem ser estudadas e aplicadas em uma conversa via chatbot. O importante é que ele seja elaborado com cuidado e aproveitando ao máximo as oportunidades que um robô inteligente pode oferecer.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀