O WhatsApp comercial ou WhatsApp Business é uma versão do mensageiro mais utilizado, pensada especialmente para empresas. Confira!

Uma conta no WhatsApp Comercial é uma conta no aplicativo WhatsApp Business, ou seja, com benefícios e funcionalidades específicas para empresas realizarem o atendimento ao cliente.

Isso quer dizer que um perfil comercial no WhatsApp traz todas as funcionalidades para sua empresa se aproximar ainda mais do público, conversando por uma ferramenta que as pessoas já utilizam para falar com amigos e familiares.

Diante disso, muitas empresas ainda têm dúvidas se devem ou não usar o WhatsApp comercial, e foi pensando nisso que preparamos este post. 

Continue lendo e aprenda 7 vantagens em utilizar o WhatsApp Business para atendimento ao cliente em sua empresa! 

Qual a diferença entre o WhatsApp Comercial e o WhatsApp Pessoal?

O WhatsApp Messenger é a versão do mensageiro para uso pessoal. Ou seja, é o aplicativo de mensagens que todos já possuem instalado em seus smartphones.

Imagem para ilustrar WhatsApp Comercial

Um perfil pessoal no WhatsApp pode enviar e receber mensagens de texto, voz e enviar arquivos. Além disso, é possível fazer chamadas de áudio ou vídeo.

Enquanto isso, um perfil comercial no WhatsApp conta com outras funcionalidades. Por exemplo, enviar mensagens automáticas, colocar informações de produto ou serviço em um catálogo, informar horário de atendimento, site e número de telefone.

Ou seja, além das funcionalidades básicas do aplicativo, o WhatsApp Business agrega uma série de funcionalidades para empresas se aproximarem de seus clientes.

WhatsApp Comercial e WhatsApp Business são a mesma coisa?

Até aqui, pudemos aprender o que é uma conta de WhatsApp Comercial e aprendemos a diferenciar contas comerciais de contas pessoais.

Mas, dentro do mundo business do WhatsApp ainda existem diferentes tipos de conta comercial.

Conta comercial regular

Toda nova conta comercial do WhatsApp Business se torna um perfil regular no momento em que é criada.

Logo, ao baixar o WhatsApp Business e seguir todos os passos de cadastramento, a conta já ganha acesso às funcionalidades business e o acesso é gratuito.

No entanto, o WhatsApp não garante que aquele seja o perfil oficial da empresa, o que em alguns casos pode ser um problema.

Conta comercial oficial

Uma das possibilidades ao utilizar o WhatsApp Business é ter a conta comercial verificada. Neste caso, o WhatsApp oferece o selo de verificado voluntariamente, ou seja, seguindo critérios que não são divulgados.

Nessa modalidade, o perfil da empresa ganha um selo ao lado do nome. Além disso, o nome da empresa aparece no cabeçalho da conversa, mesmo se a pessoa não tiver o número de telefone salvo na agenda.

Mas, como já mencionamos, o WhatsApp não divulga quais são os parâmetros para conseguir um selo de verificação. A única coisa que sabemos, é que é necessário que as empresas criem uma conta comercial e depois preencham uma série de requisitos da Meta.

07 vantagens de utilizar o WhatsApp Comercial

01. Perfil comercial

Vamos combinar, entrar em contato com um perfil comercial no WhatsApp passa muito mais credibilidade do que uma conta convencional.

Já para a empresa, um grande benefício é poder informar horário de funcionamento, endereço, site, redes sociais e outras informações importantes para quem entra em contato com uma marca.

02. Disponibilidade 24/7

Com um perfil no WhatsApp Business sua empresa consegue programar respostas automáticas, o que vai diminuir bastante o número de clientes insatisfeitos com esperas muito longas.

Com a funcionalidade de respostas rápidas e automáticas, é possível configurar mensagens de ausência, boas vindas, férias e, em alguns casos, até mesmo realizar atendimento ao cliente com chatbots.

03. Estatísticas

Mais um benefício das contas comerciais no WhatsApp é gerar dados de atendimento que levam a insights valiosos. Com as métricas de atendimento, por exemplo, é possível saber quanto tempo os usuários esperam até serem atendidos.

Além disso, as métricas são sempre muito boas para guiar tomadas de decisões e manter as melhorias constantes.

04. Respostas rápidas

Esqueça a função de digitar cada resposta na hora de conversar com os clientes. Com a funcionalidade de respostas rápidas, o WhatsApp Business permite criar modelos de mensagens que ficam prontos para serem utilizados.

Dessa forma, os atendentes só devem se preocupar em manter o atendimento o mais personalizado possível.

Leia também: Técnicas de atendimento personalizado: aproximando sua comunicação com o cliente

05. Campanhas click to chat

Uma das vantagens que é cada vez mais utilizada  pelas contas comerciais do WhatsApp é criar campanhas que coloquem o público em contato direto com sua marca, utilizando o WhatsApp.

Primeiro, basta gerar um link de conversa. Depois, é só divulgar o ponto de contato em um perfil comercial no Instagram ou outra rede social, em peças publicitárias, QR Codes em comerciais de TV, enfim, são inúmeras possibilidades para uma campanha click to chat.

Leia mais: Click to Chat WhatsApp: o que é e como usar em anúncios?

06. Exibição de produtos

Como uma das principais diferenças de contas  comuns no WhatsApp, a versão Business permite criar catálogos para exibir produtos e serviços. Ou seja, ao clicar no perfil comercial de sua empresa, os clientes terão acesso a um catálogo com preços e especificações.

Além de servir como vitrine, essa funcionalidade permite aos clientes fecharem negócios sem precisar  sair do WhatsApp.

Leia também: Vendas pelo WhatsApp: transforme o canal em uma máquina de vendas

07. Conversas organizadas

A versão do WhatsApp Business também permite organizar conversas utilizando etiquetas. Quem tem o atendimento ao cliente organizado sabe como essa é uma funcionalidade importante para manter a qualidade.

Com essas etiquetas, você consegue agrupar seus clientes por categorias e otimizar o trabalho da equipe de atendimento.

Até aqui, você aprendeu o que é um WhatsApp Comercial e quais são os principais benefícios da versão Business do WhatsApp para sua empresa.

Cada vez mais empresas entendem que esses benefícios geram resultado a curto, médio e longo prazo, transformando o atendimento ao cliente em um diferencial para a marca.

Quer descobrir todos os recursos do WhatsApp para empresas e otimizar as operações de sua marca? Baixe nosso e-book grátis e fique por dentro do potencial do WhatsApp Business.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀