Vendas pelo WhatsApp: transforme o canal em uma máquina de vendas

Vender pelo WhatsApp - Header

Quem ainda não usa o WhatsApp na estratégia de vendas e atendimento está deixando dinheiro na mesa. Um estudo mostra que o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. Logo, podemos dizer que todos os seus clientes estão neste canal. 

Para você ter uma ideia, 96,4% dos usuários de redes sociais no Brasil usam o WhatsApp para conversas do dia a dia. A tendência é que cada vez mais pessoas usem o aplicativo para conversar com empresas e fazer compras. 

Se você ainda não vende pelo WhatsApp ou acredita que pode melhorar o processo de vendas em sua empresa, este conteúdo é para você!

Por que vender pelo WhatsApp? 

Ilustração para Vendas pelo WhatsApp

Já aprendemos que o WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros, mas, mesmo assim, muita gente ainda tem dúvidas se vender pelo WhatsApp é uma boa estratégia. 

Como canal de comunicação, o WhatsApp permite enviar mensagens de texto, áudio, vídeo, imagens, documentos, enfim, é possível se comunicar em diferentes formatos. Todos esses recursos facilitam na hora de falar sobre produtos e serviços. 

Além disso, enviar uma mensagem é muito mais fácil do que se deslocar até um comércio ou até mesmo acessar uma loja virtual. Pelo WhatsApp, todas as dúvidas podem ser solucionadas rapidamente, podendo até ser uma mensagem automática. 

Além dessas, podemos listar mais algumas razões para incluir o WhatsApp no processo de vendas: 

  • permite resposta rápida; 
  • gera dados de atendimento;
  • disponibilidade 24 horas por dia;
  • faz parte do dia a dia das pessoas;
  • permite automação;

Enfim, a lista de razões não para por aqui. Continue lendo e aprenda dicas incríveis para vender via WhatsApp e encantar seus clientes. 

Como vender pelo WhatsApp – passo a passo

Ilustração para Vendas pelo WhatsApp

Passo 1: crie uma conta no WhatsApp Business 

O pontapé inicial para começar a vender pelo WhatsApp é criar uma conta no WhatsApp Business. Para isso, basta fazer o download do aplicativo, possuir um número de telefone para a empresa e criar o perfil comercial. 

O WhatsApp Business é a versão do aplicativo dedicada às empresas e também possui a versão para desktop, o WhatsApp Web. 

Dentre as principais funcionalidades está a possibilidade de criar catálogos, adicionar informações oficiais e passar maior credibilidade aos clientes. 

Leia também: WhatsApp Business: como funciona o aplicativo de contas comerciais?

Passo 2: crie um catálogo com produtos e serviços

Depois de preencher o perfil, é hora de mostrar os produtos usando a função de catálogo do aplicativo. Para isso, crie um catálogo com fotos dos produtos que deseja vender pelo WhatsApp, colocando todas as informações necessárias, como preços e tamanhos. 

Passo 3: divulgue o WhatsApp para vendas

Você com certeza já viu links de WhatsApp espalhados por aí. Esses links colocam os clientes em contato direto com a empresa, sendo uma ótima oportunidade para fechar negócios. 

Além de divulgar os links, é possível gerar QR codes, criar bases de clientes, utilizar e-mail marketing, listas de transmissão e todos os recursos possíveis para divulgar o WhatsApp. 

Leia também: Click to Chat – Aprenda a criar links para o WhatsApp

Passo 4: melhore constantemente a experiência do cliente

O WhatsApp já possui vários recursos focados em vendas, como o WhatsApp Pay. Além disso, é possível usar os dados e relatórios de atendimento para guiar melhorias pontuais e assertivas. 

O bom atendimento ao cliente é a chave do sucesso das vendas pelo WhatsApp. Por isso, busque sempre atender de forma humanizada, personalizada, rápida e assertiva

Leia também: Guia completo de Atendimento ao Cliente 

No vídeo abaixo, explicamos como fazer pós-vendas pelo WhatsApp. Confira:

5 dicas para vender pelo WhatsApp

Confira 5 dicas para transformar o seu WhatsApp em uma máquina de vendas.

1. Entenda a persona

A primeira dica para vender pelo WhatsApp é conhecer bem a persona do seu negócio. Dessa forma, você conseguirá saber a melhor forma de enviar mensagens e chegar até os clientes pelo WhatsApp. 

  • Que meios de comunicação a persona consome? 
  • Como ela usa o WhatsApp no dia a dia? 
  • O que ela considera na hora de comprar? 

Essas são apenas algumas perguntas que você pode tentar responder para conhecer melhor os potenciais clientes com quem você quer se comunicar.

2. Personalize o canal

O WhatsApp permite que a comunicação seja personalizada e essa deve ser uma regra para o sucesso das vendas pelo aplicativo. Trate as pessoas pelo nome, use emojis, enfim, explore todos recursos disponíveis. 

Com a equipe de atendimento centralizada em um canal como o WhatsApp, o atendimento ao cliente fica mais personalizado e as conversas permitem que as interações aconteçam de forma mais contextualizada. 

3. Divulgue o contato 

É muito importante divulgar o WhatsApp como canal oficial de vendas. Por isso, faça campanhas nas redes sociais e divulgue o botão de conversa que conecta diretamente com o contato inteligente da loja. 

Outras formas de divulgar o contato inteligente do WhatsApp são:

  • incluir QR codes em pontos físicos e anúncios da loja;
  • colocar botões de click2chat nas páginas oficiais;
  • incluir o WhatsApp na estratégia de e-mail marketing

Veja também: Opt-in do WhatsApp: o 1° passo para integração com API do WhatsApp

4. Ofereça o melhor atendimento

Os dados e relatórios de atendimento gerados pelo WhatsApp permitem melhorias constantes, garantindo a qualidade da comunicação e do relacionamento com os clientes.

Resumidamente, um bom atendimento ao cliente é ágil, assertivo e eficaz, solucionando a maioria dos problemas de forma fluida. 

Veja também: Chatbot grátis: conceitos básicos para a construção da sua solução

5. Faça automações no WhatsApp 

Quem já foi atendido pelo WhatsApp provavelmente sabe que as soluções chegam mais rápido pelo aplicativo. Isso acontece graças aos chatbots e automações que transformam uma simples conversa em um contato inteligente. 

Por isso, uma das formas de ampliar as vendas pelo WhatsApp é criar automações e fluxos de vendas. Além de gerar dados para análise, as automações escalam as vendas e proporcionam uma experiência inovadora ao consumidor. 

imagem falecomumespecialista - Vendas pelo WhatsApp: transforme o canal em uma máquina de vendas

Vendas pelo WhatsApp: saiba como varejista teve 95% das vendas pelo aplicativo

Ilustração para Vender pelo WhatsApp

A Feito Chocolate é uma distribuidora de chocolates finos que tinha o desafio de ampliar as vendas pelo WhatsApp e continuar oferecendo a melhor experiência aos clientes. 

Para alcançar bons resultados, a marca apostou em otimizar o atendimento usando a plataforma Blip e as soluções de comunicação para WhatsApp. Com o atendimento centralizado em um só lugar, a Feito Chocolate conseguiu diminuir o tempo de espera dos clientes e fazer 95% das vendas pelo WhatsApp.

Além de aumentar as conversões pelo canal, a Feito Chocolate gera relatórios com dados de atendimento e vendas que guiam melhorias constantes. 

Conclusão

Muito além de um aplicativo para troca de mensagens, o WhatsApp é uma ferramenta poderosa de comunicação, capaz de otimizar as vendas. 

São tantos recursos para comunicação que rapidamente o WhatsApp se tornou o canal mais utilizado pelas pessoas, além de um excelente espaço para vendas. 

Cada vez mais a experiência do cliente ganha importância. De forma geral, as empresas que sabem se comunicar com seus clientes saem na frente no mercado competitivo. A Feito Chocolate é um bom exemplo disso. 

Baixe este guia completo sobre WhatsApp para empresas e transforme o WhatsApp de sua empresa em uma máquina de vendas!

Take Blip

Take Blip

Take Blip acredita no poder das conversas para mudar o mundo! Oferecemos soluções conversacionais e somos parceiros de grandes empresas. Trabalhamos unindo o melhor em tecnologia e conhecimento humano, sempre absorvendo, antecipando e criando tendências. 🚀

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Sumário

Escolhas do Editor

Os mais lidos da Categoria