Automação, melhora no relacionamento com cliente e redução de custo. Conheça os benefícios do WhatsApp Business API para sua empresa

Conheça o WhatsApp Business API e saiba como essa ferramenta pode otimizar a comunicação de sua empresa.

Desde seu surgimento, o WhatsApp revolucionou a maneira como as pessoas se comunicam. Com ele, tornou-se possível se comunicar, por mensagens, com pessoas de todos os lugares.

Foi neste contexto que empresas também passaram a adotar o mensageiro como canal de comunicação, buscando se aproximarem dos clientes pela comunicação rápida. O fato é que a comunicação pelo WhatsApp gera muitas oportunidades de negócio, além de ser uma ferramenta excelente para falar com clientes.

Assim surgiu o WhatsApp Business, versão para pequenas, médias e grandes empresas. Além das funcionalidades que todos já conhecem, o aplicativo oferece várias outras possibilidades, pensadas especialmente para empresas.

Mas o WhatsApp Business API foi criado para gerenciar ainda mais recursos. Para as empresas que lidam com grande volume de mensagens, a API oficial do WhatsApp é a opção ideal.

Neste post, vamos explicar tudo sobre o WhatsApp Business API. Continue a leitura e informe-se sobre o assunto e conheça essa solução para o seu negócio.

O que é o WhatsApp Business API?

Imagem para ilustrar o que é WhatsApp Business API

O WhatsApp Business API foi lançado no dia 1º de agosto de 2018. Antes disso, caso uma empresa desejasse utilizar o WhatsApp para se comunicar com os seus clientes, ela tinha duas opções:

  • comprar um chip e usá-lo em um smartphone como uma conta dedicada à empresa, como um usuário comum de pessoa física. Nesse caso, era necessário algum responsável por acompanhar as mensagens enviadas e respondê-las, muitas vezes precisando de mais números de telefone;
  • ou usar o WhatsApp Business App. Nessa modalidade, era necessário fazer o download do aplicativo próprio para empresas e criar uma conta comercial para seus atendentes usarem. 

Mas o WhatsApp Business API surgiu como uma opção que possui todas as ferramentas para se comunicar com os clientes.

Por exemplo, é uma versão que viabiliza o uso de chatbots, escalando demandas e tornando a empresa disponível 24 horas para os clientes.

Banner do whatsapp - banner

Em suma, a API oficial do WhatsApp é uma possibilidade de integração do WhatsApp a outras plataformas. Na prática, é ideal para empresas que lidam com grandes volumes de demandas.

Um dos grandes benefícios da API do WhatsApp Business é que ela traz agilidade, assertividade e a possibilidade de centralizar a comunicação.

Como funciona o WhatsApp Business API?

Na prática, o WhatsApp Business API permite a integração do aplicativo a outras plataformas de atendimento.

Com isso, as possibilidades de otimização da comunicação são ainda maiores. Como resultado dessa integração, o atendimento fica mais produtivo e eficiente, o que aumenta as chances de sucesso.

Além disso, o time de atendimento terá uma plataforma que centraliza a comunicação de diferentes canais. Ou seja, a equipe poderá focar em atender mais clientes, sem precisar de telefones celulares individuais.

Quais as vantagens do API WhatsApp?

Muito além de implementar chatbots, o WhatsApp Business API traz vários outros benefícios para a comunicação de uma empresa. Confira.

1. Respostas automáticas

As respostas automáticas no WhatsApp Business API tornam a empresa disponível a qualquer momento para os usuários. Além disso, possibilita passar informações importantes sobre horários de funcionamento, períodos de ausência e até mesmo promoções.

2. Escalabilidade 

Com a API do WhatsApp sua empresa terá uma escala muito maior de atendimento. Ou seja, será possível atender muito mais demandas ao mesmo tempo.

Além disso, é possível personalizar a comunicação e enviar mensagens padronizadas. Na prática, a equipe de atendimento poderá se concentrar em demandas mais específicas.

3. Campanhas de marketing 

A API do WhatsApp Business também gera possibilidades para campanhas de marketing. Ou seja, é possível gerar novas oportunidades de negócios e criar campanhas para aumentar as vendas pelo aplicativo.

Na prática, uma empresa pode captar leads, divulgar eventos, fazer promoções e fechar negócios pelo aplicativo.

Leia também: Click to WhatsApp: o que é e como fazer anúncios que convertem

4. Segurança e confiança 

Uma das formas de transmitir segurança e confiança aos clientes é usar o WhatsApp Business API. Desde o início, uma empresa passa por inúmeras verificações de segurança do próprio WhatsApp.

5. Análise de dados

Imagem para ilustrar WhatsApp Business API

Os dados gerados pelo WhatsApp Business API podem servir de insights para melhorias pontuais, criação de relatórios e tomadas de decisão.

6. Nova lei do SAC

Recentemente as regras para o Serviço de Atendimento ao Cliente, o SAC, mudaram. Antes, a lei garantia atendimento ao cliente apenas por telefone. Mas, a partir de outubro de 2022, os aplicativos de mensagens também foram reconhecidos como canais de atendimento ao cliente.

7. Gestão de atendimento

As outras versões do WhatsApp possuem poucas ferramentas de gestão de atendimento. Com o WhatsApp API, sua empresa terá total controle sobre a gestão do atendimento ao cliente, podendo centralizar tudo em uma plataforma.

Isso quer dizer que em um único lugar, sua empresa terá ferramentas para entender vários detalhes do atendimento.

8. WhatsApp Business Search

Agora o WhatsApp permite localizar empresas dentro do próprio aplicativo, com o WhatsApp Business Search. Na sequência, os clientes podem conversar diretamente pelo aplicativo.

Com a API, os clientes serão atendidos rapidamente, encurtando ainda mais a jornada de compras.

Como implementar o WhatsApp Business API?

Imagem para ilustrar WhatsApp Business API

Para implementar o WhatsApp Business API, uma empresa precisa de uma boa plataforma que possibilite a integração.

Neste caso, lembre-se que é importante contratar o serviço de API oficial do WhatsApp. Neste contexto, muitas empresas podem acabar tendo o número banido da plataforma por utilizar recursos não oficiais.

Na plataforma Blip, o WhatsApp API é um dos canais disponíveis para integração, respeitando as políticas de uso do aplicativo e oferecendo segurança e facilidades na ativação do canal.

Confira neste vídeo, algumas razões pelas quais o WhatsApp bloqueia números de empresas:

Por fim, Take Blip possui todas as soluções que uma empresa precisa para implementar o WhatsApp Business API. Com o Blip, sua empresa poderá:

  • implementar as soluções oficiais do WhatsApp API;
  • ter vários atendentes conectados a um mesmo número de telefone;
  • desenvolver e gerenciar chatbots;
  • usar inteligência artificial no atendimento ao cliente;
  • ter ferramentas exclusivas para campanhas de marketing;
  • conectar a CRMs e outras plataformas;

Conte com os melhores recursos para se comunicar com os clientes, como a criação, gestão e implementação de chatbots e automações.

Aproveite todo o potencial do WhatsApp para se comunicar com seus clientes. Conheça Take Blip e todas as soluções que sua empresa precisa!

[CTA] Fale com Especialista_1
Take Blip

Take Blip

Take Blip acredita no poder das conversas para mudar o mundo! Oferecemos soluções conversacionais e somos parceiros de grandes empresas. Trabalhamos unindo o melhor em tecnologia e conhecimento humano, sempre absorvendo, antecipando e criando tendências. 🚀

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Sumário

Escolhas do Editor

Os mais lidos da Categoria

ebook gratuito