WhatsApp Business Search: fique por dentro do novo lançamento que vai colocar sua empresa em evidência no app mais usado pelos brasileiros!

No dia 17 de novembro, aconteceu o WhatsApp Business Summit, pela primeira vez sediado no Brasil, em São Paulo. Durante o evento, a Meta anunciou algumas mudanças importantes no WhatsApp, com destaque para uma nova funcionalidade, o Business Search, que permite buscar empresas no aplicativo e fecharem negócios diretamente pelo WhatsApp.

O evento aconteceu no Brasil, pois segundo a Meta, o país tem mais de 120 milhões de usuários ativos, o que tornou o país interessante para testar a nova funcionalidade. Além disso, de acordo com um estudo interno da Meta, 60% das 50 marcas mais valiosas do país estão no WhatsApp. Esses dados reforçam a importância do canal de mensagens para fazer negócios no Brasil. 

Segundo a Meta, o Business Search cumpre o papel de facilitar a busca por empresas e de contactá-las direto do aplicativo. Ou seja, não será mais necessário pesquisar contatos de empresas em outros sites, o que melhora a experiência do usuário.

Para as empresas, essa é uma chance de marcar presença no aplicativo mais usado pelos brasileiros, aumentando as chances de criar novas oportunidades.

Além de poderem buscar empresas pelo nome, os usuários poderão percorrer categorias, o que coloca em evidência pequenas empresas.

WhatsApp Business Search: como funciona

Na prática, a funcionalidade anunciada no WhatsApp Business Summit fica assim:

image 3 2 - WhatsApp Business Search: conheça a nova funcionalidade do aplicativo whatsapp business search
Foto: Meta
  • O aplicativo conta com mini cartões, que mostram as empresas mais próximas;
  • Além disso, é possível navegar pelas categorias;
  • As empresas possuem contas verificadas.

Ou seja, essa é uma funcionalidade ideal para pequenas empresas e negócios locais, uma vez que a busca por proximidade gera visibilidade para os usuários do WhatsApp.

Além de encontrarem as empresas pelo Business Search, os usuários poderão entrar em contato e, por fim, fecharem negócio sem sair do WhatsApp. Continue a leitura para aprender o passo a passo:

Passo a passo: como funciona o WhatsApp Business Search

Como já mencionamos, o WhatsApp Business Search permite fazer compras 100% seguras, usando um cartão de crédito ou débito.

Confira o passo a passo e veja como essa função pode alavancar as vendas.

1. Encontrar uma empresa

Imagem para ilustrar WhatsApp Business Search
Foto: Meta

O primeiro passo é encontrar uma empresa diretamente no WhatsApp. Aqui, o usuário pode buscar empresas por categoria.

Importante: para garantir a confidencialidade e segurança, os históricos de busca não ficam associados à conta do usuário.

2. Entrar em contato com a empresa

Depois de encontrar a empresa, o usuário poderá entrar em contato, usando as funções já oferecidas pelo WhatsApp.

Ou seja, não será necessário pesquisar pelo número de telefone, nem adicionar o número na agenda.

3. Comprar e pagar pelo WhatsApp

Imagem para ilustrar WhatsApp Business Search
Foto: Meta

Por último, será possível fechar negócio diretamente pelo aplicativo. Isso quer dizer que a jornada de compra acontecerá 100% pelo WhatsApp.

Logo, o usuário poderá conferir os produtos, entrar em contato diretamente pelo aplicativo e, finalmente, realizar o pagamento por cartão de crédito ou débito, sem precisar sair do WhatsApp.

Quais empresas estão no WhatsApp Business Search?

Você deve estar se perguntando: como posso aproveitar o WhatsApp Business Search em minha empresa?

Antes de mais nada, é importante dizer que a funcionalidade só está disponível para contas oficiais do WhatsApp Business. Ou seja, se você usa alguma solução não oficial, certamente terá dificuldades em colocar seu negócio à vista no mensageiro.

Mas se já tiver uma conta comercial no WhatsApp, sua empresa já poderá aparecer nos resultados de busca. 

Uma dica importante: o número de telefone associado à conta de sua empresa deve ter o prefixo internacional brasileiro, que é +55.

E então, já se preparou para aumentar as chances de sucesso de sua empresa?

Imagine só: se as pessoas podem encontrar sua empresa e entrar em contato sem sair do WhatsApp, isso quer dizer que elas também podem ser atendidas automaticamente, reduzindo o tempo de espera e aumentando as chances de sucesso.

É aí que entram as melhores soluções de comunicação oferecidas por Blip. Com as automações de atendimento, sua empresa pode atender várias pessoas ao mesmo tempo e fechar mais negócios de uma só vez.

É ou não é uma solução brilhante? O público encontra seu negócio no WhatsApp Business Search, conversam com sua empresa e fecham negócio em poucos cliques, em um Blip!

Vale mencionar ainda que,um dia antes, no evento WhatsApp Partner Summit,  Blip foi premiada na categoria Revenue Growth Spotlight Award 2022, como o parceiro Meta que mais contribuiu com receita no WhatsApp em 2022.

Conheça mais sobre as versões do WhatsApp e descubra qual é a melhor solução para sua empresa decolar no comércio conversacional!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀