O WhatsApp Business Web é uma versão do aplicativo de mensagens para computador. Além de liberar o usuário do acesso ao celular, a versão web traz muitas vantagens. Saiba mais!

O WhatsApp Business é um aplicativo pensado para melhorar a comunicação entre empresas e clientes.

Além das funcionalidades que já conhecemos, ele apresenta uma série de vantagens pensadas para perfis comerciais. Assim como a versão normal, o WhatsApp Business também tem sua versão para desktop: o WhatsApp Business Web.

Com isso, os vendedores e funcionários de uma loja, por exemplo, poderão utilizar o computador para se comunicar com clientes, deixando os celulares de lado.

Continue a leitura e aprenda a usar o WhatsApp Business Web, além de conhecer os principais benefícios dessa versão para empresas.

Como usar o WhatsApp Business no computador?

  1. Primeiramente, você deve ter o aplicativo WhatsApp Business instalado em seu celular e com um número de telefone cadastrado. Para baixar o aplicativo, selecione o sistema operacional do seu celular: iOS ou Android
  2. Abra a página do WhatsApp em seu computador e, dentro do aplicativo de celular, selecione a opção aparelhos conectatos > conectar um novo aparelho.
  3. Aponte o leitor de QR code para o código que aparecer na tela. 
WhatsApp Business Web - tutorial
Captura de tela do WhatsApp Business Web

Pronto! Uma vez que você tenha conectado o celular via QR code, o WhatsApp Business Web vai aparecer automaticamente no computador. 

Agora você consegue enviar mensagens de texto, voz, documentos etc., direto do computador

Quais as vantagens do WhatsApp Business Web?

A versão para celular do WhatsApp Business já é repleta de vantagens. A versão web também não deixa a desejar. Afinal, ela tem todas as funcionalidades e vantagens do aplicativo. Veja só:

Perfil comercial

O perfil comercial do WhatsApp permite exibir informações como e-mail, site e endereço do negócio. Com isso, seus clientes não precisam trocar de aplicativo para encontrar a empresa e se comunicarem. 

Canal oficial de comunicação

Com uma conta oficial no WhatsApp Business, a comunicação do seu negócio ganha um novo canal de comunicação. Um grande diferencial desse canal é ele ser o aplicativo de mensagens mais usado pelos brasileiros. 

Mensagens automáticas

Além de se comunicar com os clientes em um canal exclusivo, o WhatsApp Business tem a funcionalidade de configurar mensagens automáticas. 

Por exemplo, mensagem de saudação e de ausência. Basta configurar os horários de atendimento e escrever as mensagens que desejar, em configurações. Assim você garante que ninguém ficará sem ser atendido. 

Catálogo profissional

Essa versão do aplicativo também permite que as empresas mostrem seus produtos ou serviços. Dentro do WhatsApp Business existe uma função chamada catálogo

É um ótimo recurso para empresas poderem usar como uma vitrine virtual da marca. Por exemplo, se for um restaurante que faz delivery, o catálogo é um ótimo espaço para expor o cardápio. 

Etiquetas de conversas 

As etiquetas do WhatsApp Business permitem que você organize os contatos por categorias. Dessa forma, a comunicação fica mais fácil e o público segmentado. 

Análise de estatísticas

O WhatsApp Business também tem a função de análise de estatísticas. Ou seja, você consegue acompanhar quantas mensagens foram enviadas, entregues, recebidas e lidas. 

Essa função é muito útil, pois permite saber se a comunicação com o público está funcionando ou se precisa melhorar. 

Neste vídeo, explicamos como o WhatsApp Business funciona. Confere aí:

Por que usar o WhatsApp Business Web?

De certa forma, o WhatsApp Business Web aumenta a produtividade de uma empresa, simplesmente por transferir todas as funcionalidades de um aparelho celular para o computador

Isso quer dizer que se antes um vendedor precisava dividir a atenção entre computador e celular, agora não precisa mais. Inclusive, fica mais fácil para vender pelo WhatsApp

💡 Aprenda as melhores dicas para vender pelo WhatsApp

Outro benefício da versão para desktop do WhatsApp Business é a diminuição do tempo de resposta. Em média, digitar pelo computador é bem mais rápido e isso faz com que uma empresa consiga responder seus clientes mais rápido.  

WhatsApp Business API

Existe mais uma versão do WhatsApp Business que atende principalmente empresas maiores e com mais demandas de comunicação: o WhatsApp Business API. Ele vai mais longe que a versão que acabamos de falar.

Dentre as principais funcionalidades, está a possibilidade de integrar um chatbot ao aplicativo, o que permite automatizar o atendimento. 

Portanto, além das mensagens de saudação e ausência, o chatbot possibilita configurar um fluxo de conversas e interações. Mas, para utilizar este recurso, será necessário criar um bot e incorporá-lo ao aplicativo. 

Imagem para ilustrar WhatsApp Business Web

A escolha entre as versões do WhatsApp Business depende das necessidades de cada empresa. Vale a pena conferir o que cada uma traz como benefício e decidir qual a melhor para o seu negócio. 

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀