Desde o lançamento, a API do WhatsApp vem conquistando mais usuários e mostrando o sucesso de estratégias de comércio conversacional. Uma prova disso são as versões de WhatsApp empresarial que se diferenciam de uma conta comum. 

Para quem não conhece, ao contrário de uma conta comum do WhatsApp, a API é uma forma de deixar tudo mais profissional. Ela oferece mais recursos que as versões Business e WhatsApp Messenger. 

Com essas soluções, uma empresa pode ter uma conta oficial, usar chatbots, gerar insights e se integrar a diferentes serviços. Tudo isso para se aproximar de verdade dos usuários, usando o aplicativo que o público mais usa para conversar. 

Continue lendo e aprenda mais sobre a API do WhatsApp Business, focando nos riscos que corremos ao optar por uma API não oficial.

O que é WhatsApp Business API?

Primeiramente, é importante sabermos o que diferencia o WhatsApp Business API das outras versões, como a do WhatsApp Business Messenger

A API do WhatsApp empresarial, oficialmente chamada de WhatsApp Business API, é a versão oficial do aplicativo de mensagens com soluções para empresas que querem melhorar a comunicação. 

Para entendermos melhor, API é a abreviação para Application Programming Interface (em português, Interface de Programação de Aplicação). Este recurso permite a integração entre duas aplicações, sejam elas sites ou qualquer aplicativo. 

Ao usar uma API, como a do WhatsApp Business, conseguimos integrar sistemas de diferentes plataformas e agregar recursos para a comunicação de uma empresa. Um bom exemplo de integração é a possibilidade de usar inteligência artificial para automatizar o envio de respostas.

Isso quer dizer que com a API do WhatsApp, uma empresa pode usar chatbots para responder clientes e criar uma comunicação de confiança com as respostas automáticas. 

Saiba mais: O que é API de integração?

Quais as vantagens de uma API do WhatsApp oficial?

Antes de falarmos sobre os riscos de usar uma API não oficial, citaremos algumas vantagens do uso de uma API oficial do WhatsApp. 

Automatização de mensagens

Com o WhatsApp Business API oficial você consegue automatizar mensagens. Isso torna o atendimento ao cliente mais eficiente, podendo indicar que a mensagem do usuário foi recebida e será respondida, por exemplo. 

Com as mensagens automáticas, você consegue estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim você garante que nenhum cliente ficará sem resposta. 

Além disso, como mencionamos, a integração permite que você use inteligência artificial e crie chatbots para o seu atendimento. 

Possibilidade de uso de chatbots

Apenas com a versão original da API de WhatsApp Empresarial será possível usar chatbots em seu atendimento. 

Os chatbots conseguem atender os clientes e escalar o atendimento. Em alguns casos, eles poderão até mesmo resolver solicitações sem a interferência humana.  

Por exemplo, um chatbot consegue passar status de pedidos, enviar boletos e resultados de exames, informar posição de filas de atendimento, entre outros. 

Descubra todos os benefícios de usar chatbots em sua estratégia de atendimento

Autonomia e atendimento em desktop

Ao contrário da versão não oficial, com a API do WhatsApp Business você consegue estar logado 100% pelo computador. 

Ou seja, você não precisa manter um aparelho celular o tempo todo conectado. Além disso, será possível ter vários atendentes usando a mesma conta em uma mesma plataforma, como a Blip. 

Isso fica ainda melhor se você considerar que a plataforma Blip permite que você tenha todos os seus canais de atendimento em um único lugar

Disparo de conteúdo mais rápido e seguro

A API oficial permite que você envie rapidamente mensagens de notificação, alertas e até mesmo pesquisas. 

A prática de enviar mensagens pelas listas de distribuição não é amplamente permitida em contas Business comuns. Inclusive, usuários de APIs não oficiais que fazem disparo em massa podem ser punidos. 

Análise de dados das conversas

As vantagens de uma conta de WhatsApp empresarial oficial não param por aqui. 

A API oficial do WhatsApp Business também permite a geração de dados estatísticos que servem para análises importantes para a empresa. Um bom exemplo é saber se a comunicação está fluindo e medir a satisfação dos usuários. 

Selo de verificação do WhatsApp

O selo de verificação é um recurso oferecido apenas pela Meta, empresa que gere o WhatsApp. 

Sem sombra de dúvidas, conversar com uma conta verificada nos passa mais segurança, principalmente quando falamos de nossos dados, não concorda?

O WhatsApp não revela quais critérios usa para fornecer um selo de verificação, mas sabemos que isso não é possível com o uso de API não oficial. 

Quais os riscos/desvantagens de uma API de WhatsApp Empresarial não oficial?

Se chegou até aqui, já sabe os benefícios de ter a API oficial do WhatsApp para empresas. Agora é hora de falarmos sobre os riscos em optar pela versão não oficial. 

De certa forma, os riscos ou desvantagens são opostos aos itens que falamos acima. Mas, mesmo assim, vamos passar por cada um deles, principalmente porque as consequências podem ser bem severas para quem opta pela API não oficial. Veja só:

1. Ter o número bloqueado

Uma das mais temidas consequências de usar um provedor não oficial de WhatsApp Business API: ter o número bloqueado. Inclusive, esse pode ser o fim de qualquer usuário que desrespeite as políticas de uso do WhatsApp.

O pior é que além de não poder ter uma conta de WhatsApp comercial, você também perde o direito de manter contas em outros serviços da Meta. 

Ou seja, junto ao WhatsApp, perderá também acesso ao Instagram e Facebook. 

Uma vez que a conta tenha sido bloqueada, apenas o WhatsApp, ou seja, a Meta, consegue reverter o bloqueio. 

2. Dependência de um aparelho celular 

A versão não oficial funciona como um espelho do aplicativo de celular. Isso quer dizer que embora você utilize o WhatsApp no computador, deve manter um celular conectado e com bateria. 

Pensando no atendimento ao cliente, isso pode gerar grandes atrasos e dificuldades de comunicação. Afinal, nunca sabemos quando a memória do celular vai acabar ou quando teremos problemas de conexão. 

Outro problema ligado a dependência do aparelho é saber que nem sempre conseguimos conectar mais de um atendente na mesma conta. Isso pode gerar um fluxo intenso de atendimento sem resposta.

3. Atraso de mensagens

Por ser uma versão espelhada do WhatsApp usado no celular, uma versão não oficial do WhatsApp pode atrasar o envio e recebimento de mensagens.

No mundo corporativo, o tempo é um fator muito importante, principalmente na tomada de decisões dos clientes. Isso quer dizer que se você demorar para responder uma mensagem, pode perder oportunidades de negócio.

Nenhuma empresa quer isso, não é mesmo?

4. Descumprimento da LGPD

A nova Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor e fez com que o WhatsApp mudasse as políticas de privacidade de cada versão. 

Com isso, a única versão que tem todos os requisitos da LGPD é a versão oficial do WhatsApp Business API

A LGPD é a legislação que diz como as empresas devem tratar dados de usuários. Usar uma API não oficial do WhatsApp quer dizer que você não estará seguindo a regulamentação correta. 

Aprenda mais sobre segurança digital dos clientes

Além de ter o número banido, uma das consequências para quem desrespeita a LGPD são multas que podem chegar até 2% do faturamento anual da empresa e a perda do direito de trabalhar com dados dos clientes. 

5. Sem integrações 

Justo por não ser oficial, uma API do WhatsApp Empresarial pirata tem interações limitadas. Isso para não dizer que não há integração. 

Uma vez que o WhatsApp API oficial precisa da liberação da Meta para ser utilizado, apenas um provedor oficial do canal empresarial, como Blip, poderá fazer essa ponte. 

Ao não ter um provedor oficial, você pode estar colocando tanto os dados de sua empresa, quanto os de seus clientes em risco. 

Por fim, uma API de WhatsApp não oficial pode fechar portas, assim como uma oficial pode abrir. 

WhatsApp Business Search: Conheça os novos recursos do app

Resumindo…

Imagem comparativo de WhatsApp empresarial

Como ter a API oficial do WhatsApp Business? 

Existem duas formas de contratar uma API oficial do WhatsApp Business. Uma delas é entrando em contato diretamente com o WhatsApp e a outra é por uma provedora oficial. 

Por ser um processo técnico e burocrático, o próprio WhatsApp recomenda que as empresas optem por uma provedora oficial, como a Blip. Veja só:

A Blip é a solução completa para garantir a melhor experiência com a sua marca nos principais aplicativos de mensagem e assistentes de voz do mundo — como WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger e muito mais.

Nossa plataforma une, de forma ágil e flexível, tudo o que a sua empresa precisa para otimizar o atendimento e a comunicação:

  • automação,
  • inteligência artificial,
  • ferramenta exclusiva de atendimento humano sem limitação de agentes,
  • análise de dados,
  • gestão de equipes,
  • ferramentas de divulgação e mais!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀