WhatsApp no Brasil: conheça a trajetória do app

WhatsApp no Brasil - Capa
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros. Desde o surgimento, em 2009, o WhatsApp passou por melhorias e foi comprado pela Meta. Atualmente, o Brasil é o segundo maior país em números de usuários, ficando atrás apenas da Índia.

Que tal escutar o artigo sobre WhatsApp no Brasil? Basta clicar no player abaixo!

Não é de hoje que o WhatsApp faz parte do dia a dia dos brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, o aplicativo de mensagens chegou a 99% dos celulares no nosso país.

Nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre a trajetória do WhatsApp no Brasil, desde sua chegada em 2009 até os dias de hoje.

Se você tem dúvidas sobre quem é o fundador do WhatsApp, quais foram as principais transformações do aplicativo e o que mudou no relacionamento das marcas brasileiras com seus clientes após a chegada do WhatsApp, continue a leitura para descobrir as respostas para essas perguntas e muito mais.

Vamos entender um pouco mais da trajetória no Brasil de um dos maiores apps de mensageria do mundo?

Quando foi criado o WhatsApp?

WhatsApp no Brasil - ilustração

O WhatsApp foi fundado em 2009, por Jan Koum e Brian Acton, nos Estados Unidos.

No começo, o aplicativo era apenas um competidor direto do SMS. Diferente das atuais possibilidades, naquela época não era possível trocar fotos, áudios, arquivos, muito menos fazer chamadas.

Levando em conta que nos Estados Unidos o envio de SMS é gratuito, logo um desafio foi colocado ao WhatsApp: “por que as pessoas iriam baixar um novo aplicativo, sendo que elas já enviavam SMS gratuitamente?”

Foi aí que a empresa percebeu seu grande potencial de expansão internacional: em muitos países (como o Brasil) o envio de SMS era tarifado.

Quando surgiu o WhatsApp no Brasil?

No mesmo ano, em 2009, o WhatsApp foi disponibilizado em território brasileiro. Inicialmente, apenas usuários da Apple poderiam utilizar o app.

Com a disponibilização em outros sistemas, a popularização do WhatsApp ganhou força e hoje ele conta com uma base de 120 milhões de usuários no país.

2014: Compra do WhatsApp pela Meta

Imagem para ilustrar Meta e WhatsApp

Desde 2012 a Meta negociava a compra do WhatsApp. Em fevereiro de 2014, foi batido o martelo e a companhia de Mark Zuckerberg pagou US$ 16 bilhões (cerca de R$ 38 bilhões, segundo as conversões do dólar na época) para adquirir o aplicativo de mensageria. 

Na época em que a venda foi feita, o WhatsApp era usado por mais de 400 milhões de pessoas por mês. Sendo a empresa de comunicação que mais cresce em todo o mundo, hoje o app está no TOP 25 de apps mais baixados em mais de 100 países.

Somente no Google Play, mais de 1 bilhão de pessoas já baixaram o WhatsApp.

É importante ressaltar que mesmo após a compra da Meta, o app segue operando com independência e com o mesmo foco do início: construir um serviço de mensagens rápido e que funcione em qualquer lugar do mundo.

Continue aprendendo: 7 dicas incríveis de atendimento via WhatsApp

2018: Lançamento do WhatsApp Business

Uma pesquisa feita pela Morning Consult, a pedido do WhatsApp, revelou que 80% dos pequenos negócios já utilizavam o app de mensageria para interagir com seus clientes.

Diante disso, em 2018, ocorre o lançamento mundial de um novo recurso: o WhatsApp Business. 

A partir da nova funcionalidade, tornou-se possível a criação de um perfil com informações básicas sobre o negócio (e-mail, endereço, site e descrição de serviços).

Banner do whatsapp - banner

Uma das principais funcionalidades para as empresas que utilizam o WhatsApp é a possibilidade de criar um catálogo no perfil comercial. Com este recurso, empresas conseguem mostrar produtos e até mesmo vender pelo WhatsApp.

Além disso, o recurso fornece métricas (como modelo de mensagens mais lidas, por exemplo) para fomentar estratégias de marketing mais assertivas por meio do aplicativo.

Ademais, a segurança foi outro fator que motivou a criação do WhatsApp Business. Com o intuito de evitar fraudes, o app divulga ao consumidor final que aquele perfil é comercial e verifica dados básicos sobre a confiabilidade da empresa.

Em um ano de lançamento, o WhatsApp Business já contava com uma base de 5 milhões de empresas utilizando a ferramenta ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Confira a comparação entre as versões do WhatsApp Messenger e WhatsApp Business:

Comparativo entre  versões do WhatsApp

Atualizações foram incorporadas, como respostas rápidas, etiquetas e filtros de conversas para melhorar a organização dos atendimentos. 

Veja também: Como funcionam os chatbots para WhatsApp?

WhatsApp atualmente

Com o objetivo de fidelizar cada vez mais seus usuários, o WhatsApp divulga constantemente novas funcionalidades e atualizações. 

Hoje em dia, diferente da versão inicial de 2009, é possível usar o aplicativo para:

  • enviar mensagens instantâneas, fotos, vídeos e outros formatos de arquivos, 
  • compartilhar localização em tempo real, 
  • fazer chamadas de voz e vídeos, 
  • distribuir documentos 
  • trocar figurinhas/gifs.

Também é importante destacar a criptografia de ponta a ponta, que aumentou a segurança dos usuários. Com isso, todas as mensagens enviadas e recebidas são criptografadas e protegidas.

Quer saber como funciona a criptografia de ponta a ponta utilizada no WhatsApp? Confira o vídeo abaixo:

WhatsApp no Brasil: Mais recursos para empresas

Para ampliar ainda mais as possibilidades de uso comercial do aplicativo, o WhatsApp lançou recursos para pagamentos online.

Se antes as empresas precisavam levar os clientes para outro ambiente na hora de realizar pagamentos, hoje já podem utilizar o recurso do WhatsApp Pay, que permite pagamentos dentro do próprio app.

WhatsApp Pay no Brasil

Outra novidade muito importante para os usuários do WhatsApp é o surgimento da versão web. Atualmente, é possível utilizar o aplicativo para conversar pelo computador, sem a necessidade de ter o aparelho celular conectado à internet.

Os resultados dessa estratégia não poderiam ser diferentes. Atualmente mais de 1,5 bilhão de usuários possuem o WhatsApp em mais de 180 países. O Brasil é o segundo maior país em número de usuários, ficando atrás apenas da Índia. 

Agora que você já conhece a trajetória do WhatsApp no Brasil, não faltam motivos para incluir o aplicativo nas estratégias de comunicação da sua empresa. Afinal, o WhatsApp se tornou um dos canais mais utilizados pelas pessoas e possui inúmeros recursos que são verdadeiros benefícios para as empresas.

Quer aprender tudo sobre o WhatsApp Business e aproveitar ao máximo os recursos do aplicativo em sua empresa? Confira este artigo sobre a versão do WhatsApp para empresas!

Take Blip

Take Blip

Take Blip acredita no poder das conversas para mudar o mundo! Oferecemos soluções conversacionais e somos parceiros de grandes empresas. Trabalhamos unindo o melhor em tecnologia e conhecimento humano, sempre absorvendo, antecipando e criando tendências. 🚀

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Sumário

Escolhas do Editor

Os mais lidos da Categoria