Há várias possibilidades para o uso do WhatsApp no varejo. Além do negócio se beneficiar, o cliente se vê satisfeito com a dinamicidade da comunicação por meio da ferramenta.


Com o aumento do uso da tecnologia, as necessidades do consumidor mudaram, e cabe à indústria acompanhar tais tendências.

Em 2020, por exemplo, entramos em um cenário particularmente desafiador, com a adoção do isolamento social devido à pandemia. Nesse contexto, o varejo viu um grande aumento no e-commerce.

Apesar disso, a fidelização de clientes ainda é pequena e por isso, pode-se pensar em adotar o WhatsApp no varejo.

Inclusive, na digitalização do varejo, o WhatsApp surgiu como uma ferramenta importante para a jornada de compras do consumidor e está cada vez mais personalizada. Isso porque os brasileiros já estão familiarizados com a plataforma, o que torna o caminho mais flexível para se aproximar dos clientes. 

Estamos falando do uso do WhatsApp Business, criado em 2018. Essa versão foi desenvolvida exclusivamente para empresas, com uma interface simples e intuitiva.

Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo:

A ideia é que a ferramenta seja útil tanto para o comércio local, pequenas lojas e profissionais independentes, quanto para grandes varejistas. 

Para entender mais sobre o assunto, acompanhe o artigo a seguir e saiba das principais vantagens de apostar nesse aplicativo para o setor do varejo brasileiro.

WhatsApp para empresas de varejo

Qual é o papel do WhatsApp no varejo?

Já foi mencionado anteriormente, mas o app é tão relevante que vale ser citado outra vez: grande parte dos brasileiros já utilizam o WhatsApp no dia a dia.

Além disso, o consumidor está cada vez mais exigente e por isso demanda uma interação com as empresas de forma mais ágil e conveniente. Portanto, nada melhor que unir o útil ao agradável, correto?

Isto é, utilizar o app para suprir as expectativas dos compradores é uma excelente ideia, que também conta com economia de custos, se comparado ao investimento de ferramentas próprias. 

Aliás, segundo o Sebrae, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado por empreendedores no Brasil, somando 75%. Adicionalmente, mais de 70% das empresas utilizam o app para se comunicar com seus clientes.

Ou seja, se o seu negócio ainda não está lá, é melhor se apressar, pois é bem provável que o seu concorrente já esteja.

Quais são as vantagens de implantar o WhatsApp?

Além de atender as expectativas do consumidor, é possível identificar outras vantagens.

  • compartilhamento de informações e conteúdos relevantes sobre o negócio, como:
    • serviços, produtos e eventos;
    • dicas sobre como utilizar os produtos;
    • comparação entre modelos de produtos;
    • promoções exclusivas e ofertas personalizadas para clientes da ferramenta;
  • assertividade de estratégias de vendas, com a abertura de mais um canal de comunicação;
  • otimização do relacionamento com o cliente, com a ajuda de mensagens personalizadas e instantâneas;
  • aumento de satisfação do cliente e como consequência, aumento de reputação da  empresa;
  • escalabilidade no atendimento;
  • precisão de respostas, além da redução de falhas na comunicação;
  • economia de recursos;
  • ótimo local para o aumento de vendas com o uso correto da ferramenta.

O resultado disso são clientes satisfeitos com a comunicação instantânea, além da diminuição no tempo de espera, se compararmos com a comunicação via e-mail. 

Está gostando do conteúdo?
Que tal se aprofundar ainda mais!

BannerBlog TudoSobreWhatsAppBusinessAPI2 1 - Whatsapp no Varejo: quais são as vantagens de apostar no aplicativo?

Porém, saiba que existem desafios para o varejo e-commerce. Um deles é a organização de informações de maneira clara e intuitiva para que o cliente não crie mais dúvidas. Mas afinal, como é possível implantar uma boa estratégia de vendas com o WhatsApp? Confira no tópico a seguir.

Como realizar uma boa estratégia com o app?

Existem algumas formas de organizar uma implantação de WhatsApp no setor de varejo.

Primeiramente, é preciso planejar e investir no desenvolvimento de estratégias de comunicação. Para isso, pesquise se o seu público realmente usa a plataforma, e se sim, como a utiliza. 

Essa pesquisa é ideal para entender se o consumidor estaria disposto a se comunicar com a sua marca por meio desse canal. E isso ajudará a tornar as ações de marketing mais assertivas. 

Com um bom planejamento é possível definir bons objetivos também. Por isso, avalie as expectativas da sua marca com o uso do app e leve em consideração as reais necessidades do negócio, além das funcionalidades da ferramenta. Faça perguntas como:

  1. Quais são os principais desafios e dificuldades na comunicação com o meu público-alvo? 
  2. Como o WhatsApp pode ajudar na falha da comunicação? 
  3. Qual é o investimento necessário para implantar a plataforma?

Para responder a terceira pergunta, pense o quão necessária a personalização de mensagens se torna nessa comunicação.

A maneira mais inteligente de personalizar um grande volume de mensagens é por meio da automação de mensagens com chatbots. São eles que atendem a demanda de forma ágil e conseguem trabalhar em todas as fases da jornada de compra do cliente.

Inclusive, as vantagens de implantar chatbots no WhatsApp para o segment são:

  • atendimento ao cliente 24 horas, 7 dias na semana;
  • ajuda para solucionar dúvidas e problemas;
  • auxilia na finalização de compras;
  • agilidade no atendimento;
  • otimização nos processos logísticos;
  • personalização de mensagens;
  • fidelização de clientes por meio do bom atendimento;
  • possibilidade de recebimento de feedback no pós venda.

Adicionalmente, uma boa implantação de chatbots no WhatsApp envolve a otimização na qualidade de atendimento, a qual é indispensável para reter clientes.

Mesmo sendo um canal informal, o cliente não deve ser tratado como um amigo pessoal. Estamos falando de mensagens programadas e enviadas tanto por chatbots, quanto por funcionários. 

Para isso, defina quem será responsável por responder as mensagens na plataforma, seja com ou sem o uso de chatbots. Em um cenário ideal, ter mais de um profissional dedicado ao canal atingiria os objetivos da marca com mais dinamicidade.

Porém, é preciso entender a realidade da empresa, assim como o porte e a real necessidade de ter mais de um colaborador dedicado à interação com clientes. 

Por fim, saiba que o digital não é um ambiente tão novo hoje em dia, mas mesmo assim é repleto de possibilidades para o setor do varejo.

Mesmo quem tem experiência com vendas em lojas físicas, não pode perder a oportunidade de utilizar o app para obter uma boa relação com o cliente e aumentar vendas.

Gostou de saber um pouco mais sobre WhatsApp no Varejo? Para que essa comunicação seja mais assertiva, é preciso contar com a participação de uma empresa Provedor Oficial do WhatsApp no Brasil, como é o caso de Take Blip! Entre em contato com nossos consultores e saiba como!

 

Fale com um especialista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *