WhatsApp para clínica estética, assim como para outros tipos de negócios, tem sido uma necessidade real. Porque as pessoas têm utilizado cada vez mais as ferramentas digitais de conversação.

Aplicativos digitais de troca de mensagens estão a todo vapor na vida das pessoas. Não é novidade dizer que elas preferem se comunicar via chat a ter que fazer uma ligação, por exemplo. E, nesse movimento, o WhatsApp tem uma grande participação. 

Segundo pesquisas, o app — que já era muito popular no Brasil e no mundo — teve um crescimento de 101% na troca de mensagens. Esse aumento se deu, em parte, em função da pandemia que vivemos desde 2020, mas o contexto de afastamento social apenas potencializou uma realidade que já era prevista.

Com isso, empresas de diferentes áreas de atuação perceberam uma grande oportunidade para o uso dessa ferramenta como um canal de comunicação e vendas

De fato, o WhatsApp é um meio muito poderoso nesse sentido, porém é importante entender quais são as possibilidades disponíveis para esse tipo de atividade via chat e suas regras, especialmente para empresas como as clínicas de estética.

Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo:

Continue essa leitura e saiba tudo sobre WhatsApp para clínica estética, que engloba as atividades comerciais nesse setor!

Sobre o WhatsApp

O WhatsApp nasceu com uma missão: “possibilitar que as pessoas se comuniquem sem barreiras em qualquer lugar do mundo”. Segundo a empresa, são enviados via app aproximadamente 55 bilhões de mensagens, 4,5 bilhões de fotos e 1 bilhão de vídeos.

Hoje, ele tem mais de 1 bilhão de usuários pelo mundo, distribuídos em 180 países. Além disso, sabe-se que 99% dos smartphones no Brasil têm o WhatsApp instalado

Por causa dessa grande popularidade, além do uso pessoal para gerir conversas entre amigos e familiares, as pessoas têm se mostrado dispostas a usar esse canal de comunicação para realizar transações comerciais. 

Segundo pesquisa da Opinion Box e Mobiletime, de fevereiro de 2020, “no Brasil, 76% dos usuários do WhatsApp se comunicam com marcas e empresas pelo aplicativo com objetivo para tirar dúvidas e pedir informações”, além disso “outros 65% querem receber suporte técnico e 61% desejam receber promoções“.

Portanto, o app é um canal extremamente promissor para as empresas, considerando que o público se sente confortável e prefere essa ferramenta para esse tipo de comunicação.

Está gostando do conteúdo? Que tal se aprofundar ainda mais?
Tudo sobre WhatsApp API

WhatsApp para negócios

O Whatsapp Business foi lançado em 2018, com o objetivo de atender às necessidades das pequenas empresas.

Nesta versão no app, estão disponíveis as  mesmas funcionalidades oferecidas no WhatsApp Messenger: envio de mensagens de texto e voz, chamada de vídeo, compartilhamento de arquivos diversos, criação de grupos, lista de transmissão etc.

Com a versão para negócios, além desses utilidades, também é possível:

  • criar uma conta comercial com informações de: e-mail, endereço e site;
  • envio de mensagem automática de saudação e em períodos fora do horário de atendimento;
  • estabelecer um catálogo de produtos e serviços;
  • fazer análises estatísticas com relação ao envio de mensagens;
  • organizar as conversas por meio de etiquetas.

Essas características são de grande importância para a administração e gerenciamento da comunicação com os clientes. Porque elas permitem que essa conversa seja feita de forma organizada e prática tanto para a empresa, como para o usuário.

Pensando nisso, o WhatsApp para clínica estética abre uma série de oportunidades vantajosas que podem ser muito bem aproveitadas.

Benefícios do WhatsApp para a clínica de estética

img ChatbotParaClinicasDeEstetica2 - WhatsApp para clínica estética: quais são as possibilidades? WhatsApp para clínica estética

Assim como outras empresas de diferentes setores que existem no mercado, uma clínica de estética também tem suas necessidades em termos de comunicação, atendimento, marketing, vendas, fidelização de clientes e tantas outras esferas organizacionais que compreendem o universo da indústria da beleza.

Empresas que promovem o bem estar, como: salões de beleza, profissionais especializados em massagem, spas e clínicas de estética, precisam estar atentas à experiência completa do cliente, desde o primeiro contato com a marca até o pós “tratamento”.

Por isso, o WhatsApp para estética funciona como um auxiliar nesse processo, proporcionando facilidades e praticidades que podem elevar a satisfação do seu cliente.

Abaixo estão listadas algumas dessas possibilidades de uso do WhatsApp para clínica estética:

Facilidade de comunicação e relacionamento

Como vimos no início deste texto, as pessoas usam o WhatsApp diariamente.

Por isso, quando uma empresa tem esse canal de comunicação disponível, a interação entre marca e cliente torna-se muito mais fácil. Porque não vai ser necessário que outro aplicativo seja baixado para que essa conversa aconteça.

Além disso, o WhatsApp é uma ferramenta muito usada para conversas pessoais, portanto, se sua marca mantém um contato com um cliente neste ambiente, existe uma grande chance de acontecer uma aproximação e estreitamento de relacionamento.

Isso proporciona à empresa um conhecimento muito maior do seu público, o que gera grandes possibilidades de recompra e fidelização.  

Informações em um só lugar

Na conta comercial do WhatsApp é possível incluir as principais informações sobre sua empresa, seus produtos e serviços. Ou seja, o usuário do app não precisa acessar outro site ou outra plataforma para ter acesso ao que o seu negócio tem a oferecer.  

Mais uma vez, percebe-se a praticidade e facilidade para obter informações que vão influenciar diretamente na tomada de decisões de compra.

Compartilhamento de conteúdo

Há uma vantagem, em especial, que é muito importante na utilização do WhatsApp para clínica de estética: o compartilhamento de conteúdo.

A maioria dos procedimentos estéticos precisam que o cliente tome alguns cuidados (antes ou depois) para que os resultados daquele tratamento sejam alcançados.

Pensando nisso, o WhatsApp é um ótimo recurso para informar sobre essas responsabilidades do cliente, pois é possível enviar, além de textos, imagens e vídeos tutoriais, para que todas as dúvidas sejam esclarecidas.

Além disso, com o recurso de etiquetas, é possível identificar quais são os clientes que estão realizando cada tipo de procedimento e acompanhar em que fase do tratamento eles estão, para enviar os materiais necessários com todas as informações úteis. 

Canal de divulgação

Outra possibilidade do WhatsApp para clínicas de estética é a divulgação de novos produtos e serviços, ofertas e cupons de descontos, condições especiais em datas específicas, mudanças de preços e outras centenas de ações de atração que podem ser executadas.

Essa função, inclusive, pode impactar nos custos de divulgação que uma empresa tem habitualmente.

Porque, uma vez que você tem o contato do seu cliente e conversa diretamente com ele, você está alcançando uma pessoa com grande potencial de compra, sem precisar fazer um anúncio patrocinado, por exemplo. 

Vendas

Outra possibilidade é utilizar o WhatsApp no processo de vendas. Com ele, o atendente pode informar sobre os serviços e produtos disponíveis na empresa, esclarecer todas as dúvidas de forma detalhada e personalizada. 

Além disso, esse canal de comunicação pode ser usado para fazer negociações de valores, descontos especiais etc. 

Quando uma venda é realizada via chat, o link de pagamento (com a fatura digital), por exemplo, pode ser enviado na conversa, assim como informação com dados de pagamento como número da conta e outros meios de pagamento.

Porém, neste contexto de compra e venda via WhatsApp, devem ser observadas as políticas comerciais do aplicativo, que deixa muito claro quais os tipos de transações comerciais são permitidas e como elas devem ser feitas.

Políticas Comerciais do WhatsApp

Pensando em vendas realizadas via WhatsApp, a empresa estabeleceu algumas regras de uso do app. Algumas dessas determinações são gerais no que diz respeito a:

  • vendas de bens e serviços;
  • interação com os usuários;
  • pagamentos;
  • cobrança de impostos.

Entretanto, existe um regulamento específico para a venda de alguns itens, que são mencionados separadamente na Política Comercial do WhatsApp

O conteúdo do termo prevê a proibição de alguns produtos farmacêuticos, que podem ser usados em procedimentos nos estabelecimentos estéticos.

Segundo o texto,

“as empresas não podem vender nem promover a venda de suplementos alimentares de risco, conforme determinado pelo WhatsApp a seu exclusivo critério”. 

Esses suplementos alimentares de risco são:

  • Esteróides anabolizantes;
  • Quitosana;
  • Confrei;
  • Desidroepiandrosterona;
  • Efedra;
  • Hormônios de crescimento humano.

Substâncias como a quitosana e confrei, são muito utilizadas no âmbito dermatológico, especialmente no processo de cicatrização da pele.

Também a desidroepiandrosterona, que pode ser conhecida como DHEA — do inglês dehydroepiandrosterone — a qual foi identificada com propriedades que auxiliam no retardo do envelhecimento.

Esses elementos citados acima têm forte relação com diversos procedimentos estéticos, mas a sua comercialização via WhatsApp é explicitamente proibida.

A lógica da política de proibição, neste caso, é a mesma aplicada para as Farmácias. Dessa forma, a venda desses tipos de produtos é proibida, porém os serviços disponibilizados pelas empresas comunicados via app são liberados. 

Conclusão

Além de respeitar as políticas do WhatsApp, quando se trata de comunicação entre empresa e cliente via chat, é fundamental considerar as regras e boas práticas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Pois, nessa troca de mensagens, provavelmente serão compartilhados vários dados pessoais, que devem ser utilizados respeitando a Lei de Dados.

Não somente no que diz respeito às leis e normas, mas também vale levar em conta os momentos certos de fazer essa comunicação. Por isso, é importante criar estratégias de marketing, que preveem as oportunidades de sugestão de compras, envio de cupons, promoções etc.

De modo geral, o WhatsApp para clínica estética é uma ferramenta que abre um mundo de possibilidades, basta saber aproveitar as suas funcionalidades, para que elas auxiliem da melhor maneira possível.

Gostou de saber um pouco mais sobre WhatsApp para clínica estética? Continue no nosso blog e confira: Quais são as reais vantagens do WhatsApp Business?

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀