Antigamente, em estabelecimentos como clínicas era preciso ligar para marcar uma consulta ou exame. Atualmente, o uso do WhatsApp para laboratórios facilitou e agilizou a vida de todos: clientes e empresas. 

Já reparou como o mundo evolui rápido? Dessa vez, estamos falando da digitalização de mercado e como a informação pode chegar a milhares de pessoas em segundos. Por isso, o WhatsApp para empresas torna-se tão necessário!

Principalmente porque a ferramenta é uma das formas mais usadas pelos brasileiros para a troca de mensagens e informações. Se eles já utilizam o app na vida pessoal, nada mais fácil que utilizá-lo para cuidar da saúde também, não é mesmo?

Os benefícios são vários, quer ver só? Acompanhe o artigo a seguir e saiba do que estamos falando. 

A importância de uma conta comercial no app

Além de ter uma conta de WhatsApp, é importante ter uma conta comercial, a qual deve ser baixada à parte. Esse segundo módulo é direcionado a empresas, pois possui algumas particularidades, como a possibilidade de registrar um telefone fixo para que os clientes possam ligar.  

Outra grande questão é almejar facilitar a vida das pessoas: os funcionários da empresa terão a rotina otimizada, a empresa reduzirá custos e a pessoa estará se comunicando com a empresa de uma forma mais direta e simples.

Benefícios de incluir o WhatsApp no atendimento de laboratórios

Além disso, outros atributos e benefícios do WhatsApp que permite escalar um negócio no setor de saúde são:

  • intuitividade para mexer no app;
  • serve para todas as idades;
  • exclui a necessidade de aplicativos próprios, os quais necessitam de maiores investimentos;
  • já é um app popular, como mencionamos anteriormente;
  • útil para laboratórios e clínicas de qualquer porte;
  • possibilidade de automação de mensagens com a implantação de chatbots;
  • atendimento mais rápido e dinâmico;
  • possibilidade de envio de resultados de exames;
  • sanar dúvidas recorrentes;
  • fidelizar e estreitar laços com os pacientes;
  • enviar conteúdos com novidades e informativos;
  • promover conforto para o cliente, que com o uso do app não precisa sair de casa;
  • e muito mais! 

Caso Hermes Pardini

A gigante no ramo laboratorial já utiliza o app para escalar o atendimento, sabe como? Eles apostam na união entre o atendimento humano e o automatizado. Com isso, foi notado que muitas pessoas aderiram ao uso dos serviços do laboratório por meio do digital.

Isso porque houve 30% de aumento na eficiência operacional do atendimento, no qual 1 atendente conseguia dar atenção para até 8 clientes de forma simultânea.

Dessa forma, mais de 40 mil pessoas foram atendidas por meio de milhões de mensagens trafegadas em um determinado período de tempo. Além disso, mais de 5 mil resultados de exames foram entregues via WhatsApp. 

Escalando o atendimento com o WhatsApp

Agora que você entendeu os benefícios do WhatsApp para clínicas e laboratórios, é hora de saber como é possível escalar o atendimento com o app. 

Invista na divulgação

Ao criar um novo canal de comunicação é preciso divulgá-lo para que essa estratégia seja executada, concorda?

Por isso, escolha um número que o negócio já utiliza ou um número que seja fácil de memorizar. Logo em seguida, informe-o por meio dos canais de comunicação já existentes, como o Instagram. 

Outra forma eficiente de divulgação é criando ofertas especiais, como cupons de desconto para que os clientes iniciem conversas pelo app. Pode-se também adicionar botões CTA (call-to-action) com o link para iniciar uma conversa por meio de anúncios pagos. 

Crie um link do site para o app

Por meio do site institucional, é possível promover a ferramenta com um simples link, conhecido como Click-To-Chat. Para facilitar a primeira interação, é possível adicionar quick replies, as quais falaremos em instantes.

WhatsApp para laboratórios

Ofereça um menu numerado como o de ligações

Aquele menu de opções numeradas quando um cliente liga para você também pode ser instalado de forma automatizada nas mensagens do WhatsApp. Essa é uma das melhores formas de agilizar o atendimento para sanar qualquer dúvida que o usuário apresente. 

Pense na ideia de implantar quick replies

Os quick replies, ou respostas rápidas, em inglês são aquelas mensagens prontas na caixa de digitação. Assim, ele não perde tempo digitando e você consegue executar o fluxo de mensagem do jeito que foi estruturado. 

Incorpore a inteligência artificial

O uso da inteligência artificial no mercado veio para ficar. Essa é mais uma possibilidade para escalar um negócio, e pode contar com a ajuda de ferramentas de Processamento de Linguagem Natural. Mas o que isso quer dizer? 

Bom, ao utilizar a IA por meio dos chatbots, é possível que o robô entenda uma variedade de frases vindas do usuário. Como consequência, o chatbot consegue responder de um modo natural e até passar o atendimento para um humano.

Engaje o público

O engajamento do público é importante e por isso é preciso investir em técnicas que mantenham o público sempre interessado no seu negócio e no canal de comunicação feito para agilizar o atendimento. 

Por isso, conte com o envio de notificações e lembretes de exames e resultados. É possível usar templates de mensagens para entrar em contato com a pessoa e lembrá-la de compromissos e pendências, de forma amigável e simples.

Além de manter o canal de comunicação vivo, o objetivo aqui é dar continuidade ao atendimento na mesma conversa e quem sabe sanar outras questões. 

Por fim, para facilitar e agilizar ainda mais, comunique com os clientes de antemão o que é preciso para realizar o atendimento. Estamos falando sobre ter o RG e CPF em mãos, assim como a carteirinha do plano de saúde, se for o caso, estipular o tempo mínimo em que a pessoa precisa realizar o pedido de agendamento e outras questões para a identificação do usuário. 

Dicas de segurança

Para mostrar para que a comunicação na ferramenta é segura, siga alguns passos, como:

  1. peça aprovação para o app;
  2. leia e siga a política comercial;
  3. uma vez aprovada, peça o selo de verificação;
  4. siga as melhores práticas de uso.

Depois de todas essas dicas, a conclusão que fica é: o WhatsApp para clínicas e laboratórios só tem a agregar no atendimento e na satisfação do cliente. Quer transformar hoje mesmo o seu atendimento? Entre em contato com um dos nossos consultores!

Fale com um especialista

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀