Segmento do Mercado

Bens de Consumo

Localização

Departamento

Atendimento

Canais de publicação

Facebook Messenger

Resultados

+58mil clientes engajados na conversa com a marca. +150mil reações. +140mil comentários.

Contexto

A Casas Bahia buscava uma solução de comunicação robusta, capaz de gerar engajamento e conversão durante a Black Friday.

Desafio

Criar uma solução estável, pronta para o grande fluxo de clientes da Black Friday, e engajadora o suficiente para estimular novas interações após a data.

Solução

Com a plataforma Take Blip, a empresa criou o Bahianinho, um canal de comunicação automatizada no Messenger que cativou o público e foi um sucesso.

Uma das maiores empresas de varejo do país, Casas Bahia contou com a plataforma Take Blip para desenvolver a solução de comunicação digitalizada ideal para promoções de Black Friday. O projeto começou com o objetivo de ser um canal de vendas e alcançou tanto sucesso que evoluiu para ser também uma ação de engajamento da marca.

O contato interativo para consumidores da Casas Bahia começou em 2016. Batizado de Bahianinho, ele sugeria ofertas de maneira personalizada e automatizada via Facebook Messenger. Com base em interações, enviava no chat produtos que atendiam ao gosto de cada cliente, facilitando e aumentando a conversão. A campanha movimentou mais de 2 milhões de mensagens e engajou mais de 58 mil pessoas. Das vendas feitas durante a ação, 35% foram de clientes realizando sua primeira compra nas Casas Bahia.

Depois do sucesso no ano de lançamento, a Casas Bahia seguiu usando a plataforma Take Blip para evoluir a experiência do chatbot. O cliente, que já podia comprar produtos pelo canal, passou a também escolher categorias de interesse, selecionar produtos favoritos e receber aviso de ofertas do e-commerce. O Bahianinho dava informações sobre cartões da rede, vagas de emprego e até ajudava a detectar anúncios fraudulentos, espalhados pela internet sem autorização da empresa.

Como resultado, mais de 77 mil pessoas aproveitaram as novas funcionalidades na Black Friday de 2017. As pessoas também curtiram trocar mensagens com o contato inteligente: para cada 10 clientes que acionaram o chatbot, em média 7 engajaram na conversa.

No ano seguinte, além dos produtos em promoção, a rede promoveu um leilão de menor lance único. A dinâmica contava com o Bahianinho para informar sobre produtos e captar informações sobre os lances. Com essa ação de marketing, o chatbot movimentou mais de 36 milhões de mensagens, recebeu mais 150 mil reações e 140 mil comentários, passando de 10 mil compartilhamentos no Facebook na Black Friday de 2018.

Grandes resultados como estes mostram como um canal de comunicação inteligente e eficiente tem o potencial de encantar o público, impulsionando o sucesso da empresa.

Veja outros cases

Você também pode transformar a sua empresa!

Você também pode transformar a sua empresa!