Segmento do Mercado

Bens de Consumo

Localização

Departamento

RH e Corporativo

Canais de publicação

Whatsapp

Resultados

+60 mil currículos recebidos pelo contato inteligente, sendo uma média de 1 mil por mês. Redução do tempo de envio do currículo de 1 hora para 10 minutos. Melhor planejamento de vagas e cumprimento dos prazos junto aos clientes.

Contexto

Necessidade de contratar mão de obra especializada em cidades pulverizadas, com difícil acesso.

Desafio

Grande parte dos candidatos operacionais possui baixo nível de escolaridade e informação, além da dificuldade de acesso a computadores.

Solução

Em parceria com Take Blip, a empresa integrou um contato inteligente no WhatsApp, possibilitando o cadastro de informações do currículo por meio de um fluxo automatizado relacionado às experiências de trabalho do candidato. Todo o processo leva, em média, apenas 10 minutos!

A Construtora Barbosa Mello é considerada uma das companhias mais inovadoras do Brasil, tendo recebido diversos prêmios nos últimos anos. E, para resolver um grande desafio de contratação de mão de obra, a empresa buscou Take Blip como uma forma de facilitar a captação de currículos. Saiba como!

O problema: mão de obra operacional escassa.

Grande parte do efetivo da companhia é mobilizado localmente, em cidades pulverizadas e de difícil acesso ao candidato, o que dificultava a entrega de currículos. Além disso, muitas vezes, os candidatos para vagas mais operacionais possuem baixa escolaridade e dificuldade de acesso a um computador. Também são raras as pessoas que possuem currículos cadastrados em sites de empregos ou em entidades de classe, por exemplo.

A solução: um Contato Inteligente de Take Blip!

Diante deste cenário, a CBM nos procurou para desenvolver uma solução que facilitasse a captação dos currículos, mas que também fosse escalável para qualquer cliente. Um dos pré-requisitos era que a comunicação fosse simples, objetiva e ágil.

O canal escolhido foi o WhatsApp, presente em 99% dos smartphones do Brasil. Com ele, foi possível:
● Gerar facilidade no processo de contratação;
● Garantir ganhos de competitividade no mercado;
● Aumentar a satisfação dos clientes.

Como o Contato Inteligente da CBM funciona?

O usuário cadastra suas informações no banco de dados da empresa e todo o processo é feito por meio de um fluxo automatizado, com perguntas relacionadas às suas experiências. Esse processo leva, em média, apenas 10 minutos.

Além disso, o contato inteligente da CBM também ajuda a promover mais conhecimento sobre a empresa, compartilhando links para os usuários sobre quem é a Construtora Barbosa Mello.

Os dados levantados pelo chatbot são integrados com a plataforma de gestão da Barbosa Mello e exportados para o Power BI. Nessa ferramenta, os profissionais responsáveis pela seleção conseguem, em poucos minutos, realizar filtros e fazer análises dos currículos recebidos.

Alta eficiência operacional com o auxílio de Take Blip

Com o desenvolvimento da integração, a CBM conseguiu melhorar um processo crítico para o setor de construção pesada, atingindo uma alta eficiência operacional. Desde 2019, mais de 60 mil currículos foram recebidos por meio do contato inteligente, com a média mensal de 1500 a 2 mil currículos. Além disso, o tempo de envio do currículo foi reduzido de 1 hora para 10 minutos e o time de recrutamento e seleção pode planejar melhor as vagas e cumprir prazos de mobilização junto aos clientes.

Veja outros cases

Você também pode transformar a sua empresa!

Você também pode transformar a sua empresa!