Conheça o Roque, chatbot que trocou mais de 3 milhões de mensagens com o público do Rock in Rio 2017

Em 2017, foi realizada a 7ª edição do Rock in Rio, conhecido como o maior festival de música do planeta. Feito no local apelidado de Cidade do Rock, o evento recebeu cerca de 590 mil pessoas durante seus sete dias de atrações. É natural que eventos com essas dimensões contem com uma estrutura de suporte, para orientar e sanar dúvidas dos visitantes. Assim, surgiu o desafio de criar um canal de atendimento que fizesse parte da imersão no festival.

A ideia era conversar de forma divertida e engajar, respeitando o perfil do público. Para a experiência ser excelente, era preciso contar com uma solução robusta, sempre disponível e com capacidade para trafegar milhares de mensagens ao mesmo tempo. A solução foi o Roque, um chatbot de atendimento e engajamento no Facebook Messenger, criado com a plataforma Take Blip.

O Roque serviu como um assistente de visitantes na Cidade do Rock e também de espectadores que acompanharam o Rock in Rio pela televisão. Ele podia ser consultado sobre locais para retirada de ingressos, acesso a portões, horários e palcos dos shows, setlists das atrações. Deu detalhes sobre alimentação, brinquedos disponíveis para uso e até informação sobre fila de banheiro, com atualizações via notificação push.

O chatbot também foi usado para engajamento, lançando missões e quizes divertidos em troca de recompensas e publicando vídeos criados pelo público presente. O Roque ainda foi essencial para divulgar o cancelamento de Lady Gaga, principal nome no primeiro dia do festival. Na véspera do show, lá estava ele, pronto para dar apoio, informar sobre reembolsos e anunciar qual atração substituiria a cantora.

Primeira experiência do Rock in Rio com um canal de interação do tipo, o Roque se revelou um investimento certeiro. Foram cerca de 3 milhões de mensagens trocadas por mais de 70 mil pessoas durante todo o festival. Em um único dia, o Roque interagiu com cerca de 10 mil usuários diferentes, o que representa 10% do público estimado na Cidade do Rock. O sucesso do case foi reconhecido pela Mundo do Marketing, em seu Top 10 melhores ações de marketing de 2017.

Você também pode transformar a sua empresa!

Nosso time está pronto para ajudar você a escrever mais uma história de sucesso.

Contrate Take Blip