Ação do Itaú para democratizar a leitura alcança mais de 2,5 bilhões de livros baixados no WhatsApp

Leia para uma criança" é uma ação feita em parceria entre Itaú Unibanco e a Fundação Itaú Social que distribui livros gratuitamente todos os anos. Com o propósito de democratizar ainda mais o acesso à leitura, em 2019 o projeto encarou o desafio de expandir o seu alcance do mundo físico para o digital. Como o assunto é democratização, o canal escolhido para essa expansão foi o WhatsApp. Presente no smartphone de praticamente todos os Brasileiros, o app mais acessado diariamente no país passou a dar acesso também a histórias exclusivas.

Usando a plataforma Take Blip, o Itaú desenvolveu um chatbot que foi responsável por distribuir edições especiais em PDF de três livros infantis inéditos. Quem interagiu com o perfil no aplicativo de mensagens recebeu os títulos “O Cabelo da Menina”, de Fernanda Takai, “Meu Amigo Robô”, de Giselda Laporta Nicolelis, e “As Bonecas da Vó Maria”, de Mel Duarte. Com o novo formato, a ação ganhou ainda mais força. Era possível compartilhar os livros com outros contatos e também ler a história para uma criança em qualquer lugar ou momento do dia.

Com mais de 2,5 milhões de livros baixados, mais de 800 mil usuários e cerca de 8 milhões de mensagens, a ação no WhatsApp alcançou pessoas em todo o país, com destaque para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e Ceará que lideraram o número de download das histórias. Toda a mecânica da ação foi gerida de forma automatizada na plataforma Take Blip.

Você também pode transformar a sua empresa!

Nosso time está pronto para ajudar você a escrever mais uma história de sucesso.

Contrate Take Blip